Treinamento em pílulas de conhecimento: o que é e como funciona?

2020-12-29T11:00:44-03:0025 junho, 2019|Capacitação no Varejo|

Em tempos de informação rápida e instantânea, a educação corporativa precisa acompanhar essa tendência. O treinamento em pílulas de conhecimento pode ser a solução.

Quando pensamos em pílulas lembramos de remédios, medicamentos, mas a verdade é que esse conceito segue mesmo essa linha, o treinamento em pílulas pode ser considerado um dos melhores remédios para as empresas atuais.

A tecnologia afetou a nossa comunicação, entretenimento e até aprendizado. Hoje, os conteúdos curtos e diretos são priorizados em lugar de materiais mais longos e maçantes. Com isso, cresceu a adesão ao treinamento em pílulas, que prioriza a transmissão de conhecimento de maneira fragmentada e rápida, facilitando o acesso e absorção.

E em época que home office está cada dia mais frequente, nada melhor do que um treinamento que possa ser acessado de forma rápida e fácil e, ao mesmo tempo, qualifique seu time e motive seus funcionários.

Mas afinal, o que é o treinamento em pílulas de conhecimento e como ele funciona? Será que ele realmente será eficiente para treinar os seus vendedores? Isso é o que vamos conferir neste post. Acompanhe!

O que é o treinamento em pílulas de conhecimento?

As pílulas de conhecimento são uma estratégia de treinamento em conteúdos curtos e objetivos, fáceis de serem absorvidos. O treinamento em pílulas de conhecimento se baseia nessa estratégia, obtendo, assim, resultados rápidos.

Mesmo que sua equipe precise de treinamentos longos e mais expressivos, o treinamento em pílulas pode ser considerado uma “carta na manga” para o seu negócio pois, dessa maneira, é possível falar sobre temas mais específicos e objetivos.

Trata-se de um método excelente para reforçar tópicos pontuais ou acrescentar mais informações sobre um tema já abordado. O treinamento em pílulas pode reduzir custos e, também, minimizar alguns erros.

Usado, na maioria das vezes, para reforçar conteúdos já estudados em outros treinamentos ou responder a dúvidas, o treinamento em pílulas é um ótimo aliado e fácil de ser feito, podendo ser ministrado por um colaborador e sendo atualizado quando precisar.

Como esse treinamento funciona?

Essa modalidade de treinamento pode ser ministrada por materiais escritos ou vídeos curtos, com dicas pontuais e independentes entre si. Sendo assim, as informações podem ser aplicadas rapidamente e acessadas de qualquer lugar.


Tal característica aumenta muito a acessibilidade do colaborador, que pode consultar o conteúdo do seu próprio celular nos momentos em que achar mais conveniente.

Além disso ele é bem mais simples de ser feito e de ser entendido, não demanda muitas horas de elaboração e de estudo. É um método bem eficiente para dias e demandas do dia a dia de sua empresa.

O treinamento em pílulas é prático e, na maior parte das vezes, ministrado a distância. Gostou desse método e quer aplicar na sua empresa? Então veja algumas vantagens de utilizar as pílulas do conhecimento no seu time.

Quais são as suas vantagens?

As pílulas de conhecimento trazem uma série de vantagens em relação aos outros métodos de treinamento. Apresentamos aqui as principais.

Otimiza a aprendizagem

Utilizando o treinamento em pílulas os palestrantes e os alunos não terão que se preocupar com aulas monótonas e extensas pois esse método transmite conteúdos curtos e fáceis de serem aplicados.

Seu conteúdo rápido e preciso faz com que a aprendizagem ocorra em curto espaço de tempo. Assim, a capacitação pode ser feita rapidamente, mantendo a eficiência e a qualidade.

Não há tempo para o seu time perder o interesse, por ser mais rápido é objetivo e pode otimizar a aprendizagem.

Aumenta o engajamento

Treinamentos longos são cansativos. O funcionário, ao saber que terá que passar por isso, já pode entrar na sala desanimado. Com as pílulas de conhecimento isso não ocorre, afinal, os conteúdos são tão curtos que não exigem preparação ou planejamento do colaborador, o que aumenta a sua motivação.

Além disso, não demanda de dias de treinamento acumulando o trabalho, nesse método o aprendizado é rápido fazendo com que aumente o número de participantes.

Pode ser acessado de diferentes dispositivos

Smartphone, desktop, laptop ou tablet ― todos esses dispositivos podem ser usados para acessar um treinamento ministrado em pílulas de conhecimento. Isso permite que o trabalhador assista aos vídeos em um momento de folga, na ida para o trabalho, ou em qualquer outra oportunidade.

Fáceis de serem assistidas e rápidas, o treinamento em pílulas é ministrado virtualmente o que permite essa facilidade.

Diminui a interferência na rotina

Por fim, quebrar a rotina da empresa para ministrar um treinamento pode afetar diretamente a produtividade. Como as pílulas de conhecimento são muito rápidas e precisas, elas não demandam longos períodos, dispensando a necessidade de parar o trabalho para esse treinamento.

Seu time não terá desculpa para participar desse treinamento. Ele pode ser assistido no horário do almoço ou até mesmo dentro do ônibus. É bem prático e fácil.

É sempre atual

O treinamento em pílulas é fácil de ser produzido e por isso os materiais desse método são sempre atuais, ou seja, podem ser atualizados constantemente ou assim que o conteudista sinta necessidade.

Essa atualização constante só é possível por se tratar de conteúdos curtos, que não exigem muito dos profissionais, diferente dos treinamentos tradicionais onde são ministrados longos conteúdos, com módulos e extensos.

Por esse motivo, o treinamento em pílulas é perfeito para repassar informações ou ações importantes dentro da sua empresa.

Personalizado de acordo com o público

O objetivo principal de um treinamento é trazer um resultado positivo para a equipe onde melhore a empresa e traga o impacto efetivo aos profissionais, por isso é importante falar a linguagem de acordo com cada público.

Através do método de treinamento em pílulas a transmissão de conteúdo pode ser feito de diversas maneiras e ser alterada de acordo com o público a ser ministrado. Isso é ótimo porque a empresa pode fazer testes com o conteúdo, por exemplo, e ir alterando até surgir o efeito necessário.

Quer saber mais sobre os treinamentos? Então clique aqui e confira 6 indicadores de treinamentos para analisar e motivar os colaboradores.

Como aplicar o treinamento em pílulas na sua empresa?

Depois de ver os benefícios desse método você deve estar se perguntando, mas como eu posso aplicá-lo em meu time? Para isso é importante lembrar que o treinamento em pílulas é uma estratégia de ensino focada em conteúdos de curta duração, mas, mesmo assim, são completos e independentes.

Esse método não deve ser utilizado em para falar de assuntos mais técnicos, complexos e que demandem muita explicação. Aposte em conteúdos mais práticos, dicas para o dia a dia por exemplo.

Se você quer tratar de assuntos mais complexos o ideal é investir em treinamentos convencionais e você pode ler sobre por que oferecer treinamento motivacional de vendas para colaboradores aqui.

Agora, se você tem conteúdos que precisam ser ministrados para seus colaboradores que exigem ações simples, o treinamento em pílulas é um método que funciona de forma positiva para reforçar conteúdos que já foram ministrados em outros treinamentos ou até mesmo pequenos feedbacks.

Abaixo vamos te dar algumas dicas para aplicar o treinamento em pílulas de maneira eficiente no seu time.

Tire dúvidas sobre conteúdos complexos

Existem alguns conteúdos dentro da empresa que são mais densos e merecem reforços constantes. Talvez alguma regra específica ou detalhes técnicos na rotina diária dos funcionários.

Você pode contar com o treinamento em pílulas para tirar as dúvidas e reforças esses conteúdos que merecem atenção. E, o melhor, é que esse método pode ser sempre atualizado e por isso é ótimo para tirar as dúvidas que vierem surgindo.

Preencha lacunas

Em alguns momentos são formadas lacunas de conhecimento no time que podem prejudicar o trabalho. O treinamento em pílulas pode se tornar o seu melhor aliado para resolver isso.

Esteja atento ao seu time, de feedbacks e receba também, com as informações adquiridas é possível formular conteúdos específicos para capacitar melhor seu time, o que gerará resultados positivos em sua empresa.

Objetivos Alinhados

Alinhe os objetivos da equipe com os da empresa e, esses objetivos devem ser transmitidos constantemente. Sendo assim, uma equipe alinhada à empresa, que fala e transmite a mesma linguagem, traz resultados mais assertivos e eficientes.

Para transmitir esses objetivos várias vezes o quão achar necessário, você pode utilizar o treinamento em pílulas que pode ser modificado e transmitido quando quiser.

Revise suas metas e transmita as de longo, curto e médio prazo. Você pode utilizar esse método para manter seus colaboradores sempre atualizados a respeito da empresa e alinhados às metas.

Podemos dizer então que, o treinamento em pílulas são conteúdos usados para reafirmar ou reforçar para o seu time alguns conteúdos simples, mas de forma mais suave, sem ser extenso como um treinamento comum.

Usando um exemplo podemos citar a aplicação do treinamento em pílulas na área de vendas demonstrando um novo produto que acaba de chegar na loja ou explicando curiosidades a respeito da empresa. Você pode passar um vídeo feito pelo próprio time por exemplo, para repassar as informações mais importantes.

É a solução ideal para habilitar equipes de vendas ou times que têm a rotina corrida, pois seu conteúdo rápido permite a aplicação dos conceitos quase que imediatamente.

O treinamento em pílulas de conhecimento pode ser o que você precisa para ministrar conceitos para os seus funcionários de maneira rápida, com excelentes resultados. Agora que você sabe mais sobre essa modalidade e como ela funciona, vale a pena pensar em implantá-la na sua empresa.

Se quiser esclarecer mais dúvidas ou conhecer de perto ferramentas que vão ajudar na educação corporativa e até mesmo na gestão de pessoas do seu negócio, entre em contato conosco!

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] Dessa forma, se você deseja aumentar as vendas em sua loja e, com isso potencializar os seus lucros, é essencial estar atento às principais competências do time de vendas e buscar estratégias eficientes para desenvolvê-las nos seus colaboradores. […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo