Vendas por WhatsApp: 3 dicas de sucesso

A maneira de comprar dos consumidores está evoluindo. As vendas por WhatsApp surgiram para acompanhar essa evolução do mercado.

Com o lockdown, pandemia e crise econômica o mercado está criando novas alternativas de venda. Ferramentas que antes não seriam utilizadas como alternativa estratégica de venda, passaram a ser essenciais pois aumentam as vendas independente da loja física estar aberta.

Podemos citar como exemplo a venda em redes sociais como Instagram e Facebook, marketplaces e WhatsApp.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil e agora está se tornando um ótimo aliado às vendas. Além disso, pesquisas revelam que 40% dos empresários usam o WhatsApp para o trabalho.

Mais do que um aplicativo de mensagens instantâneas, ele está sendo atualizado constantemente com novas funções e diferenciais, inclusive para o seu negócio.

Essa geração é instantânea, os alimentos por exemplo estão cada dia com o preparo mais rápido e a maneira de comprar não poderia ser diferente.

Com o status do WhatsApp as pessoas compartilham alguns momentos da vida 24 horas por dia. Se você precisa de um mecânico de confiança por exemplo, pode fazer uma pergunta em seu status ou em algum grupo no seu WhatsApp que prontamente alguém irá enviar um contato para você.

E, por que não utilizar isso para as vendas? De maneira rápida você pode divulgar um produto novo ou uma promoção que muitas pessoas receberão instantaneamente.

Com isso, muitas lojas estão usando as vendas por WhatsApp para alavancar seu negócio ou, quem não tem loja, está abrindo a sua e utilizando o aplicativo para dar o “start” que eles precisavam.

Como vender por WhatsApp

Antes de mais nada precisamos entender como vender pelo WhatsApp e, mais do que isso, ser efetivo em suas vendas.

Através do aplicativo é possível conversar com seus clientes de várias maneiras, por texto, chamadas de áudio, de vídeo, enfim, várias formas de contato.

Em um país onde o número de aparelhos de smartphones ativos superou o de habitantes, não tem como deixar de passar essa ferramenta de venda.

Agora você pode perguntar, e será que funciona? Estamos observando muitas respostas positivas a essa pergunta, mas nada acontece do nada. Ou seja, é preciso ter um atendimento ao cliente diferenciado, elaborar uma estratégia para abordá-los e algumas ferramentas que ajudarão nesse processo.

Para os empresários que já tem sua loja física, as vendas por WhatsApp podem atrair novos clientes. Agora, para os novos empreendedores que querem abrir seu negócio, podem validar a sua ideia, estudar o mercado e conquistar seus primeiros clientes através do aplicativo.

Além disso, para vendas por WhatsApp efetivas a organização e publicidade são chaves para se aproximar dos clientes e muito mais. Continue a leitura e veja dicas de como utilizar as vendas por WhatsApp para alavancar sua empresa e aumentar suas vendas.

1- Abra uma conta no WhatsApp Business

Você provavelmente deve ter uma conta do WhatsApp no seu celular pessoal para falar com sua família, amigos, grupos da região etc. Porém, além disso, é possível criar uma conta comercial na versão do aplicativo voltado a empresas, principalmente as de pequeno e médio porte.

Essa versão é chamada de WhatsApp Business e possui algumas ferramentas legais que ajudarão nas suas vendas por WhatsApp.

Uma das principais funções dessa versão é a possibilidade de inserir um telefone fixo para o registro no aplicativo.

A mudança da conta pessoal para a comercial pode parecer pequena, mas para o cliente é muito importante pois ele saberá que está falando com uma empresa e isso traz confiança.

A partir do momento que você atende seus clientes pelo WhatsApp Business seu perfil passa a se tornar seu cartão de visitas. Além disso, você pode inserir mensagens automáticas para atender a todos.

Com isso você poderá inserir seu catálogo de produtos acompanhado por imagens, valores e promoções de uma forma simples e que poderá compartilhar com todos os clientes.

Além disso uma nova ferramenta para as vendas por WhatsApp veio para facilitar esse processo, o WhatsApp Pay tem facilitado muito os pagamentos.

Essa ferramenta permite efetuar pagamentos pelo crédito ou débito e ainda não geram taxa nem limite de pagamentos para vendas realizadas pelo WhatsApp Business.

2- Atendimento ao cliente virtual

Como nas vendas presenciais, você terá vários tipos de clientes em seus contatos. Desde os que estão conhecendo a sua empresa, até aqueles que são fiéis a marca.

Com o atendimento ao cliente virtual não é diferente. Você encontrará vários tipos de clientes em seu atendimento e vendas pelo WhatsApp. E por isso, como em um funil de vendas, cada estágio precisa de uma estratégia para interação.

Sendo assim, tome cuidado com as mensagens automáticas. Assim como elas podem ajudar também podem atrapalhar na abordagem com o cliente. Se a sua mensagem for muito impessoal pode afastá-los.

Também é importante prestar atenção aos textos muito longos e as mensagens com envios simultâneos. Lembre-se que o ideal é que a sua venda seja dinâmica, podendo usar até alguns emojis (sem excesso) por exemplo.

Ou seja, tenha o hábito de ser pessoal em seu atendimento, sem envios repetitivos. Por isso a importância de ter um cronograma de mensagens para você seguir na hora do atendimento.

Tendo uma abordagem positiva com o cliente fica muito mais fácil de fechar a venda posteriormente.

3- Campanha de vendas

As vendas por WhatsApp devem ter uma campanha bem consistente assim como são as presenciais. Não tenha medo nem vergonha de interagir com seus clientes via mensagem. O importante aqui é acertar nessa mensagem.

Como falamos anteriormente você precisa ter alguns cuidados ao elaborar sua conversa com os clientes de acordo com a posição deles no funil.

Assim como em uma campanha de vendas convencional, nas vendas por WhatsApp você precisa conquistar seu cliente, usar gatilhos mentais para atraí-lo e conquistar a confiança dos consumidores.

Dentro dos gatilhos mentais podemos usar por exemplo o gatilho da escassez, o qual leva o cliente a compra pela apreensão do produto acabar. Ou o da urgência, com promoções temporárias que farão seu cliente querer aproveitar a oportunidade de compra.

Independente da campanha ou estratégia que você terá lembre-se que é preciso tirar o seu cliente da zona de conforto e incentivá-lo a compra.

Adicionar à sua estratégia de vendas convencional as vendas por WhatsApp é uma excelente estratégia, principalmente quando falamos em situações que não são esperados como é o caso da pandemia.

Mas lembre-se de não se apoiar totalmente no aplicativo para efetivar suas compras. Nem todos os clientes aprovam essa ferramenta para fechar negócio.

O ideal é utilizar dessas dicas para ser efetivo nas vendas por WhatsApp, mas manter as outras formas de venda que você tem a sua disposição.

Você estará um passo a frente utilizando mais uma ferramenta de venda e agradará muitos clientes.

Compartilhe esse post nas suas redes!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.