Tecnologia para vendas: veja como a tecnologia pode aumentar seu lucro

2021-02-03T14:28:45-03:006 outubro, 2020|Sales Performance Management|

Aumentar o lucro do negócio é o sonho de muita gente. Por isso, apresentamos algumas dicas para você fazer isso de forma simples e prática com a ajuda da tecnologia para vendas.

Os avanços tecnológicos têm afetado a vida de todos nós, seja para nos comunicarmos melhor, seja para efetivarmos uma compra na web, seja para realizarmos treinamentos, entre outros. A partir disso, é notado também que a tecnologia para vendas tem trazido um grande impacto na geração de lucros de uma loja. Isso porque ela tende a otimizar processos e deixar os profissionais mais engajados e dispostos para atingir as suas metas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você descobrir como usar a tecnologia para vender mais e, assim, aumentar a rentabilidade do seu estabelecimento. Vamos lá?

Use as redes sociais

As redes sociais são uma das formas mais utilizadas para atrair clientes em um negócio. Isso porque, a partir delas, é possível estar mais perto do seu público-alvo, aumentar as vendas online, tornar a sua marca mais conhecida e respeitada pelas pessoas etc.

Contudo, para que isso seja possível, é necessário usar o marketing digital a seu favor. Ou seja, primeiro, busque conhecer o perfil dos seus consumidores, como gostos, faixa etária e preferência de produtos/serviços. Isso pode ser feito por meio de pesquisas online e nos stories do Instagram, por exemplo.

A partir disso, ficará mais fácil entender as necessidades dos seus clientes e realizar postagens nas redes sociais que gerem valor para as pessoas que seguem as suas páginas da web. Já a regularidade dos posts vai depender do seu tipo de público e da aceitação dele em relação ao material que você produz.

Outra opção é usar o direct das plataformas digitais para esclarecer as dúvidas das pessoas sobre determinado produto ou serviço, ao resolver os ‘problemas’ da clientela, de forma natural. Assim, é possível converter os seguidores da sua página em consumidores fiéis e satisfeitos.

Invista em um CRM

Se você pretende deixar o seu público cada vez mais satisfeito com a qualidade do atendimento, uma boa ideia é investir em um CRM. Esse sistema tem o papel de gerenciar a relação da sua loja com o cliente para que você consiga aumentar a fidelização.

Por meio dessa ferramenta, podemos ter uma melhor organização do banco de dados dos consumidores atuais e daqueles em potencial. Entre as informações armazenadas, estão: nome, endereço, formas de contato, últimas compras efetivadas e produtos e assuntos com maior interesse.

Ao usar essa estratégia, fica mais fácil o vendedor conseguir personalizar a venda e otimizar o atendimento. Isso porque os funcionários vão entender melhor quais são as reais necessidades e os perfis de cada pessoa. Assim, é possível escolher o melhor método para que a compra se concretize.

Tenha um site

Ter um site é uma das estratégias de tecnologia para vendas que não podem faltar no seu negócio. Isso porque, por meio dele, é possível dar mais evidência aos produtos do seu estabelecimento que estão em promoção, da mesma forma que você pode disponibilizar os catálogos de tudo que a loja tem disponível. Além disso, é uma ótima forma de ajudar a clientela a conseguir realizar as compras a distância, de qualquer lugar do Brasil.


Entretanto, não se esqueça de que, antes de investir nesse tipo de tecnologia, é fundamental entender se o seu estabelecimento está preparado para realizar essa demanda. Para isso, faça um estudo que defina qual é a área de abrangência de suas entregas. Por fim, não se esqueça de disponibilizar um canal de suporte ao consumidor.

Dica: ter um site também é uma ótima forma de divulgar as suas redes sociais e os demais canais de comunicação, como WhatsApp e telefone. Isso ajuda as pessoas a sentirem mais confiança em realizar a compra, pois elas sabem que existem diversas formas de entrar em contato com o seu estabelecimento.

Utilize softwares de gestão

Um software de gestão contribui para que sejam feitas, de forma automática, as análises da sazonalidade de vendas e da ausência da compra de alguns produtos pelos clientes. A partir desses dados, é possível realizar promoções dos materiais que estão sem giro.

Além disso, ao usar um sistema de gestão, fica mais fácil gerenciar o estoque do seu estabelecimento, ao saber o que está em falta ou em excesso. Essa informação pode ajudá-lo, por exemplo, a ter uma melhor percepção dos produtos que podem transferir de uma loja para outra, para otimizar as vendas.

Isso também ajuda a ter um melhor planejamento da quantidade ideal de tudo que é preciso comprar para a loja e, assim, evitar o excesso de material no estoque e, consequentemente, ter uma redução dos custos.

Realize treinamentos a distância

O treinamento a distância é, sem dúvidas, a solução mais eficiente em relação a aumentar o lucro do seu negócio. Esse tipo de tecnologia para vendas tem o papel de treinar todos os seus colaboradores de forma rápida, simples, com redução de custos e de modo eficiente. Essa capacitação é feita de maneira lúdica, interativa, por meio de textos, vídeos e apresentações, no próprio celular da sua equipe.

Nesse método, também é possível implementar a gestão de indicadores de vendas com visão gerencial, individual e corporativa, na qual se busca engajar a força de vendas. Isso se faz por meio de processos dinâmicos, motivacionais e divertidos, como games e rankings que tendem a promover disputas e premiações entre os colaboradores.

Além disso, você consegue implementar a gestão de feedback, na qual é possível criar reuniões periódicas documentadas. Assim, pode haver um estreitamento na comunicação entre os gerentes e os vendedores e na gestão corporativa. Essa é uma forma de engajar o seu time de colaboradores e fazer com que eles se tornem líderes preparados para alavancar as vendas.

Contudo, para otimizar o treinamento da sua equipe, precisa ter a ajuda de quem entende do assunto. Por isso, você não pode deixar de contar com a Casting. Essa é uma tecnologia para vendas que vai ajudar a sua loja a aumentar os lucros. Isso porque ela representa uma solução que permite gerenciar, de forma remota, a capacidade de força de vendas do seu estabelecimento, deixando os seus funcionários mais preparados e engajados para encantar a clientela.

Quer saber mais detalhes sobre as soluções da Casting? Então, entre em contato conosco e descubra como ter a melhor gestão de performance de vendas no seu negócio. Garantimos que você não vai se arrepender!

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] a loja trabalha com vendas online, é interessante investir em uma solução mais complexa, como um aplicativo para controle […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo