Como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance

2020-09-25T15:04:18-03:007 fevereiro, 2020|Tecnologia no Varejo|

Do caderno de notas da mercearia às fotos de família e informações das suas aplicações financeiras na nuvem, uma longa trajetória. Quem registrou clientes e fornecedores no papel cartão? Ainda registra? Ótimo, esse assunto foi feito pensando em você, que já sente no bolso os primeiros benefícios de usar tecnologia em vendas — e pode compartilhar com seu feedback. E você que está avaliando e quer saber como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance do seu varejo. Vamos dar uma volta no tempo?

“Naquele tempo… para registrar as contas correntes, usavam-se as cartelas, nas quais se anotava, com lápis cópia, o débito, o crédito e o saldo… Era um tempo também em que os avisos bancários eram entregues de bicicleta, e não havia calculadoras — todas as contas eram feitas à mão e de cabeça…” Fonte: livro Itaú Unibanco 90 anos

Retornemos ao presente, com algumas reflexões:

  • Sete décadas se passaram, quais seriam as semelhanças do comércio varejista com o sistema bancário? Daquele tempo, dos tempos atuais?
  • Nossos pais conseguiriam calcular de cabeça quantas e quais mudanças marcaram época desde então? No varejo, nos bancos?
  • Por fim, iniciamos uma nova década, quem se arrisca a dizer o que será contado de nós no futuro?

Após ler esse trecho, extraído Do papel ao app, fiquei refletindo… Os bancos, instituições tradicionais, que primam por segurança, chegaram aos aplicativos, permitindo que o cliente faça transações financeiras vultuosas no próprio celular. Parecia algo antes inimaginável.

Qual o motivo de tamanha transformação tecnológica?

A primeira resposta que me veio à cabeça foi: acompanhando a evolução, mais que isso, provocando a evolução tecnológica, tanto nos seus processos internos quanto no atendimento e venda de produtos aos clientes.

E o motivo? Ah, sim! Numa visão muito míope do mundo financeiro, arriscaria dois principais: redução dos custos, aumento do lucro.

Certamente, quem é do ramo do varejo, já se perguntou pelo menos uma vez, seja nos momentos em que enfrenta problemas no seu dia a dia, seja nos bons momentos de expansão da rede de lojas: Modificar toda a rotina das lojas implementando tecnologia em vendas? Que motivos teria?

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Bem, a julgar pelas instituições financeiras, que remetem a semelhanças com o varejo, na comercialização do papel moeda e produtos afins, diria que os motivos são os mesmos: redução dos custos, aumento do lucro, — objetivo de todo negócio de sucesso.

Mas de que forma os bancos fizeram isso? De que forma a tecnologia em vendas é capaz de melhorar a performance e otimizar os resultados?

  1. Inovação com automação – caixas que autenticavam documentos e calculavam o saldo, funções que levaram à redução de tempo e custo com pessoas em tarefas mecânicas. Como o comércio pode inovar hoje, reduzindo tempo, às vezes distâncias, e custo?
  2. Evolução tecnológica – caixas que dispensavam dinheiro! Imagina a felicidade dos primeiros clientes que poderiam sacar a qualquer hora do dia, fora do expediente bancário? E no comércio, como podemos surpreender nossos clientes na era da evolução tecnológica?
  3. Acompanhando os novos tempos – e eis que chega a internet e o extrato é disponibilizado no seu computador pessoal. E depois? Isso você já sabe, com o próprio celular, temos acesso a quase todas as transações possíveis de serem realizadas na agência. E o seu comércio, está considerando os novos tempos nos processos internos? E no atendimento ao cliente?

Do fim da era do rádio, já estavam chegando as primeiras TVs nos anos 50, até a era da tecnologia, que torna tudo instantâneo, fizemos uma viagem no túnel do tempo.

E já que águas passadas não movem moinhos, vamos focar no presente e navegar por algumas das principais soluções de tecnologia em vendas e como podem ser aplicadas no varejo? Vamos lá!

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Quais desses termos tecnológicos são novos no ramo do varejo?

  1. computação em nuvem;
  2. IA;
  3. gestão de feedback;
  4. BI;
  5. M-learning;
  6. CRM;
  7. gestão de performance.

Vamos escolher alguns e saber como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance?

Podemos selecionar os itens de número ímpar, começaremos com os que podem fazer a diferença no seu comércio, de forma mais imediata 🙂

E se quiser saber sobre os outros três, dê seu feedback à nossa equipe, deixa seu comentário no post, combinado?

Computação em nuvem

Já imaginou acompanhar em tempo real todas as vendas que estão sendo realizadas em uma das suas lojas? Esse é um dos benefícios que a computação em nuvem pode trazer ao seu comércio.

Coletando dados do PDV, de forma inteligente, e fornecendo por meio de gráficos uma análise completa das vendas x metas traçadas, direto no seu celular. Onde terá acesso a qualquer momento e em qualquer lugar.

Gestão de feedback

Observe que são benefícios encadeados, à medida que o gerente de loja também tem acesso às vendas individuais, por meio da computação em nuvem, poderá dar feedback imediato e por meio do aplicativo.

Ou seja, de forma quase instantânea, o vendedor poderá ter os pontos positivos reforçados e ser orientado nos pontos em que precisa melhorar a performance nas vendas.

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M-learning

Na terceira etapa dessa evolução contínua, temos a possibilidade, por meio da tecnologia em vendas, utilizando um aplicativo no celular, de desenvolver a equipe de vendas nos pontos individuais que cada um precisa melhorar sua performance.

Com isso, aumentando o resultado da performance por meio dos treinamentos, e ainda, reduzindo custos, distâncias, perda de vendas, vamos direto ao ponto final: Gestão de Performance, isso é tudo!

Gestão de performance

Uma equipe bem afiada que tem liberdade de se aprimorar quando e onde for melhor ao seu desenvolvimento; recebendo feedback a cada etapa evolutiva dos seus treinamentos e resultados; e o gerente acompanhando tudo e se responsabilizando pelos resultados que chegam quase de forma imediata.

O resultado desejado, aplicado década após década por bancos, também é aplicado ao varejo com tecnologia em vendas. E agora que você já sabe como a tecnologia em vendas pode ajudar na gestão de performance, conheça um pouco mais as soluções da Casting que podem ser úteis nesse sentido e ajudar na performance em vendas do seu comércio. Veja na nossa página: https://www.solucaocasting.com.br/

4 Comments

  1. […] aspecto, lembre-se de que a tecnologia tende a ser sua maior aliada. Ela pode ajudar a entender o seu ciclo de vendas e facilitar os […]

  2. […] isso, é importante entender em quais processos de vendas a tecnologia tende a ser útil e em quais ela pode atrapalhar a sua relação com os consumidores. Além disso, […]

  3. […] que comentamos no começo do texto sobre a importância da tecnologia nas relações de consumo atuais? A riqueza de recursos abriu as portas para o surgimento de […]

  4. […] meios de pagamento devem migrar para tecnologias, como uso de links, carteiras digitais e serviços […]

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