5 motivos que influenciam a rotatividade de pessoas na área de vendas

A rotatividade, também conhecida como turnover, é um índice que evidencia a entrada e saída de colaboradores do quadro de funcionários da empresa. Ou seja, ela mostra o quanto os seus talentos estão permanecendo ou deixando a organização.

A alta rotatividade gera, além de custos de contratação e demissão, sobrecarga no time de gestão de pessoas e nas equipes das quais os colaboradores saíram. Dessa forma, ela desestabiliza o fluxo de atividades do negócio e ainda prejudica o ambiente organizacional.

Mas, você sabe o que faz com que os talentos deixem o negócio? Descubra agora os 5 principais motivos que influenciam a rotatividade nas vendas!

1. Falta de clareza sobre metas e desempenho

Quando o vendedor não sabe o que a empresa espera dele ou o quão próximo ele está das expectativas da organização, ele tem maiores chances de deixar o negócio. Isso porque as metas, quando bem estabelecidas, criam um senso de responsabilidade e motivação para a realização das atividades, uma vez que há uma recompensa quando elas são alcançadas.

Além disso, quando o vendedor não sabe nada sobre o próprio desempenho, não consegue identificar o quão satisfeita a empresa está com os resultados dele ou quais são os pontos que deveria melhorar, o que gera sensação de insegurança.

2. Dificuldade no relacionamento com lideranças

O gerente do time de vendas é o profissional que tem contato direto com os vendedores da sua empresa. Dessa forma, quando há problemas na liderança, os vendedores se sentem insatisfeitos, pressionados e estressados e, com isso, podem deixar a empresa, aumentando o seu índice de rotatividade.

3. Falta de perspectiva de crescimento profissional

Os profissionais da atualidade não buscam apenas bons salários como motivação no ambiente de trabalho. Eles querem se desenvolver e crescer na empresa, assumindo desafios cada vez maiores. Dessa forma, quando você não abre espaço para esse crescimento profissional, dando uma motivação para que o time gere bons resultados, há grandes chances de seus vendedores saírem para abraçar oportunidades melhores.

4. Sobrecarga e estresse

Um dos maiores problemas do time de vendas é a sobrecarga de atividades. Muitas vezes, os vendedores precisam realizar uma série de processos burocráticos, além da negociação com os clientes, o que gera acúmulo de atividades. Além disso, quando eles têm metas muito altas, muito difíceis de serem alcançadas, se sentem estressados e ansiosos por não atingirem os objetivos estipulados.

Dessa forma, a sobrecarga e o estresse são dois dos principais motivos que geram rotatividade no time de vendas da empresa, estando muito relacionados entre si.

5. Condições de trabalho

Um elemento que você deve observar caso a sua empresa enfrente altas taxas de rotatividade são as condições de trabalho. Ou seja, é preciso que você verifique se os vendedores têm acesso a tudo que eles precisam (celulares, computadores, informações, meios de transporte, entre outros) para realizar as atividades de forma adequada. Caso descubra algum gargalo nesse aspecto, é bem provável que ele seja o responsável pela alta rotatividade do time.

Entender o porquê dos altos índices de rotatividade da sua empresa é o primeiro passo para atuar no sentido de diminuir esse indicador. Dessa forma, ao identificar o problema, crie planos de ação eficientes, capazes de solucioná-los de forma a aumentar a retenção de talentos de vendas no seu negócio!

Quer saber quais são esses planos de ação? Então leia nosso próximo artigo e descubra estratégias de ouro para reduzir o turnover!

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