Recrutamento e seleção online, saiba mais sobre essa tendência

2021-10-08T09:26:46-03:007 agosto, 2020|Sem categoria|

A era digital chegou com tudo esse ano. Pandemia, quarentena, lojas fechadas e muitas pessoas trabalhando de home office. Muitas empresas estão se adaptando a esse mundo online e, algo que está sendo tendência, é o Recrutamento e Seleção Online.

Devido a pandemia, o distanciamento social é um dos assuntos mais falados na atualidade e como contratar de forma segura? Com esse cenário novo, o RH teve que se adaptar e se transformar principalmente na quarentena, e com os protocolos de segurança.

Sendo assim, a internet é um dos meios digitais mais aconselhados para a empresa ingressar no recrutamento online. Esse tipo de recrutamento é usado quando não há a possibilidade de contato presencial com os candidatos para as vagas na empresa.

Esse novo método de recrutar traz muitos benefícios que outros modelos não possuem. Mas antes, vamos entender o que é recrutamento e seleção online.

O que é recrutamento e seleção online?

Antigamente era normal vermos pessoas indo de loja em loja entregar currículos, hoje isso é muito raro. Enviar currículos online se tornou algo muito comum, o que agilizou muito o processo.

No recrutamento online, o RH busca a pessoa que quer contratar totalmente online. Desde o recebimento dos currículos, ele faz a análise e a seleção dos melhores para o cargo proposto, de forma digital, sem contato nenhum com os selecionados nessas primeiras etapas.

Neste processo existem alguns passos necessários a seguir, que se tornam imprescindíveis. No primeiro momento é preciso fazer um planejamento estratégico. Ou seja, a pessoa responsável pelo recrutamento ou designada para o processo, deverá detalhar o tipo de vaga que será preenchida. Também deverão ser divulgadas nas redes sociais e nos canais certos o processo que será iniciado dentro da empresa.

A seguir deverá ser feito um monitoramento dos perfis dos candidatos, para que com uma entrevista em vídeo sejam aplicados os testes via online aos candidatos que se propuserem as vagas ofertadas. Com isso a empresa necessitará de um software com programas especializados.

Um encontro presencial só será utilizado quando for mesmo necessário, normalmente apenas na etapa final. A entrevista também é feita online, através de plataformas de vídeo conferência ou com envio de vídeos dos candidatos.

Até mesmo teste de proficiência são feitos de forma digital. O objetivo aqui é tudo ser feito online e você vai entender como isso traz benefícios à sua empresa. Mas antes, vamos entender melhor como essa seleção online funciona.

Como funciona?

A seleção online começa no envio do currículo digital dos candidatos. A partir daí, a seleção é feita com base nesses dados enviados. É importante deixar tudo muito bem explicado e detalhado para que através disso, possa sanar todas as dúvidas que vierem no decorrer do processo.

Uma explicação detalhada da vaga irá agilizar ainda mais o recrutamento. Apenas pessoas que se encaixem nesses requisitos se candidatarão.

Ter as ferramentas certas, um RH bem treinado, fazer as perguntas certas e os testes certos, ajudam na eficiência da seleção e da melhor escolha dos candidatos que sejam ideais para a vaga proposta.

Definindo o recrutamento certo

Este processo deve ocorrer sob a supervisão de certos estágios para obter uma boa resposta. Sendo assim, um dos primeiros passos será atrair a atenção dos candidatos, feito com perguntas que girem em torno de informações pessoais. Isso poderá ser feito através de comunicado na internet dos tipos de vagas por exemplo.

A seleção e o contato com os candidatos deverão ser realizados após o preenchimento de formulários adequados. Sendo assim, esses dados serão inseridos no banco de dados da empresa.

Em tempos de dificuldade como o que estamos vivendo, as plataformas de recrutamento e seleção online assumem novas posturas. Por exemplo, entrevistas em vídeo, em grupos e através de streaming ao vivo. Com isso, haverá candidatos qualificados combinando com empregadores adequados, fazendo com que as contratações se tornem mais restritas.

Técnicas para o recrutamento e seleção

Para que ocorra a seleção interna dentro da empresa, pode ser acessada a indicação de funcionários ou banco de currículos já catalogados.

Também podem ocorrer contatos com universidades ou escolas técnicas, assim como gerenciamento dos arquivos enviados por sindicatos, redes sociais ou agências de recrutamento e headhunters.

Para que esse processo seja otimizado, o empregador deve saber com precisão o que procura. Por isso, a divulgação das vagas deve ser de forma clara e dinâmica. Ou seja, as indicações dentro da própria empresa podem ajudar na hora da seleção desses candidatos. Esse processo precisa que a tecnologia esteja a favor, quando as vagas forem divulgadas da maneira correta e conquistar um recrutamento e seleção online de sucesso.

CTA ebook tecnologia

Quais são os benefícios?

Já sabemos que a tecnologia sempre traz benefícios e agilidade quando o assunto é a empresa. Agora, quais os benefícios que a seleção e o recrutamento online trazem? Vamos listar 6 benefícios para você aderir para o processo online e modernizar seu RH.

1- Redução de custos

Como já diria o velho ditado, tempo é dinheiro. Fazer a seleção manual de candidatos, imprimir currículos, depender de horas para aplicar os testes, todas essas situações citadas trazem muitos custos.

Com o processo online essas despesas não existem, não há impressão de currículos, os testes são enviados online e o RH só receberá o resultado final. Sem contar com todos os intermediários que são necessários para aplicar um recrutamento e seleção.

Não será necessário pagar para anunciar em jornais, revistas ou terceirizar o recrutamento. Essas despesas são evitadas com o recrutamento e seleção online.

2- Agilidade no processo

Com o anúncio da vaga os currículos são enviados de forma rápida e por pessoas que tem o interesse na vaga detalhada no comunicado. Não é necessário depender de marcação de dias para que os candidatos se apresentem na empresa. Tudo é feito no mundo instantâneo da internet agilizamos muito sua escolha de um novo colaborador.

Todas as áreas da empresa devem estar envolvidas no recrutamento e na seleção dos novos funcionários aos cargos indicados. Ou seja, o líder da equipe, que gerenciará esse colaborador, precisa ter um papel mais decisivo no momento da escolha.

Ele pode ter uma visão diferente do que a equipe realmente precisa. Isso se deve por estar mais presente no dia a dia e na execução das tarefas para onde o entrevistado será contratado.

Por isso, obter mais de uma opinião em um processo de contratação, com exposições diferentes de pontos de vista, é uma das formas de melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa. Atrair pessoas para uma oportunidade de emprego não é tarefa difícil.

Portanto, os detalhes na construção de uma vaga de emprego têm papel fundamental para que o processo seletivo flua corretamente aumentando as chances de acerto na escolha de um profissional que se encaixe no que a empresa precisa.

3- Maior alcance de candidatos

Ao invés de uma pilha de currículos para procurar o que mais se encaixa com a vaga, o RH terá uma ferramenta com currículos já pré-selecionados, utilizando filtros que alcançam pessoas que podem estar até mesmo em outros países.

Já pensou que o gerente perfeito para a vaga que está disponível está em outra cidade, mas tem interesse em se mudar? O mundo da internet é muito amplo e alcança milhares de pessoas.

Uma vantagem do recrutamento online, é que ele abre muitas portas para candidatos que nem sempre moram na mesma cidade ou estado onde a empresa se localiza.

Porém, uma desvantagem é que dependendo da localização da empresa, o candidato, passando para às próximas fases da seleção deverá se mudar para lá.

Mesmo diante disso, em vez de receber currículos impressos na portaria da empresa, hoje eles chegam por meio de e-mail e plataformas de recrutamento digital. A vantagem é que a tecnologia avança cada vez mais para ajudar candidatos e empresas a se conectarem.

Quem trabalha com Recursos Humanos encontra nas plataformas de recrutamento online as soluções necessárias para agilizar o trabalho, filtrar melhor os candidatos e identificar futuros talentos.

4- Currículos padronizados

Comparar currículos que são muitos diferentes um do outro pode levar muito tempo. Com a seleção online os candidatos enviam o currículo de forma padronizada facilitando muito a escolha com base nas exigências da vaga.

As desvantagens, no recrutamento digital, podem ser corrigidas quando o recrutador encontra os parceiros certos para fazer um recrutamento digital eficiente. Sendo assim, a tecnologia avança cada vez mais para ajudar candidatos e empresas a se conectarem.

As plataformas de recrutamento digital apresentam as soluções necessárias para agilizar o trabalho, filtrar melhor os candidatos e identificar futuros talentos.

5- Filtro de candidatos

Deixando a descrição da vaga bem-feita e detalhada, incluindo as exigências e observações que você está procurando para cada vaga, é possível fazer um filtro de candidatos e receber o currículo apenas daqueles que se encaixam nos requisitos.

Sendo assim, no recrutamento e seleção online é possível receber apenas os candidatos que correspondem a cada vaga de forma organizada e ágil, otimizando tempo do RH.

Por isso, uma das principais vantagens do recrutamento digital é de ir além do envio do currículo. Ou seja, esse espaço na internet serve muito mais do que apenas enviar currículos, pode transmitir conhecimentos sobre como se comportar em uma entrevista, dicas de linguagem corporal e outras.

Se o recrutamento digital for feito de maneira inteligente, filtrando as principais características nos candidatos, haverá mais chances de o recrutador encontrar profissionais com perfis compatíveis para as vagas disponíveis.

O recrutamento sendo online faz com que as vagas alcancem profissionais de diversas regiões, facilitando o encontro do perfil ideal. Mesmo estando longe, esses profissionais podem ter todas as qualificações desejadas pela empresa.

É importante que, em algum momento desse recrutamento, a entrevista deixe de ser virtual. Ou seja, para que não ocorra falhas na seleção dos candidatos, é necessário que o profissional de RH consiga estabelecer os filtros corretos na plataforma do recrutamento digital. Por isso, são esses filtros que vão separar as características desejadas das não desejadas.

6- Reduz o nervosismo dos candidatos

Por fim, sem a entrevista presencial os candidatos podem se sentir mais a vontade no momento da apresentação fazendo com que seja possível conhecer a pessoa como ela realmente é.

No recrutamento online a entrevista pode ser feita por vídeo conferência ou através de um vídeo gravado pelo candidato. Podem ser feitas quantos o RH julgar necessário e pertinente para conhecer bem a pessoa.

Com candidatos menos nervosos é possível fazer perguntas mais específicas, testes e provas online mais detalhados. Tudo para que o processo seja o mais assertivo o possível.

Toda empresa quer ter colaboradores excelentes e felizes com o seu trabalho. A seleção é o início do processo de construir um ambiente mais agradável, ágil e com benefícios para todos. Modernizar o RH e tornar sua seleção e recrutamento online faz com que essa experiência se inicie antes mesmo de encontrar a pessoa.

Esse é o caminho para construir uma equipe capaz de atingir bons resultados e tornar as coisas mais fáceis para o momento em que estamos vivendo.

CTA ebook reduzir custos

Tipos de Recrutamento

Existem dois tipos de recrutamento que são essenciais para a empresa. O recrutamento interno e o externo.

No recrutamento interno o RH da empresa já possui as pessoas previamente indicadas, com nome dos profissionais que já atuam dentro da empresa.

Buscar referências dos colaboradores selecionados para a vaga é um recurso que evita erros de análise apenas com currículo e uma conversa durante a entrevista. Uma carta de recomendação ou conversar com ex-empregadores tende a ser maneiras simples de melhorar o recrutamento e seleção da empresa.

Agora, o tipo de recrutamento externo, é feito com candidatos que enviam seus currículos via online ou presencialmente.

Aprender como melhorar o recrutamento e seleção de uma empresa pode ser o fator decisivo para estar à frente de concorrentes em vários quesitos. Por isso existem alguns pontos no processo de recrutamento, que contribuem com o recrutador para que não sejam feita escolhas erradas, de perfis que não condizem com o cargo proposto.

Agora que você conhece a Seleção e o Recrutamento online, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo