Saiba como definir metas que estimulem sua equipe

2020-12-01T11:40:04-03:0019 setembro, 2016|Gestão de Pessoas no Varejo|

Saber definir metas é indispensável. É uma das mais poderosas ferramentas para estimular sua equipe na busca pelos objetivos organizacionais. Quando bem desenvolvidas, alinham e engajam todo o time de trabalho, servindo como uma bússola para se alcançar os objetivos da empresa, por mais ambiciosos que eles sejam.

Todos nós temos metas na vida. Existem metas curtas e metas longas. Mas todas elas metas têm um objetivo que queremos alcançar. Ter metas é um passo muito importante na escolha da direção que queremos seguir e, também, para acompanhar de maneira integral todo o seu progresso. As metas se tornam essenciais para guiar e adaptar as estratégias. Com isso podemos alcançar melhores resultados, em qualquer setor que sejam feitas.

Quando temos metas bem definidas, fica mais fácil perceber quais são as ações que devemos tomar para alcançar nosso objetivo lá na frente.

Contudo, ainda há muita confusão na hora de definir esses objetivos. Muitos gestores encontram dificuldades e, por falta de informação, acabam por elaborar metas ineficientes. Sabendo disso, desenvolvemos este post para você. Continue lendo e descubra como definir metas que estimulem sua equipe.

Metas são indispensáveis

As metas são indispensáveis e se tornam uma das mais poderosas ferramentas usadas para poder estimular a equipe de vendas, principalmente quando o assunto é buscar os objetivos organizacionais.

Ao serem bem desenvolvidas, as metas alinham e engajam toda a equipe. Elas também podem servir como guia para se alcançar os objetivos da empresa, por mais ambiciosos que sejam.

Aprecie o ambiente de trabalho

Todas as ações de uma empresa devem ser pensadas de forma estratégica, pois ninguém quer perder tempo com atividades inúteis, não é mesmo? Na hora de definir suas metas isso também deve ser considerado.

Antes de tudo, é importante analisar os ambientes interno e externo da empresa, buscando informações que possam subsidiar a elaboração das metas. No ambiente interno, avalie o histórico de vendas, a produtividade e as despesas não estratégicas. No externo, busque as oportunidades e ameaças do mercado que podem ser usadas.

Com essa análise é possível buscar informações para construir a meta mais adequada para seu time de vendas ou sua empresa. É importante lembrar que uma boa meta é definida através de muita análise e observação para que seja uma meta que não esteja apenas no papel, mas que traga resultado.

Para isso, é interessante usar como ferramenta a análise SWOT, que busca identificar os pontos fortes e fracos do ambiente interno e as ameaças e oportunidades do ambiente externo. Com essas informações, fica muito mais fácil definir boas metas para toda a empresa.

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Elabore metas inteligentes

Com base nas informações coletadas, é hora de definir metas que tenham um real valor para o negócio e também para os colaboradores. Uma boa meta possui cinco principais características, elas são: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais — padrão mundialmente conhecido como SMART.

As metas devem ser desenvolvidas mensalmente, com pequenas variações entre cada mês. Vejamos melhor:

  • Específicas

É tratar com clareza cada meta, fazendo com que todos os envolvidos e interessados possam entendê-las facilmente. Metas específicas costumam identificar seus responsáveis, que serão cobrados pelos resultados esperados.

  • Mensuráveis

Metas eficientes são traduzidas em números ou percentuais que podem facilitar seu entendimento e também servem como métrica de desempenho, indicando o quão próximo ou distante cada colaborador está de alcançá-las.

  • Alcançáveis

Não adianta propor coisas impossíveis, isso não vai fazer com que sua equipe “compre” a ideia. A meta deve sempre ser alcançável, baseada em análises consistentes do ambiente interno e externo da empresa.

  • Relevantes

Elas não existem apenas por existir, todas são relevantes para que o negócio tenha sucesso e possa se diferenciar em meio ao seu segmento. Elas devem ser ambiciosas e relevantes, desde que nunca fujam da realidade.

  • Temporais

Além de tudo, lembre-se que elas devem contar com um tempo bem definido. O prazo para o alcance das metas não pode ser longo demais, pois os colaboradores podem perder o foco. Desenvolva metas mensais, com pequenas variações entre cada mês.

Indicadores para metas de sucesso

Não adianta apenas definir metas inteligentes, é importante aguçar o interesse da equipe pelo seu alcance. Para isso, é interessante definir recompensas que tenham um real valor para toda a equipe, como promoções e outros prêmios.

Procure entender qual recompensa é bem vista pelos seus colaboradores para que a equipe tenha um real engajamento em busca dos seus objetivos. Uma recompensa que não significará nada para eles não servirá de estímulo para o alcance das metas.

Para as empresas que buscam melhorias no desempenho corporativo, é de fundamental importância que invistam na gestão de indicadores e tenham metas definidas.

Para atingir tal meta, é necessário definir quem serão as pessoas ou responsáveis por acompanhar esses indicadores estratégicos, a execução e os planos de ação dentro de cada objetivo. Então é preciso estabelecer indicadores de planejamento estratégico condizentes com a realidade da empresa.

Esses indicadores são a chave para avaliar a eficiência da empresa. Em primeiro lugar a eficiência é o resultado do uso correto de recursos com a produtividade da equipe. A produtividade da equipe de vendas depende também da agilidade com que os processos são executados. Nesse sentido, o acompanhamento de indicadores de desempenho estratégico pode contribuir de diversas formas. Portanto, tenha metas para acompanhá-los.

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Os indicadores são métricas para identificar em que estágio de suas metas sua empresa se encontra. Sendo assim, eles podem ajudar um gestor de marketing a identificar se suas campanhas atingiram um objetivo. Esses indicadores são as bases para a empresa poder identificar trajetos mais eficazes e a origem de desperdício de recursos. Então deverão ser analisados os indicadores operacionais, os estratégicos e os táticos.

Estratégico

Dentro do indicador estratégico verificamos que ele é o começo de tudo porque é, através dele, que se demarca o futuro da empresa. É um indicador inicial, que servirá como um norte para a empresa e para as suas metas.

Tático

O indicador tático é o responsável por criar metas e condições dentro da empresa. Esse tipo de indicador é desenvolvido para metas de médio prazo. Desse modo, ele ressalta o modo de como cada setor deverá trabalhar para cumprir seus os objetivos e para que a meta seja atingida. Quando o indicado tático está alinhado com a estratégia é a possibilidade de alcançarem os objetivos é maior já que indica a tática a médio prazo.

Operacional

Outro indicador é o operacional. Dentro desse indicador ficam as ações que são aplicadas em curto prazo. Por serem de tão breve resposta, estão relacionados aos processos e à operação da empresa como um todo. Esse indicador é mais pessoal, está diretamente ligado aos funcionários e como ele pode contribuir com os objetivos da empresa.

Depois de conhecer esses indicadores você precisa entender que organizar as ideias, se comprometer e estipular prazos, são alguns exemplos de como se pode criar metas na empresa.

Não existe uma regra geral para estabelecer metas, mas criá-las serve como um impulso para o empreendedor. Mesmo assim é importante que estes objetivos sejam realistas e que não sejam cumpridos por obrigação ou apenas para cumpri um papel, ele precisa se tornar um desejo pessoal.

Como alcançar suas metas antes do planejado

Para que as metas sejam alcançadas antes do planejado é preciso não desviar o olhar de seu objetivo final.  Você precisa definir quais são as tarefas necessárias para atingir o resultado. A meta gera tarefas.

A equipe de vendas deve estar atenta ao que precisa melhorar. Todos os envolvidos com as metas devem se comportar da mesma maneira, serem positivos e determinados. É importante que todos saibam o que é prioridade para alcançar essas metas estabelecidas e o que não é.

Estabelecer metas é o primeiro passo para um planejamento financeiro bem sucedido. Então, conhecer o seu objetivo e planejar como atingi-lo, é fundamental e de grande importância para que você chegue no seu objetivo final.

Por exemplo, quando você quer ir a algum lugar, com seu carro, que você não conhece o que você faz? Olha um mapa, traça um plano de como chegar até o lugar que você precisa, pesquisa na internet, pede ajuda a amigos que conhecem o lugar. Assim devem ser definidas as metas.

Com esse exemplo você pode observar que as metas darão o Norte para serem seguidos em todo tempo dentro da empresa. E que, para obter êxito e alcançar as metas, deve ser feita uma análise do mercado em que a empresa atua.

Você pode fazer uma verificação do seu índice de vendas, também pode  avaliar os investimentos, a capacidade de vendas e entrega da empresa. Depois de fazer tudo isso é hora de definir o quanto a empresa quer crescer. E, principalmente, deve ter confiança na sua equipe de vendas e mostrar a eles isso.

Ofereça recompensas de valor

Este último ponto sempre deve ser lembrado. Não adianta apenas definir metas inteligentes, é importante aguçar o interesse da equipe pelo seu alcance. Para isso, é interessante definir recompensas que tenham um real valor para toda a equipe.

Diferente do que muitos acreditam, o dinheiro não é a única recompensa almejada pelos colaboradores. Atualmente existem maneiras mais criativas e econômicas de estimular os funcionários. Já pensou em um rodízio de pizza, uma vaga exclusiva na garagem ou mesmo um dia de folga? São algumas ideias de baixo custo e que agradam os colaboradores.

Para chegar a recompensa perfeita nada melhor do que usar a comunicação. Conheça a sua equipe, entenda o que eles precisam, quais são seus sonhos e metas pessoais. Você precisa tornar as metas um objetivo a ser comprido e não um peso.

E então, agora que já sabe como definir metas que estimulam sua equipe, que tal descobrir mais sobre o assunto? Leia nosso post sobre como desenvolver o ciclo de gestão de desempenho. Vamos lá!

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