Já ouviu falar em Unified Commerce? Veja como impacta o varejo

2020-08-17T16:01:51-03:0014 fevereiro, 2020|Sales Performance Management|

A internet trouxe uma série de mudanças para o varejo. Se antes todas as compras eram feitas em lojas físicas, a tendência da atualidade é que os clientes utilizem, cada vez mais, as plataformas virtuais para pesquisar produtos, entrar em contato com empresas e realizar as suas compras.

É aí que entra o conceito de unified commerce, relacionado às plataformas e canais de comunicação entre o seu negócio e os clientes, visando a atender a essas novas necessidades. Portanto, para se manter à frente da concorrência e competitivo no mercado, é essencial que você saiba o que é e como aplicar esse conceito na sua empresa.

Quer saber mais sobre o unified commerce? Então, continue a leitura e descubra!

O que é unified commerce?

Unified commerce é um conceito que se refere à unificação de todas as plataformas por meio das quais você se comunica com os clientes. Ele chega para resolver alguns problemas do conceito anterior, o omnichannel, e melhorar a relação e a experiência de compra dos consumidores com os negócio.

Ele tem três pilares, que são:

  • centralidade na experiência do cliente;
  • uso da tecnologia para a unificação dos canais;
  • mudança da cultura do negócio como um todo, valorizando a integração.

Quais as diferenças entre unified commerce e omnichannel?

Para entender melhor esse conceito, é importante fazer alguns esclarecimentos em relação ao omnichannel. Ele se refere à multiplicidade de plataformas de comunicação e vendas com os clientes.

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Isso significa que o consumidor pode ir até a sua loja física para adquirir um produto, acessar uma loja online, ler artigos do seu blog ou acessar o site da empresa para solucionar dúvidas.

Apesar de melhorar a relação com o cliente, a necessidade de pular de plataforma em plataforma é um problema, uma vez que gera desgaste nos clientes e aumenta as chances de ele desistir de realizar a compra ou entrar em contato com o seu negócio. Foi assim que surgiu o unified commerce.

Com isso, você unifica todas essas plataformas em uma só, permitindo que o cliente interaja com a sua loja da forma como desejar, acessando apenas uma plataforma.

Quais os benefícios o unified commerce?

Os principais benefícios do unified commerce, para você e para os clientes, são:

  • redução de custos operacionais do negócio;
  • praticidade na hora de gerenciar as informações da sua loja, que estão concentradas em um só lugar;
  • melhoria da experiência do cliente na relação com o seu negócio;
  • aumento das taxas de atração e fidelização;
  • possibilidade de ampliar o ticket médio do negócio.

Como implementar o unified commerce?

Diante de tantos benefícios, é essencial que você entenda como colocar esse conceito em prática. Descubra, agora, alguns passos importantes nesse sentido:

  • invista em um aplicativo de compra ou site totalmente completo;
  • coloque todos os produtos disponíveis em uma só plataforma;
  • permita que o cliente escolha a melhor forma de pagar ou retirar o produto, mesmo que na loja online;
  • deixe um canal de contato disponível no site ou aplicativo da loja;
  • concentre todos os dados de compra e venda em um software único.

Como você pode perceber, o unified commerce é a nova tendência do varejo que veio para ficar. Estar atento a essas novidades é essencial para que você atualize a sua loja e se mantenha competitivo. Portanto, comece agora mesmo a colocar esse conceito em prática e aproveite todos os benefícios!

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia no varejo? Então, leia nosso próximo artigo e entenda como o Big Data, outra tendência do mercado, pode ser implementado na sua loja!

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