Social Selling: como pode se tornar um aliado?

2022-02-18T09:41:15-03:0018 fevereiro, 2022|Sales Performance Management, Tecnologia no Varejo|

Você acredita que utilizar redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter e Instagram podem ajudar a sua empresa a vender mais? Muitas empresas estão investindo na Social Selling e trazendo novas oportunidades para os negócios. Quer saber como? Continue a leitura.

As redes sociais são espaços utilizados por vários tipos de consumidores, por isso, se tornam excelentes plataformas para as empresas. Para se conhecer um produto no passado, uma marca investia em outdoor ou em propagandas de rádio e televisão.

No entanto, em períodos mais recentes, o marketing digital através de blogs e sites cresceram e se estabeleceram em todas as áreas comerciais.

A grande questão estava no direcionamento para os consumidores. Muitas informações não resultavam para o consumidor o sentimento de boas informações.

Vamos usar como exemplo um marido. Imagine que ele desejasse escolher um bom restaurante na sua viajem para Curitiba para levar a sua esposa. Ele poderia abrir o navegador da internet e digitar no buscador: Bons restaurantes em Curitiba.

Certamente a resposta será de centenas de bons restaurantes e a dúvida ainda assim iria continuar, até porque Curitiba realmente é uma cidade que, o que não falta, são excelentes restaurantes.

Com as redes sociais a resposta pode vir com mais assertividade. Basta ele entrar na sua rede social e digitar: “Olá pessoal! Alguém pode me indicar um bom restaurante em Curitiba?” Nesse momento o Social Selling faz toda a diferença.

As redes sociais são a grande descoberta para planos de marketing. Isso porque já se sabe que as pessoas entram nas redes sociais para trocar informações que as ajudem a definir. Seja para uma marca ou outra e até fechar negócios, por que não?

Social Selling ou Venda Social

Todos os projetos estabelecidos nas redes sociais para se relacionar com clientes e buscar novos que ainda não consomem seu produto é chamado de Social Selling. O resultado esperado nesse relacionamento é gerar vendas, conforme o próprio nome já diz. Pesquisas mostram que muitas pessoas utilizam hoje em dia as redes sociais porque querem comprar.

Por isso, a Social Selling serve para incentivar o seu negócio a vender mais. Essa ideia não é nova, mas o método sim. Ou seja, a arte de vender depende de uma pessoa encontrar alguém que precise do produto que ela tem para vender, e também logicamente, de uma pessoa encontrar alguém que tenha aquilo que ela queira comprar. O vasto e rápido mundo das redes sociais serve perfeitamente para juntar essas pessoas.

O que mudou também é a vantagem que o consumidor tem em obter informações e de construir, mesmo antes de fechar o negócio, um relacionamento com a empresa que está oferecendo o seu produto.

Perceba então como é importante sua empresa estar preparada com o Social Selling. Porque uma empresa que quer vender mais sabe que se, conquistar a confiança do seu consumidor, vai aumentar também muito as suas vendas.

No entanto, para ligar esses pontos dos vendedores e consumidores, a Social Selling traz soluções que permitem que esse relacionamento se construa de forma eficaz.

Não esquecendo também que no Social Selling, muitas pessoas vão conhecer o seu negócio através da prospecção de clientes utilizando as redes sociais. Isso pode ser feito de uma maneira sugestiva direta ou indireta, dependendo da estratégia usada pela sua empresa.

Monte sua equipe on-line

Utilizando as redes sociais, sua equipe de vendas conseguirá oferecer um atendimento mais humano para os seus clientes. Isso fará toda a diferença para fechar mais negócios.

Para isso, é importante investir em treinamentos que possam ajudar ao seu time de vendas interagir com melhor performance de forma online. Você já foi atendido nas redes sociais da empresa querendo conversar, mas só tinha atendimentos por robôs?

Apesar da inteligência artificial estar no seu auge, em alguns momentos o cliente quer ser atendido de forma especial e exclusiva. O que apenas um vendedor treinado pode trazer. Com a pandemia muitas lojas aderiram as vendas através das redes sociais. O WhatsApp por exemplo, trouxe mais proximidade entre clientes e vendedores mesmo a distância.

Por isso sabemos que não adianta ter apenas as redes sociais da empresa e não trabalhar nenhum tipo de conteúdo. Confira algumas sugestões para que você saia ganhando e torne o Social Selling seu grande aliado.

Sugestões do Social Selling

1- Atenção no conteúdo apresentado

O Social Selling e o conteúdo de qualidade caminham juntos. Ou seja, a equipe de vendas deve estar bem-preparada para conseguir atrair e chamar a atenção do cliente. Além disso todas as informações necessárias devem estar bem-preparadas e posicionadas para gerar vendas.

Informações incompletas? Seu cliente vai perguntar e gerar mais demanda. Por isso já deixe tudo especificado.

2- Aproveite as indicações

As indicações são os principais caminhos das pedras para conquistar novos clientes. Quando um cliente satisfeito colabora falando de suas boas experiências, sua equipe deve estar pronta para curtir e interagir nesse fórum.

3- Tenha condutas éticas claras

Nem toda a interação é bem-vinda e aceitável no Social Selling. Ou seja, existe uma linha entre ser respeitoso e evasivo demais com o espaço do outro.

Como funciona a operação no Social Selling

Comece a abordagem oferecendo sugestões positivas e explicando o produto que sua empresa oferece e qual a área de atuação.

Essa postura de serviço ajudará ao vendedor quebrar o gelo e conseguir gerar uma oportunidade para falar de negócio no momento oportuno. Para ser mais assertivo nas abordagens, utilize ferramentas que tragam informações de redes sociais ou sites de buscas.

Quer mais agilidade em suas vendas? Então conheça as soluções que nós temos para você. A Casting sempre está buscando soluções para que sua venda seja muito mais eficaz e produtiva. Conheça as novidades que a Casting tem para você. Clique aqui e peça uma demonstração.

Agora que você já sabe como utilizar o Social Seliing nas suas vendas, aproveite e faça excelente vendas. Quer saber como utilizar as redes sociais no varejo para vender mais? Clique aqui.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo