Qual o tamanho do time de vendas ideal? Veja 4 dicas de como defini-lo

2020-11-13T14:55:26-02:0013 novembro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Determinar o tamanho do time de vendas não é uma tarefa simples e não é apenas uma questão de matemática. Uma equipe de vendas precisa funcionar como um time de consultores sobre a empresa e o mercado. São profissionais que precisam de treinamento constante, apoio tecnológico, ambiente propício para o crescimento, metas claras e ser do tamanho ideal para ter um desempenho ótimo.

A equipe de vendas deve ser vista como um time de consultoria especializada dentro da empresa. O número de vendedores deve ser adequado ao número de vendas realizadas por hora na empresa. Nesse sentido poderá ser verificado que, quando há mais venda, deverá ter mais vendedores na loja.

Entenda, lendo esse artigo, como encontrar o tamanho ideal para o seu time de vendas ter o melhor desempenho possível e dicas de como ter o time de vendas ideal para o seu negócio.

Tamanho Da Equipe X Tamanho Das Vendas

As vendas, os horários que são realizadas e o fluxo de clientes pode influenciar no tamanho do seu time de vendas. Para isso é necessário analisar as vendas e verificar qual o fluxo que elas ocorrem.

Quando for dimensionado o correto fluxo de clientes da loja, quantos clientes entram a cada hora, é que será possível realizar um mapeamento com as horas de mais movimento da loja e, a partir disso, iniciar um estudo de qual seria o tamanho ideal do time de vendas. Ou seja, comparado à uma metodologia empírica de vendas, organizar os vendedores pelo fluxo permite que se possa avaliar, através de um histórico, qual o real potencial de tráfego de vendas que a loja possui, e a partir disso criar o melhor time.

Ao ser feita a comparação da questão de fluxo de clientes com a de vendas, podemos entender de fato, qual o horário que mais entram clientes na loja. Partindo desse pressuposto poderá ser entendido, cruzando as duas informações, qual o tempo médio de permanência de um cliente durante uma compra e de quantos vendedores serão precisos na operação.

Por isso só o número de vendas por dia não será suficiente para decidir sobre o seu time de vendas, tudo depende do tempo que levará para realizar cada venda. Se a sua loja vende materiais de construção, por exemplo, o tempo de permanência do cliente na loja será diferente de uma concessionária.

Você poderá fazer um mapa registrando, através dos cupons de venda, os horários, tempos de permanência e fluxo de clientes na sua loja por dia. Sem isso você poderá ter um número maior no seu time de vendas sem necessidade resultando em despesas necessárias. Ou até mesmo o contrário, um número insuficiente de atendimento para uma demanda alta de clientes perdendo, assim, a qualidade no atendimento.

CTA ebook indicadores de desempenhoPowered by Rock Convert

Por isso, é muito importante saber o tamanho certo do time de vendas para o seu tipo de estabelecimento. Evitando gastos desnecessários e trazendo um bom atendimento aos seus clientes.

Como Ter o Time de Vendas Ideal

1. Defina metas

Em primeiro lugar, o gerente deve estabelecer metas claras e objetivas para obter o sucesso em vendas. Para cumprir essa tarefa, as metas devem ser baseadas nos objetivos de crescimento da empresa e em cálculos que respaldem os propósitos estabelecidos.

As metas de vendas propostas devem ser os objetivos da organização expressos em resultados. O gerente deve ter claro os números de clientes, as unidades vendidas ou faturamento para um período determinado a fim de ter o tamanho do time de vendas correto.

2. Defina responsabilidades

A ideia, ao montar um time de vendas, é manter os representantes responsáveis por metas diárias, semanais ou mensais, menores do que as grandes metas anuais. Com isso feito, um maior número de pessoas atingirá as metas finais.

O trabalho não começa na seleção da equipe de vendas, antes é preciso saber para quem se quer vender e ter um processo de vendas bem definido.

Por isso, o essencial é saber com clareza para quem deseja vender. Esse time de vendas vai precisar saber separar quais leads são validos e quais não são.

3. A contratação certa

Fazer uma contratação assertiva é essencial para definir o tamanho do time de vendas. De tempos em tempos, é necessário fazer uma reciclagem dos conhecimentos dos profissionais, eles devem conhecer os valores e as características das marcas a serem vendidas na loja.

Deve haver uma atualização constante sobre o desempenho da empresa e o mercado e outras informações relevantes.

4. Recrutamento contínuo

Deve ser feito um recrutamento contínuo na equipe e criar um ambiente em que todos possam crescer juntos. O objetivo deles deve ser o de aumentar as vendas.

O gestor pode dar ideias e sugerir soluções que os vendedores não enxergavam. A escolha dos profissionais que vão integrar esse time é extremamente importante para determinar o tamanho do time de vendas. Deverão ser vendedores preparados para atender seu cliente prontamente, seja em relação a dúvidas ou nas negociações. Quanto mais complexo for o produto que será vendido, mais essencial esse time será para a empresa e mais bem treinado precisará ser.

Os processos também precisam ser revisados. É importante os gestores estarem cientes de quais políticas serão implementadas para permitir que seus funcionários continuem dando o seu melhor.

Ferramenta De Gestão

Fazer gestão de pessoas não é fácil e, utilizar uma ferramenta de gestão de equipes pode auxiliar muito na hora de decidir qual será o tamanho ideal do seu time de vendas. Os líderes precisam atuar com equipes diversificadas e, o que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra, por isso precisa ser algo personalizado.

Por fim, você já conhece a Solução Casting? Um programa ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.


Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e no LinkedIn.

Deixar Um Comentário