7 dicas para diminuir o turnover e aumentar a retenção de talentos

2020-05-29T14:04:50-03:0029 maio, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

O questionamento de todo varejista é descobrir como manter seus colaboradores engajados com os objetivos da empresa. Continue lendo esse artigo que preparamos especialmente para você e descubra como diminuir o turnover e aumentar a retenção de talentos.

Antes de mais nada, é importante entender o que significa turnover. No mundo corporativo a palavra turnover é bem conhecida.

Turnover é um conceito dado ao índice relacionado a rotatividade de colaboradores. Para medir a saúde organizacional, esse é um dos principais indicadores.

Quando o nível de turnover se torna elevado, ou seja, um aumento de demissões causando rotatividade de funcionários, isso gera ônus, porque envolve custos tanto com a saída de funcionários, como com a admissão de novos colaboradores.

Capacitar uma nova equipe e engajá-los na cultura da empresa, gera custos tanto a nível financeiro como no sentido psicológico.

Por que é tão importante a retenção de talentos?

O cenário atual apresenta um grande volume de vagas nas empresas, ao mesmo tempo em que apresenta uma grande quantidade de pessoas desempregadas.

Nesse sentido, profissionais capacitados geralmente estão empregados e podem escolher onde querem trabalhar. Com a grande dificuldade em encontrar pessoas gabaritadas, o melhor é a retenção dos profissionais talentosos que a empresa já possui. A prevenção, sem dúvida é o melhor a ser feito.

Para que as empresas se mantenham relevantes no mercado, um fator que sem dúvida se torna determinante é a retenção de talentos no time de vendas. Quando uma loja consegue diminuir o turnover e tem excelentes profissionais, culmina em melhores resultados para o negócio.

Nesse sentido, é necessário desenvolver estratégias que possibilitem o estreitamento de relacionamento dos colaboradores com a empresa, além de motivá-los constantemente.

Por que diminuir o turnover da sua empresa?

Alguns fatores são determinantes para que ocorra o tão temido turnover. Alguns motivos podem ser a rotina maçante, conflitos entre líderes e colegas, gerando um ambiente hostil.

Contudo, a maioria das pessoas que decidem mudar de emprego estão em busca de perspectivas melhores na carreira.

Reter e motivar os colabores são fatores primordiais para diminuir o turnover dentro da empresa. É importante desenvolver sistemas que forneçam as ferramentas necessárias para o sucesso dos funcionários, aumentando significativamente o engajamento dos colaboradores.

Quando a motivação no ambiente de trabalho está baixo, é importante descobrir quais são as possíveis causas do índice de turnover, para agir rapidamente, melhorando o clima organizacional.

Powered by Rock Convert

Possíveis causas de turnover:

  • Relacionamentos internos que geram um ambiente hostil;
  • remuneração abaixo da expectativa do colaborador;
  • treinamento ineficaz;
  • incompetência por parte dos gestores;
  • desvalorização pessoal.

Nesse sentido, vale lembrar que quando um colaborador pede demissão, ele leva embora o conhecimento, a experiência adquirida naquela empresa.

Um funcionário que é contratado por outra empresa, ou que resolve abrir seu próprio negócio, a chance de que ele seja bem-sucedido e conquistar os antigos clientes das empresas que trabalhou se torna muito provável.

O que difere um colaborador talentoso de um mediano é que o talentoso faz além do que foi pedido, executando tudo com um alto nível de excelência.

Todavia, um colaborador talentoso pode deixar de ser um talento se a empresa deixar de investir em treinamentos, fazendo com que ele perca a motivação e não encontre espaço para crescer.

Melhore a retenção no time de vendas

Como resultado da diminuição do turnover e o aumento da retenção de talentos, o aumento das vendas será uma constante em sua loja.

Quando os colaboradores estão engajados com a missão da empresa, se torna possível perceber o valor que ela possui. Nesse sentido, eles ficarão cada vez mais motivados a conquistar melhores resultados.

Sete dicas de como diminuir o turnover e melhorar a retenção no time de vendas:

  1. Aposte na boa comunicação;
  2. implemente metas que possam ser cumpridas;
  3. desenvolva um plano de carreira;
  4. invista em treinamentos;
  5. melhore o clima organizacional;
  6. ofereça benefícios;
  7. conte com soluções inovadoras.

Invista em treinamentos, tanto comportamentais como técnicos para desenvolver a qualidade profissional de sua equipe de vendas. Quando uma empresa investe em seus colaboradores, o sentimento de valorização se torna uma das maiores motivações para o alcance das metas.

Ainda assim, vale considerar avaliações de desempenho e pesquisas de clima e de satisfação. Para os gestores, essa se torna uma excelente ferramenta para o relacionamento e o desenvolvimento da equipe.

Para diminuir o turnover, a Inteligência Artificial e o Mobile Learning são essenciais dentro do varejo. Por exemplo, oferecendo treinamento em pílulas, através de um software personalizado no varejo direto no celular para os vendedores e de forma bem específica para cada necessidade.

O aplicativo Casting, é um produto voltado para o varejo e desenvolvido pela SER, especialista em gestão de talentos. Possibilita a comparação e análise de dados que envolvem conversão (pessoas que ingressam nas lojas e realizam as compras), potencial de compra dos clientes, rotatividade dos funcionários (turnover), qualificação e treinamentos dos funcionários e o dimensionamento de pessoas.

Os treinamentos também poderão ser em diversos formatos, desde games, até vídeos, apresentações etc. A gestão sobre os treinamentos (quem fez, aplicação de teste de conhecimento, como se saiu, quais as dificuldades etc.) podem ser monitorados pelos gestores para tomada de decisão na gestão. Isso aumentará a gestão sobre as pessoas, aumentará o engajamento e diminuirá custos de deslocamento e cursos caros.

Solução Casting

Por fim, é diminuído o tempo para contratação de novos colaboradores, já que a Casting dá a possibilidade de aceleração do processo de R&S através do seu módulo de abertura e fechamento de vagas.

A Solução Casting pode ajudar sua loja na retenção de talentos e redução do turnover, possibilitando melhores resultados para o negócio como um todo.

Quando você está atento aos pequenos detalhes, haverá uma grande diferença na vida de seus colaboradores e a redução do turnover será uma realidade, criando um ambiente colaborativo e mais produtivo.

Agora que você já entendeu a importância de diminuir o turnover e aumentar a retenção de talentos faça parte você também da Solução Casting.

Um Comentário

  1. […] as empresas que adotam o modelo de gestão por resultado conseguem diminuir significativamente o turnover e, como consequência, retém os talentos; o ambiente de trabalho se torna mais harmonioso e […]

Deixar Um Comentário