Tendências de RH do varejo para 2022 e por que pensar nelas agora

2021-12-14T10:19:47-03:0014 dezembro, 2021|Não categorizado|

Você e sua equipe estão preparados para os próximos desafios em 2022? Entender quais são as tendências de RH do varejo, será decisivo no seu planejamento estratégico para os próximos anos. O formato home office vai continuar? A nova tendência de trabalho é o formato híbrido, unindo o trabalho home office com o presencial? Como entender a e melhorar os formatos de contratações? CLT ou Pessoa Jurídica?

O setor de Recursos Humanos sempre foi estratégico, mas desde o início da pandemia de Covid-19, o RH se transformou fundamental para alinhar os novos processos entre colaboradores e empresas. Sendo assim, em 2022, apesar do ambiente da pandemia, através das  vacinas, estarem mais seguros para o trabalho presencial, houve um grande aprendizado. Isso proporcionou várias novas possibilidades no âmbito profissional e de carreiras.

Quem apostaria que as novas tecnologias digitais, ajudariam na produtividade e também através das chamadas por vídeo, a equipe não perderia o contato com seus pares e liderados? No final das contas, se ganhou tempo e proporcionou uma nova perspectiva para o futuro. Portanto podemos dizer que essa é a tendência de RH do varejo para 2022?

A tendência de RH no varejo para 2022 é Home Office ou Híbrido?

Existe uma pesquisa que quase metade das pessoas que adotaram o trabalho em home office, não gostariam de retornar mais ao trabalho presencial. Isso se deve, no entanto, os benefícios realizados com fim do deslocamento para o trabalho e a possibilidade de passar mais tempo com a família.

Com a volta do trabalho presencial, se adotou inicialmente ao formato híbrido, onde se une o home office e o presencial. Ou seja, alguns dias o colaborador pode trabalhar em casa e em alguns dias ele se apresenta no escritório para cumprir suas tarefas.

A tendência para o RH no varejo para 2022 nesse caso é adotar e aprimorar o trabalho no formato híbrido. Para isso, essa negociação deve ficar clara para ambas as partes.

A tendência de RH no varejo para 2022 são contratações por CLT ou Pessoa Jurídica?

Profissionais de Recursos Humanos estão observando uma mudança cultural nas novas gerações. Ou seja, antigamente o sonho de um profissional era ter uma carteira assinada e poder ficar muitos anos em uma mesma corporação.  Isso era referência para uma pessoa de sucesso. As novas gerações por outro lado, tem um pensamento totalmente diferente. Aprenderam novos formatos de gestões de projetos, nos quais se dedicam a eles por um tempo determinado, cumprem o seu prazo e logo estão  buscando novos desafios. Ficar preso num mesmo projeto por anos está totalmente fora dos planos deles.

Entendendo isso, no intuito de reduzir o turnover de sua equipe, e também procurando agregar esse “sangue novo” para seus negócios. E, como tendências do RH no varejo, vemos duas características importantes para 2022.

O primeiro é o uso do ponto digital, auxiliando aqueles profissionais híbridos a poderem ter horários mais flexíveis a fazer os registros de sua carga horária. Isso possibilita mais segurança para ambos os lados.

E o segundo ponto, cada vez mais empresas que oferecem um trabalho terceirizado, estão crescendo no mercado. Ou seja, oferecendo para o RH um custo fixo e uma relação mais humana com seus terceirizados. Muitos desses talentos, acabam sendo aproveitados para projetos diretos. O que antigamente estragaria a relação do cliente com a empresa prestadora de serviço, hoje já se observa como algo natural e que aproxima ainda mais a busca de novas parcerias. Buscar essas parcerias para novos projetos com empresas Pessoa Jurídica, é uma tendência para 2022 e deve continuar crescendo para os próximos anos.

CTA Motivação no Trabalho

A tendência de RH no varejo para 2022 é a capacitação de líderes

Os gestores de RH entendem que 2022 é um ano fundamental na capacitação de seus líderes. A produtividade e a motivação dos times são tendências de RH no varejo para o próximo ano. Sendo assim, o líder não é apenas um chefe, mas alguém que traz confiança para sua equipe.

A saúde mental dos colaboradores traz benefícios, como a redução de turnover por exemplo. A recompensa financeira é importante para o colaborador, mas o ambiente profissional é cada vez mais decisivo na tomada de decisão de um colaborador se permanece ou não na empresa.

A tendência de RH para 2022 é manter um bom ambiente organizacional

O grande desafio para os gestores de RH para 2022 é, apesar de tantas mudanças corporativas, manter um bom ambiente organizacional. Ou seja, buscar através de pesquisas, informações relevantes que podem estar afetando na boa convivência e na produtividade de seus colaboradores, vão ajudar nas tomadas de decisões  para o próximo ano.

Estimular a utilização de processos para a cultura do Feedback, por exemplo, vão colaborar com o ambiente corporativo. Hoje em dia, o RH pode adotar vários processos digitais para alinhar o Feedback. Embora o colaborador esteja trabalhando em home office ou híbrido. Isso vai trazer agilidade e otimizar o tempo das pessoas envolvidas nesse processo.

O RH deve ter em conta que a gestão da performance da equipe é fundamental. Com isso, as tendências de RH no varejo é que esse acompanhamento em 2022 esteja cada vez mais na lista de prioridades para os gestores. Nos últimos dois anos, desde que iniciou a pandemia, as pessoas passaram por muitas mudanças. Suas expectativas, seus objetivos, entre tantas outras coisas mudaram. Analisar isso e realinhar as expectativas devem ser os primeiros atos para o próximo ano.

O comprometimento da liderança e do RH, alinhados com os seus processos num trabalho em conjunto, juntamente com a implementação de ferramentas que facilitem a gestão, vão gerar mais feedbacks aos seus  colaboradores.

Concluindo

Por fim, treinar a equipe e iniciar campanhas motivacionais, no final, irão trazer grandes resultados que farão que o ano de 2022 seja um ano de grandes conquistas. Quanto antes sua equipe estiver preparada e consciente com as novas tendências de RH para 2022, o seu ano será muito mais produtivo.

Conheça as ferramentas que a Casting tem para ajudar na sua gestão de RH. Ganhe tempo, e ganhe eficiência em produtividade, conheça a tecnologia que a Casting tem para te oferecer.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] B.I. é muito importante na gestão do RH. De uma forma mais confiável, o B.I. pode mostrar o quanto cada colaborador está conseguindo […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo