O que são as soft skills e como desenvolvê-las na sua equipe

2020-08-21T13:58:02-03:0021 agosto, 2020|Sales Performance Management|

As capacidades de uma pessoa são medidas de diversas formas. No meio profissional por exemplo, um bom currículo e graduações diziam tudo sobre ela.

Atualmente existem outras maneiras de conhecer as capacidades e habilidades de um profissional que vão além de competências técnicas, mas sim sociais, emocionais e mentais que são ligadas ao caráter da pessoa.

O que é Soft Skills?

As soft skills são habilidades que vão além daquelas aprendidas em livros ou didaticamente. São capacidades que fazem um profissional se destacar. Elas são relacionadas a personalidade da pessoa.

Essas práticas são refletidas no dia a dia do trabalho, através da comunicação com os outros colaboradores e o trabalho em equipe. Algumas habilidades estão em alta no mercado como por exemplo saber trabalhar sob pressão e ser um bom líder.

Essas habilidades são percebidas também na forma com que as pessoas lidam com desafios e é aí que entra a capacidade de desenvolver essas soft skills. Sim, elas podem ser desenvolvidas. Algumas técnicas precisam ser aprimoradas e podem ser utilizadas na sua equipe de vendas.

Utilizar e estudar a inteligência emocional ajudará a adquirir soft skills. Profissionais que as utilizam tem mais foco em seu trabalho e conseguem trabalhar muito bem em equipe.

Trabalhar em equipe vai além de suportar a equipe, é valorizar as atitudes dos que estão trabalhando em união para que cheguem ao sucesso juntos. Um profissional que consegue trabalhar dessa maneira e elogiar seus colegas que o ajudaram é uma pessoa que tem soft skills em trabalho em equipe.

Podemos dizer então que as soft skills são muito desejas nas empresas e, profissionais que possuem essas habilidades desenvolvidas tem grande chance de sucesso profissional.

Então, como desenvolver as soft skills na sua equipe? Vamos te dar algumas dicas de como desenvolvê-las no seu time e auxiliar os colaboradores a aprimorarem essas habilidades.

5 dicas para desenvolver soft skills na sua equipe

1.   Identificar habilidades

Conhecer sua equipe e cada profissional é muito importante nesse processo. Para desenvolver soft skills no seu time é necessário trabalhar com cada pessoa individualmente, entendendo quais são os pontos fracos e os pontos fortes.

Conscientize seu time sobre as soft skills e sua importância para o desenvolvimento profissional de modo que eles possam se esforçar ainda mais para adquiri-las.

Conhecendo cada profissional e ensinando-os de maneira personalizada será possível identificar qual habilidade cada profissional possui e estimular seu desenvolvimento. Talvez seja necessário remanejar as funções e locais de trabalho dos colaboradores de acordo com suas habilidades para que elas sejam aperfeiçoadas.

Outro ponto positivo de identificar as competências da sua equipe é verificar quais profissionais estão mais comprometidos e emprenhados a melhorar esses soft skills.

2.   Estimular o autoconhecimento

Estimular sua equipe ao autoconhecimento é muito satisfatório e muito importante para que eles adquiram soft skills. Isso pode ser feito através de treinamentos e palestras nas áreas emocionais por exemplo, trabalhando com inteligência emocional e com feedbacks constantes.

O importante nesse ponto é abrir momentos para o seu time que sejam focados nessas habilidades que vão além daquelas competências técnicas. Desenvolver soft skills na sua equipe não será algo rápido, requer tempo, apoio e treinamentos, mas valerá a pena.

Uma equipe que possui soft skills sabe trabalhar em equipe, é comunicativa e dá ótimos resultados. Além disso você não formará apenas profissionais de alta qualidade mas também ser humanos melhores.

3.   Feedback constante

Uma das características importantes de estimular o autoconhecimento é feedback. Um gestor que estimula o desenvolvimento do profissional é um líder que sabe dar feedbacks e os dá constantemente.

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Com isso você promoverá a melhora na comunicação do time e a liberdade de cada colaborador aprender e se desenvolver.

Se a pessoa não sabe o que está errando como ele poderá aprender? Você como líder tem o papel de ensinar esse profissional de maneira com que ele adquira essas habilidades sociais e entenda mais de si mesmo.

4.   Seja um exemplo para a equipe

Invista nas suas soft skills como líder, seja um exemplo para que possa influenciar a sua equipe. Essas habilidades também são desenvolvidas com o contato entre as pessoas no dia a dia, elas são transferíveis.

Por isso é importante ser um profissional com boas atitudes para que, com o decorrer do dia, sua equipe as absorva. O contrário também é verdadeiro. Um líder negativo e com atitudes ruins influencia uma equipe inteira.

Nesse ponto podemos avaliar a importância de contratar profissionais com o perfil correto para a sua equipe. Colaboradores que estejam no local certo e influenciando também outros com seus soft skills e conhecimentos sociais e emocionais.

5.   Demonstre confiança na equipe

Um time com um líder que acredita em seu potencial é mais motivado. Para demonstrar confiança na sua equipe você pode dar mais responsabilidades a eles à medida que vão desenvolvendo novas habilidades.

Profissionais que tem segurança são mais proativos e podem expor mais suas ideias e desafios. Com isso aprendem mais e são mais propensos ao autodesenvolvimento.

Ter uma equipe com soft skills desenvolvidos é algo que pode levar um tempo e requer treinamentos constantes, feedbacks e uma boa dose de confiança. Apesar de tudo isso valerá muito a pena construí-las.

Um time com habilidades sociais influencia positivamente o ambiente em que está. Incentive-os a adquirir soft skills, buscar, estudar e aprender mais sobre o tema. Você verá que será válido também para o futuro individual de cada profissional e não apenas no meio profissional. Habilidade que são conquistadas e influenciam positivamente a outros.

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