Conheça 6 características de vendedores de sucesso e de alta performance!

2020-07-21T13:51:48-03:0021 julho, 2020|Produtividade de Vendas|

Você quer que a sua loja se destaque no mercado, atraindo cada vez mais clientes e fidelizando aqueles que já consomem no seu estabelecimento, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso que você crie um diferencial competitivo, algo que faça com que você se destaque da concorrência.

Uma das formas de fazer isso é contar com um time de vendedores altamente capacitados e conectados ao que os seus clientes realmente desejam. Esses são os profissionais capazes de trazer resultados de impacto para a sua empresa, melhorando a qualidade do atendimento aos clientes e potencializando suas vendas.

Mas, você sabe quais são as características desses vendedores de sucesso e de alta performance? Se não, continue a leitura e descubra agora mesmo!

1. Proatividade

Você já conheceu um vendedor capaz de antecipar as necessidades e desejos dos clientes e solucionar problemas e objeções com eficiência, garantindo as vendas para o negócio? Essa habilidade é a chamada proatividade, uma das características essenciais para vendedores de sucesso e alta performance.

A proatividade é a capacidade de antecipar situações, problemas e necessidades. Além disso, é uma característica que se refere a pessoas com muita autonomia, que não esperam instruções de outros para solucionar problemas. Ou seja, são vendedores que, ao observar que algo precisa ser feito, se engajam na resolução do problema sem esperar por instruções.

Esse tipo de profissional consegue, ao colocar a proatividade em prática, identificar quais são os principais problemas do cliente e oferecer soluções adequadas, antes mesmo que ele diga diretamente o que necessita. Também são capazes de identificar as objeções, os obstáculos à compra e, agem rapidamente para solucionar esses problemas e fechar o negócio.

2. Motivação e engajamento

Um vendedor desanimado não é capaz de concluir muitas vendas. Afinal, se nem ele mesmo confia no processo, não será o cliente a investir seu tempo e energia na busca por fechar a compra.

Dessa forma, uma outra característica de vendedores de sucesso é a motivação e o engajamento. Ela vem tanto de elementos externos, a chamada motivação extrínseca, como a comissão e os benefícios relacionados às vendas feitas, quanto internos, chamada de motivação intrínseca, ligada ao prazer de concluir o trabalho proposto.

Isso faz com que o vendedor se engaje mais nas suas atividades. Profissionais com essa característica não dependem dos incentivos da empresa para gerar bons resultados — eles fazem acontecer!

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3. Flexibilidade

Você provavelmente já viu um vendedor que conta com um roteiro de venda bem estruturado e dificilmente é capaz de sair do que planejou. Essas pessoas, apesar de serem capazes de fechar algumas vendas, não apresentam alta performance. Isso porque cada cliente é único, exigindo uma abordagem diferente por parte do vendedor.

É por isso que a flexibilidade é uma outra característica muito importante quando se fala em vendedores de sucesso. É preciso identificar as principais necessidades e desejos dos clientes e adaptar a forma como fala e age de acordo com esses elementos.

Além disso, diante de um “não” ou de um obstáculo que não estava previso, vendedores com a flexibilidade bem desenvolvida são capazes de contornar as adversidades e buscar uma solução fora da caixa para os problemas durante o processo de venda.

4. Criatividade

Por falar em pensar fora da caixa, essa é uma outra competência muito importante para vendedores de sucesso e alta performance. Afinal, é importante que o profissional seja criativo para solucionar problemas e, inclusive, encantar os clientes na hora de atendê-los na sua loja.

Profissionais criativos também são mais inovadores. Eles são capazes de identificar problemas no atendimento ao cliente como um todo e buscam formas eficientes e de acordo com as capacidades da empresa para lidar com cada uma dessas situações.

5. Conhecimento sobre dados

Com a revolução digital e avanço da tecnologia, há informações disponíveis para todos que têm acesso à internet. Isso significa que existem muitos dados online sobre os clientes, empresas, concorrentes e outras informações relacionadas ao trabalho do vendedor. Além disso, a sua empresa, por si só, também é capaz de gerar uma série de dados e indicadores que podem contribuir com o trabalho do vendedor.

Dessa forma, um vendedor de sucesso é capaz de utilizar essas informações a seu favor, sabendo como trabalhar com os dados que possui para utilizá-los de insumo na hora de melhorar o seu desempenho. Eles entendem sobre métricas, indicadores, tendências e conseguem colocar tudo isso em prática, no dia a dia do seu trabalho.

6. Comunicação assertiva

Você já sabe que um bom vendedor precisa saber comunicar as suas ideias de forma clara e objetiva. Além disso, sabe que ele precisa ser um bom ouvinte para entender as demandas dos clientes e buscar soluções mais adequadas para o consumidor.

Mas, o que você ainda não sabe é que, quando falamos de um vendedor de sucesso e alta performance, a comunicação deve ir além desses elementos. O vendedor também precisa saber como se comunicar com a equipe, mediando conflitos e emitindo feedbacks para que os colegas também sejam capazes de se desenvolver e fechar vendas para a empresa.

Dessa forma, a habilidade de comunicação de um vendedor de alta performance faz com que os seus resultados também se estendam ao grupo do qual ele faz parte. Isso potencializa as vendas da equipe como um todo, uma vez que todos passam a trabalhar juntos para gerar mais e melhores resultados para o seu negócio.

Entender quais são as competências de um vendedor de sucesso e alta performance é essencial para que você selecione os melhores profissionais para a sua equipe. Porém, isso também auxilia na hora de identificar os talentos que você já possui, abrindo portas para o desenvolvimento de novas competências nos seus vendedores. Com isso, você é capaz de criar uma equipe de excelência, capaz de oferecer o melhor atendimento para os seus clientes!

Gostou do artigo? Então aproveite para ler o nosso próximo artigo e descubra como investir em um atendimento humanizado na sua loja!

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