Conheça as melhores técnicas de atendimento ao cliente e venda mais!

2020-07-14T13:54:31-03:0014 julho, 2020|Sales Performance Management|

Você já deve ter percebido que o perfil dos seus clientes mudou nos últimos anos. Isso acontece porque, devido à alta concorrência, essas pessoas buscam serviços e atendimento de excelência. Por isso, é preciso ter algumas técnicas de atendimento, afinal, caso a sua empresa não ofereça, eles podem procurar o que precisam em uma outra loja, não é mesmo?

Aí está a importância de investir em técnicas de atendimento de excelência. Esse pode ser o diferencial competitivo que o seu negócio precisa para atrair mais clientes e fidelizar aqueles que você já tem.

Para ter sucesso, porém, é importante que você entenda quais são as melhores estratégias nesse aspecto. Continue a leitura e descubra agora o que fazer para potencializar suas vendas!

Saiba o que o seu cliente precisa

O primeiro passo para oferecer um atendimento de excelência na sua loja é conhecer muito bem o seu cliente, entendendo quais são as expectativas e necessidades do público para descobrir a melhor forma de atendê-lo.

Uma boa iniciativa é investir em uma pesquisa de mercado. Você pode contratar uma consultoria para isso ou realizar questionários na sua loja com as pessoas que consomem seus produtos ou serviços.

Nesse momento, vá além do básico e tente entender o que efetivamente agrega valor ao seu cliente. Descubra qual o tipo de linguagem chama mais atenção dessas pessoas, como os vendedores devem se comportar, quais os melhores canais de comunicação que devem ser utilizados, entre outras informações nesse aspecto.

Apresente benefícios conectados às dores do cliente

Na hora de vender uma mercadoria, é importante que você e os seus vendedores saibam como demonstrar os benefícios que ela oferece para o cliente. Ou seja, é essencial saber conectar as vantagens do produto às dores do consumidor.

Ao entrar em uma loja, o cliente já tem um desejo, uma necessidade. Essa é a “dor” dessa pessoa, e você será capaz de identificá-la por meio de uma pesquisa de mercado.

Cada produto pode resolver uma série de problemas, porém, só é interessante para o cliente se ele resolver a sua dor particular. Portanto, treine os vendedores para que eles entendam qual a melhor forma de identificar essa necessidade e oferecer as melhores soluções da sua loja para os consumidores.

Saiba escutar e entenda as objeções

Muitos vendedores têm dificuldades em vender um produto porque não sabem escutar o cliente. Eles têm um script, um roteiro de venda pronto e se recusam a fazer adaptações de acordo com o que o consumidor indica no momento da compra.

Para solucionar essas situações, é importante investir em um atendimento humanizado. Isso significa aprender a escutar o cliente com atenção. Cada pessoa que entra na loja precisa ser vista como única, de forma que o vendedor entenda como atender às necessidades particulares desse consumidor.

Além disso, quando o cliente apresenta objeções à compra, é importante que os vendedores saibam escutá-las para argumentar de acordo com o que o cliente está efetivamente dizendo. Entenda quais são os problemas e busque a melhor solução dentro das possibilidades que a sua loja pode oferecer.

Se um cliente aponta o preço como uma grande objeção à compra de um produto, que tal buscar por descontos ou marcas que se encaixem no orçamento dele? Pensar em meios de pagamento que possibilitem a compra também é uma solução muito importante nesse aspecto.

Mapeie as competências dos seus vendedores

Também é importante contar com um time de excelência para garantir um atendimento de qualidade. Afinal, são os seus vendedores que efetivamente entram em contato com o cliente, sendo a cara a da sua empresa para o consumidor final.

Para entender como criar um time de excelência, é importante que você comece mapeando as principais competências que os seus vendedores já apresentam e quais devem ser desenvolvidas.

Esse processo servirá de insumo para que você tenha clareza sobre as potencialidades de cada um dos seus talentos, seus pontos fortes e o que deve ser melhorado para que eles sejam capazes de aplicar as melhores técnicas de atendimento no negócio.

Invista em avaliação de desempenho e capacitação

Além de entender quais são as principais competências do seu time, é essencial que você saiba como trabalhar essas habilidades. Portanto, invista em treinamentos para os seus vendedores para desenvolver suas competências e prepará-los para aplicar as melhores técnicas de vendas no seu negócio.

CTA ebook treinamento e capacitaçãoPowered by Rock Convert

É importante avaliar também os resultados desses profissionais, de forma a identificar a performance de cada um e, até mesmo, perceber o impacto dos treinamentos no desempenho. Para isso, invista em uma avaliação de desempenho de qualidade, capaz de evidenciar, de forma objetiva, quais são os pontos fortes de cada vendedor, as metas batidas e o poder de negociação que eles demonstram perante o cliente.

Fique atento ao pós-vendas

Você já sabe que o processo de venda não termina quando o cliente adquire o seu produto, não é mesmo? Afinal, é importante coletar o feedback desses consumidores para avaliar o desempenho dos vendedores, a satisfação do cliente com o serviço prestado e, até mesmo, falhas no seu atendimento.

Portanto, fique muito atento ao seu processo de pós vendas. Descubra qual a melhor forma de entrar em contato com o cliente, utilizando um canal de comunicação adequado, no qual ele se sinta confortável. Além disso, use boas técnicas de questionário. O NPS, por exemplo, pode ser uma boa estratégia.

Não se esqueça de registrar as respostas dos clientes e analisá-las de forma objetiva. Elas não devem ser guardadas na gaveta, mas servir de insumo para que você invista na melhoria contínua do atendimento que oferece para os seus clientes!

Oferecer um serviço de qualidade para os seus clientes é essencial para o sucesso e a longevidade da sua loja. Esse pode ser o diferencial competitivo que você precisa para atrair mais consumidores, fidelizar os que já compram no seu negócio e, com isso, potencializar as suas vendas e lucros. Portanto, aproveite as nossas dicas para melhorar suas técnicas de atendimento!

Gostou do artigo? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo. O que acha?

2 Comments

  1. […] uma série de implicações pouco satisfatórias. O desalinhamento ao longo do expediente, o mau atendimento aos clientes e a pouca motivação são alguns exemplos disso, mas existem vários […]

  2. […] usar essa estratégia, fica mais fácil o vendedor conseguir personalizar a venda e otimizar o atendimento. Isso porque os funcionários vão entender melhor quais são as reais necessidades e os perfis de […]

Deixar Um Comentário