Os benefícios do relatório de vendas

Para fazer a gestão de vendas, é essencial conseguir as informações relevantes do status do seu negócio. Essas informações, unidas e consolidadas, se tornarão um relatório de vendas.

Nem sempre as informações que precisamos estão de forma clara para análise. Muitas vezes, não analisam os relatórios de vendas que não são objetivos.

Precisamos entender os benefícios do relatório de vendas, transformando assim algo difícil de entender para objetivo e de fácil acesso.

Como fazer um relatório de vendas assertivo

A primeira impressão que temos, quando precisamos fazer um relatório comercial, é que precisamos fazer algo complexo, com muitas informações.

Na verdade, nosso primeiro objetivo deveria ser, ao invés de ter muitas informações, buscar os dados que realmente são solicitados para gestor.

Muitos números só confundem, mas um bom relatório de vendas é aquele que tem os números suficientes para uma excelente análise.

A importância de um bom relatório de vendas

Hoje em dia existem muitos recursos, por isso, use a tecnologia ao seu favor. Existem sistemas que produzem o relatório de vendas automaticamente, por exemplo.

Com certeza, quando o relatório é feito manualmente, algumas informações importantes podem estar equivocadas, por um simples erro de digitação. Com isso os números não terão consistência.

Um relatório de vendas 90% correto, é um relatório que não pode ser usado, pois ele pode levar ao 100% de erro na análise de decisão.

Um foguete lançado no espaço, se estiver 3 graus fora de sua rota na hora do lançamento, certamente ele estará a anos luz de distância do seu alvo de chegada.

Assim é um relatório de vendas com erros. Você pode tomar uma decisão de fechar um negócio com seu cliente, mas depois perceber que recebeu uma informação errada no seu relatório. Ou seja, você não poderá efetivar essa venda, mas sem um relatório de vendas assertivo, infelizmente será tarde.

Você precisa ter uma gestão profissional e usar a tecnologia para ter relatórios de vendas confiáveis. Por isso é muito importante e fundamental você conhecer os números das suas vendas constantemente.

As pessoas responsáveis em fazer relatório de vendas devem estar alinhadas e conscientes com aquilo que o gestor de vendas e a equipe de vendas necessitam.

Para algumas pessoas, fazer essa tarefa de elaborar esses relatórios de vendas, é algo “chato” e sem sentido. Por isso, quando elas compreendem o quanto esses relatórios são uteis e trazem benefícios, isso fará toda a diferença.

Informações importantes no relatório de vendas

1- Número de visitas, positivações ou vendas efetuadas

Para se obter essa informação é necessário disciplina, pois é preciso que a equipe preencha essas informações corretamente. Muitas empresas utilizam aplicativos, que de uma maneira rápida e fácil, o profissional de vendas alimenta com as suas agendas do dia.

2- Priorizar assuntos pendentes da última reunião

Quantas vezes você acabou retornando ao mesmo assunto, que foi discutido na última reunião, em que informações tinham que ser elaboradas, e assim poder chegar em um ponto de decisão?

Não esqueça de finalizar esse levantamento e coloque como prioridade para ser resolvido esse assunto pendente.

CTA ebook tecnologia

3- Analise o relatório de vendas com volume e o faturamento em dinheiro

Observe o total das vendas realizadas, e o volume vendido. Assim você pode observar também o preço médio que as vendas estão sendo realizadas.

Isso você pode fazer por cada serviço ou mercadoria vendida, podendo ter uma projeção de vendas conforme algum período anterior que seja próximo.

Quer saber o que é e como fazer Sistema de Gestão de Desempenho? Clique aqui.

4- Vendas por vendedor, por cliente, por filial ou região

Essa mesma análise de faturamento: volume, financeiro, produto, preço médio, etc. você pode agora desmembrar por vendedor, para poder observar o que cada pessoa da sua equipe está conquistando.

Também é interessante verificar por cliente, observar o que ele está comprando mais e aquilo que ele está deixando de comprar.

No caso de você ter mais filiais e vender para outros regiões (municípios, estados e até outros países), com um relatório de vendas bem elaborado, você pode observar e fazer a gestão desses canais fazendo os comparativos por região, centralizar esforços numa região que as vendas estão mais difíceis, e assim poder tomar as decisões, não sendo de forma geral, mas de forma localizada.

Afinal cada ponto é um ponto e cada região é uma região, seu relatório de vendas tem que identificar esses pontos.

5- Ticket médio por cliente

Algo que para quem trabalha no varejo é fundamental é o ticket médio. Vamos lembrar daquele velho, mais ainda atual conselho de vendas: Você pode vender mais de duas formas, a primeira é abrindo ou conquistando novos clientes, e a segunda forma é vendendo mais para os seus próprios clientes.

Com certeza a segunda forma é a forma mais fácil de crescer em vendas e toda a equipe de vendas deve explorar com muito foco. Sendo assim, o relatório de vendas tem que constar esse indicador importante que é o ticket médio de vendas, para verificar se esse objetivo está sendo alcançado.

Seja produtivo e consciente

Quanto de papel sua empresa consome? Os relatórios ainda são impressos? Esses gastos desnecessários precisam acabar e, o mais importante, usando os relatórios de vendas virtuais, a apresentação será muito melhor, e você ajudará o meio ambiente.

O benéfico de não usar papel no relatório de vendas é que, certamente, esse relatório estará útil para o próximo dia.

O relatório de vendas em papel é como um produto perecível fora da geladeira, acabou de ler, para o próximo dia você vai precisar de outro, porque o de ontem já venceu.

Independente qual seja o tamanho do seu negócio, se ele é pequeno, médio ou grande, não importa. Existem negócios grandes, mas produtivos e conscientes na gestão. Mas também existem negócios pequenos que estão fazendo os seus clientes perder os cabelos por tanta falta de informação, ou muita informação sem necessidade.

Seja consciente e produtivo, utilize relatórios de vendas digitais. Conheça as ferramentas que a Casting tem para você fazer a sua gestão de vendas muito mais práticas e conscientes. Seu relatório de vendas pode ser prático e objetivo, e não maçante e ainda impresso no papel. Ganhe tempo, e ganhe eficiência em vendas, conheça a tecnologia que a Casting tem para te oferecer.

Um comentário

  1. […] pode trabalhar melhor a gestão da sua equipe. Vai conseguir entender e procurar como fazer essas vendas “casadas” ou em combos. Procurando trazer mais margem de contribuição para o seu […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo