Retalho na pandemia: lições que aprendemos

Algumas lições que a indústria do Retalho aprendeu com a crise pandémica até o ano de 2021.

Abriu, fechou, abriu, fechou e abriu!

Existe uma música infantil do Brasil “Janelinha abre” para descrever de forma muito simples a realidade vivida pelos comerciantes nos dois últimos originada pela crise pandémica.

“Abriu, fechou, abriu, fechou e abriu!”

Porém, infelizmente não estamos a falar apenas de fechar uma “janela”, mas de fechar toda a indústria do retalho, em que as vendas das empresas caíram abruptamente, contudo as responsabilidades legais, fiscais e com os colaboradores continuaram a “bater” à porta. E por toda a incerteza que dominava o momento, não havia expectativas de que o volume de vendas pudessem suportar pelo menos os custos fixos das empresas.

Certamente que esta é uma história que será transmitida para as gerações futuras, uma história cheia de lições que fizeram mudar e reinventar a forma de gestão do retalho.

O seu cliente mudou radicalmente os produtos que consome

Os grandes e pequenos comerciantes identificaram quais os produtos que não podia haver rutura de stock nos seus espaços comerciais, quais os produtos que deveriam de estar nos pontos de venda e em que pontos de venda.

Alguma vez tinha imaginado que ao entrar num supermercado iria encontrar o álcool em gel num lugar de destaque? Os produtos de higiene e de desinfeção doméstica não se podem queixar do aumento do volume de vendas neste período.

As marcas de acessórios incluíram a máscara no seu portfolio de produtos, mesmo existindo a perspetiva de que a pandemia será debelada e o uso deste produto será reduzido. Porém muitos acreditam que as medidas de segurança de saúde irão se manter por muito tempo.

Durante a crise pandémica, a industria do retalho aprendeu a lição da importância de o foco ser na produção de produtos que ajudam a proteger a saúde de todos. Por isso, identifique quais os produtos que podem ser uma oportunidade de negócio, dentro da sua área de atuação, para o novo perfil de cliente exigente com estes cuidados.

O seu cliente mudou necessariamente os canais de venda

Esta lição é fundamental. Pois, o retalho durante a pandemia teve que se reinventar devido a esta lição. Ou seja, teve que disponibilizar um serviço de Comércio Eletrônico através das plataformas digitais. O que antigamente era uma forma de se diferenciar, no pós-pandemia é um canal essencial. E em muitos casos o negócio on-line substituiu as lojas físicas.

A indústria do retalho quer mitigar os problemas que advém da abertura e do fecho das lojas físicas. A lição é estar preparado para sobreviver apenas com serviços on-line.

Trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido já é a prática para vários profissionais, portanto a gestão à distância é fundamental. Para responder a estas necessidades e desafios a Casting oferece serviços e soluções ágeis e flexíveis que permitem a execução das tarefas diárias. Afinal, mesmo trabalhando a partir de casa parece que as tarefas aumentaram, correto? Ter um serviço de gestão que nos ajude a otimizar tarefas é uma excelente ajuda.

Já colocou estas lições em prática? Tem procurado melhorar os seus serviços para aumentar o volume de vendas? Certamente que este assunto poderá ser explorado com o intuito de encontrar novas soluções que vão fazer a diferença no seu negócio.

O seu cliente alterou as forma de pagamento Varejo

As formas pagamento digitais também crescem acima do esperado. Ou seja, o pagamento contactless, pagamento instantâneo no formato   e outros serviços de pagamento digitais são as novidades deste período de grandes mudanças no retalho. Oferecer estas possibilidades de pagamentos digitais facilitam as vendas e consequentemente o aumento o volume das vendas.

Podemos fazer um exercício de memória e recordar que nas lojas só era possível realizar pagamentos diretos nas caixas de pagamento. Atualmente e devido à pandemia, o recurso a métodos de pagamento digitais massificaram-se e as lojas que apenas mantêm o sistema tradicional, e não acompanharam a mudança, transformaram-se num elefante branco do dia para a noite.

O seu negócio está preparado para oferecer ao seu cliente uma forma de pagamento digital? Já não são apenas as grandes marcas e ou empresas que oferecem o pagamento com multibanco móvel e outras formas de pagamento digitais, os pequenos negócios também já oferecem diferentes modos de pagamento digitas.

O seu cliente mudou digitalmente a forma de comprar

O volume de pessoas a frequentar os centros comerciais reduziram substancialmente, pelo que cada vez há menos pessoas a frequentar espaços comerciais e consequentemente menos clientes para o retalho

Isto acontece tanto nos centros comerciais como no comércio de rua. Pelo que, conseguir que o cliente retorne às lojas e abdique da compra on line será um grande desafio.

A experiência de compra digital é muito prática, rápida e na maioria das vezes mais eficiente. Por outro lado, o retalho deve procurar oferecer uma experiência que seja ainda mais satisfatória e diferenciada para manter as portas abertas.

Experiência do cliente

Uma constatação é que um cliente não frequenta um ginásio só pelas infraestruturas físicas ou pelos equipamentos modernos, mas também pela relação que os instrutores criam com os seus clientes e na forma como os motiva para a prática do desposto e vida saudável. Esta relação entre instrutor e aluno promove e potencia uma experiência mais satisfatória. A não ser assim, porque razão a maioria das pessoas adquirem equipamentos desportivos para utilização doméstica, mas facilmente desistem e vendem esses mesmos equipamentos? Pode ser prático sair da cama e, ainda vestido com pijama, fazer uma caminhada na passadeira, mas falta o ambiente do ginásio.

Não se esqueça que a pandemia nos tornou mais distantes, por isso é essencial que o cliente tenha uma boa experiência na compra on-line. Deve aproveitar esta excelente oportunidade para fidelizar os seus clientes. Será que a sua equipa está preparada para isso?

Então credite que o seu negócio será muito mais sustentável se a sua equipa de vendas for eficiente na fidelização de clientes e conseguir que o cliente retorne sempre.

Portanto, a indústria do retalho aprendeu várias lições com a crise pandémica, apenas exemplificamos algumas. Os valores da vida e da família talvez sejam as maiores lições retiradas deste período de pandemia.

Casting

A Casting deseja que seu negócio esteja preparado para enfrentar os novos desafios, e para isso disponibiliza soluções de gestão à distância que otimizam tarefas, reduzem o tempo na sua execução e permitem maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Ainda que seja ótimo retornar ao local de trabalho, rever os colegas e retomar as relações com os seus clientes, também é importante manter tempo de qualidade com a família e amigos.

Ou seja, Casting disponibiliza para os seus clientes soluções que permitam uma gestão à distância eficaz e produtiva.

Conheça as soluções da Casting para a área do retalho. Com soluções ágeis e rápidas certamente que a sua equipa de vendas será mais eficaz e mais produtiva.

Este post também está disponível em: Português

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