Os novos vendedores do futuro e suas habilidades

2021-04-19T09:33:21-03:0016 abril, 2021|Capacitação no Varejo, Produtividade de Vendas|

O cenário atual de pandemia que estamos passando, mudou completamente nossa rotina, não é mesmo? Algo que podemos entender, no entanto, é que aquele tempo que vivíamos antes da pandemia será certamente diferente, surgirão vendedores do futuro com outra maneira de pensar.

O que será de fato no novo normal? Muitas empresas que fizeram mudanças temporárias, entenderam que tiveram mais produtividade e estão mudando suas estratégias. Ou seja, todos nós precisamos rever nossas estratégias.

Hora de se reinventar

Haja visto, com a tecnologia que temos disponível, um colaborador de sua empresa pode exercer normalmente suas funções, mesmo em casa, fazendo o chamado “home office”.

O que se observou com isso foi que, mesmo em “home office”, a maioria dos funcionários continuaram comprometidos e tiveram até aumento de produtividade. Um fator importante foi a diminuição de estresse em seus cansativos deslocamentos, podendo ter mais qualidade de vida e mais tempo com sua família.

O mundo mudou, as pessoas estão mais em casa, elas estão comprando mais pela internet e recebendo em sua casa, os consumidores estão usando mais o sistema delivery. Os vendedores mudaram, vendedores do futuro surgiram, entre tantas novas rotinas.

Para quem trabalha com vendas, tem que se atualizar normalmente. Porém, nesse momento não basta se atualizar, tem que se reinventar e se tornar um novo vendedor! Vamos ver juntos quais são as habilidades que os vendedores do futuro devem ter.

Como são os vendedores do futuro?

Aquele comércio que tinha como única opção o atendimento presencial está passando por apuros nesse momento. Porém, se esse é o seu caso, você deve procurar urgente outras formas de vender para o seu cliente como, por exemplo, aplicativos, sites, televendas, WhatsApp, delivery, pague e retire, entre outros.

Mesmo quando houve uma pequena flexibilização na restrição de aberturas de comércio, se observou que o fluxo de clientes caiu em média de 70% a 50% do que era em períodos normais.

Para isso, você precisa de uma equipe de vendedores preparados para essas mudanças. Ou seja, seu time não pode estar acomodado e preso as técnicas de vendas do passado. Eles já estão prontos para esse novo tempo? Conheça algumas das habilidades dos vendedores do futuro:

1- Ele está atualizado

Primeiramente, os vendedores do futuro precisam ser treinados para usar as novas tecnologias e ser ágil e capacitado em usá-las. Com isso, a sua empresa deve investir tempo para padronizar o atendimento da equipe.

Por exemplo, os vendedores do futuro devem saber usar bem uma reunião por vídeo e compartilhamentos de tela, para uma apresentação ao cliente.

2- Ele sabe se comunicar muito bem

O vendedor do passado não estava sendo gravado, mas os vendedores do futuro sabem que, com a nova tecnologia, a assertividade na comunicação é essencial.

Com a falta de contato pessoal com o cliente, a comunicação eletrônica se tornou talvez a única forma de conseguir relacionamento com o cliente e, certamente, essa tarefa ficou mais difícil. Por isso o vendedor que se comunica bem, está conseguindo os melhores resultados.

3- Ele sabe escrever corretamente

Não basta só saber falar, o contato por e-mails e mensagens se tornou muito mais frequente. Existem clientes que só em ver que recebeu uma mensagem de áudio com mais de um minuto, eles imediatamente desistem de ouvir e o vendedor perde a oportunidade de apresentar o seu produto.

O novo vendedor pensa antes de falar e escrever, formula bem as frases e palavras e procura corrigir, lendo os textos com antecedência, para evitar passar apuros com o seu cliente.

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4- Ele sabe a importância das redes

Cada vez mais as redes sociais permitem o cliente se informar e levam o cliente a encontrar os produtos que estão procurando.

Os vendedores do futuro precisam promover esse encontro, para isso eles devem estar presentes nas redes sociais, promovendo e apresentando aos seus contatos que eles continuam presentes no mercado.

5- Ele encontra novos canais de vendas

Podemos ver que várias empresas, do dia para a noite, perderam os canais de vendas em que atuavam.

Podemos usar como exemplo empresas que seu principal canal era fornecer alimentos para navios de cruzeiros. Como eles vão comprar se as viagens estão suspensas? Lojas dentro de aeroportos por exemplo, como vão vender se as empresas aéreas reduziram as rotas de viagens?

Certamente os vendedores do futuro não desistiram, e procuraram um novo canal para poder vender. O perfil do consumidor mudou, e também por outro lado, canais de vendas cresceram mesmo no meio da pandemia.

O novo consumidor

As pessoas estão ficando mais em suas residências, e estão cozinhando mais. Você percebeu? Existem pesquisas que mostram um produto como leite condensado onde, antes da pandemia, era comprado entre uma ou duas latas em uma compra familiar no supermercado. Esse mesmo cliente, quando vai se abastecer, em tempos de pandemia, compram entre cinco ou seis latas.

Algo que sempre aprendemos como vendedores é que o mercado é dinâmico e sempre se auto ajusta de acordo com as necessidades dos consumidores. Os vendedores do futuro estão atentos as novas oportunidades e estão “virando o canhão” para o lugar das oportunidades.

Para finalizar, se seu time está enfrentando novos desafios nesse momento, motive-os a “olhar fora da caixa” e assim, possam enxergar onde estão as oportunidades.

Sim, as novas oportunidades existem e muitos vendedores do futuro já encontraram e estão crescendo no meio da dificuldade. Esse é o momento onde as novas ideias devem ser testadas, a voz do cliente deve ser escutada e entendida dentro da sua empresa.

Os vendedores do futuro têm aprendido a ter essas habilidades e muitas outras. Esse é só o começo.

Você como gestor deve ser o primeiro vendedor do futuro do seu time. Dessa forma toda a equipe também entenderá essa necessidade de mudar, por mais que sejam relutantes. Seu negócio, com uma gestão inovadora, certamente encontrará as saídas para o momento difícil que estamos passando.

Conheça as ferramentas que a Casting tem para você fazer a sua gestão de vendas muito mais inovadora. Com certeza você poderá capacitar a sua equipe de vendas com treinamentos muito mais assertivos, para que eles se tornem novos vendedores. Assim, terão um grande resultado diretamente em suas vendas gerando lucros para o seu negócio.

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