Veja os 6 desafios de treinamento a distância

2020-08-04T14:20:06-03:004 agosto, 2020|Capacitação no Varejo|

Profissionais atualizados são mais comprometidos com a sua loja. Promover treinamento a distância tem desafios, mas vai melhorar os resultados da sua equipe.

O grupo de colaboradores de uma loja é seu ativo mais importante, pois é ele um dos principais responsáveis pelos resultados do seu negócio. Por isso, o treinamento a distância tem uma diversidade de benefícios no varejo.

Porém, há também os seus desafios, e saber a forma mais eficiente de encará-los potencializará a produtividade da sua equipe. Assim, os resultados nas vendas podem tomar um rumo positivo e impactante.

Quer conhecer os desafios dos treinamento a distância e técnicas que possam despertar nos seus colaboradores o desenvolvimento profissional? Continue acompanhando este artigo!

1. Dificuldade de promover o engajamento das equipes

O engajamento das equipes é um dos fatores essenciais para que os grupos de vendas sejam coesos e apresentem resultados satisfatórios. Para que isso ocorra, é fundamental que os funcionários estejam comprometidos, alinhados com a cultura organizacional e despertos para novas práticas.

A competitividade entre as lojas passou a ser um motivador para enfrentar, com muita seriedade, as dificuldades do cotidiano.

Promover o engajamento dos funcionários no varejo por meio dos treinamentos a distância é uma ação que vai ao encontro de algumas dificuldades que o estabelecimento ou os próprios gestores, por vezes, podem apresentar. Entre eles, recursos financeiros, escolha de plataformas eficientes e outros entraves.

2. Dependência da vontade e interesse dos colaboradores

Desenvolver treinamento nas equipes para formar grupos integrados, comprometidos e fortes é um grande desafio para os responsáveis da gestão de Recursos Humanos, quando se trata de capacitação à distância.

A participação dos vendedores nas formações sobre os processos de vendas e atuação de maneira comprometida não depende somente de um planejamento inovador dos líderes. É preciso, também, a ação de cada membro dos diversos grupos da loja.

Afinal, é difícil conseguir a participação dos colaboradores nas formações quando eles estão desmotivados e descomprometidos com suas atividades ou com o estabelecimento. Um passo importante seria conscientizar as equipes antes de conduzi-la aos treinamentos a distância.

Para abordar essa dificuldade, seriam convenientes algumas estratégias realizadas por profissionais que possam despertar o psicológico dos funcionários, para que compreendam a necessidade de estar aptos, para potencializar as vendas e trazer resultados positivos para a loja.

3. Falta de relacionamento

Uma loja que tem em sua cultura organizacional a inter-relação como ponto determinante para formar o engajamento de seu grupo vê o treinamento a distância como uma decisão a ser pensada. Afinal, as relações são exercitadas, também, nos momentos dos treinamentos presenciais.

Ainda, essas capacitações são considerados formas práticas de envolver as equipes de vendas. Outro ponto a observar é que o treinamento a distância não oferece a resolução nos relacionamentos verticalizados, que ainda existem em algumas instituições, em que os líderes e funcionários têm contato esporádico e os colaboradores se sentem na situação de apenas obedecer às ordens.

O treinamento a distância não permite o contato direto entre os membros do grupo de colaboradores. Por isso, é considerada uma metodologia menos indicada para estimular o reconhecimento da importância da boa convivência.


Ademais, o relacionamento é fator indispensável a todos os consultores de venda, pois esses têm contato direto com seus clientes. Saber manter essa conduta durante os atendimentos é decisivo para a conclusão das vendas e para manter a fidelidade dos seus clientes.

4. Ausência de palestrante

O treinamento a distancia apresenta a falta de uma característica importante, quando comparado ao presencial. Estamos falando do palestrante. A presença desse ministrador tem um impacto significativo para alguns membros do grupo de colaboradores.

As palestras presenciais proporcionam um feedback instantâneo sobre os novos ensinamentos das práticas de vendas. Assim, acontece a partilha de conhecimentos e outras ações importantes.

Outro ponto que desperta a atenção no curso presencial é a exposição de alguns produtos que fazem parte do estoque da loja. A apresentação dos itens chama a atenção dos vendedores para conhecê-los melhor, e assim, utilizar argumentos significativos para fechar as vendas.

5. Dificuldades ao treinar à distância

Essa modalidade de capacitação é muito produtiva quando os colaboradores compreendem os benefícios para si e para a loja. Oferecer treinos aos colaboradores tem diversas vantagens, como evitar turnover, melhorar o desempenho dos membros, proporcionar harmonia aos grupos etc.

Mas, por vezes, os treinamentos a distância podem ser empecilho para alguns colaboradores. Perceba alguns desafios que membros da equipe podem encontrar ao praticar a capacitação a distância:

  • organização: alguns funcionários não conseguem administrar o seu tempo e, assim, têm dificuldades em apreender as informações do curso, ou, até mesmo, não concluí-lo;
  • dinâmicas: algumas diferenças entre a formação presencial e à distância são a interação, o feedback etc. A falta dessas dinâmicas pode desmotivar alguns colaboradores, deixando-os meio dispersos e desmotivados a participar.

6. Verificação dos resultados do treinamento oferecido

Os treinamentos online são arrojados e facilitam a absorção dos conhecimentos no que se refere às novas práticas de vendas, conhecimentos inovadores, relacionamento da equipe, mudança de comportamento, crescimento profissional e outros resultados de sucesso.

No entanto, cada membro tem a sua forma individualizada de cursar os treinos e apreendê-los. A diversidade de pessoas das equipes da loja pode dar respostas práticas de diversas formas.

Para isso, é indispensável que durante o treinamento a distância ocorram diversos feedbacks, pois é uma das formas de mensurar os conhecimentos que as temáticas do curso intencionaram oferecer aos membros da loja.

O objetivo maior dos treinamentos ofertados são os resultados na prática laboral diária dos colaboradores. O crescimento no número de vendas é a maior resposta dos treinos e o desenvolvimento da loja é o efeito da dedicação e seriedade que cada membro realiza em sua rotina de vendas.

Como vimos, realizar treinamento a distância tem diversos desafios, mas que podem ser superados. A Casting oferece treinos corporativos inovadores com a metodologia de gestão de performance de vendas, aplicada por meio de software, que pode ser acessado pelos colaboradores por meio de smartphones, tablets etc. Tudo isso, para que o seu grupo de vendedores e a sua loja tenham mais sucesso e produtividade.

Achou interessante conhecer sobre os desafios dos treinos a distância e ter a oportunidade de saber como solucioná-los? Então, faça contato conosco, estamos dispostos a fazer transformações no seu quadro de pessoal e na sua loja.

Deixar Um Comentário