Recrutamento e seleção de pessoas: saiba quais são os benefícios

2022-05-17T09:33:44-03:008 maio, 2020|Sales Performance Management|

Uma das principais etapas para a atração de talentos e otimização dos resultados do seu negócio é o recrutamento e a seleção de pessoas. Ou seja, saber escolher os colaboradores mais adequados para cada função é fundamental para a sua loja possa decolar. Continue lendo e saiba quais são os benefícios e como realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas de maneira eficaz!

Devido ao acesso as informações e o aumento da competitividade, as empresas estão despertando para a necessidade de buscar novas estratégias de crescimento. Mas o fator humano continua sendo a peça fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer negócio. Em outras palavras, ainda que a tecnologia tenha um enorme impacto no varejo, é importante que se tenha pessoas capacitadas para manuseá-la corretamente.

O futuro da sua loja depende do bom desenvolvimento de sua equipe de vendas, por isso escolher a pessoa certa que irá ocupar cada cargo é imprescindível. Todo gestor precisa entender sobre a importância do recrutamento e da seleção de futuros colaboradores.

Quando sua loja tem colaboradores alinhados com sua cultura empresarial, o índice de produtividade aumenta e diminui consideravelmente o índice de turnover. Além disso, levar em consideração as soft skills e o fit cultural do candidato, melhora a sua qualidade de vida no trabalho, logo, ambos os lados são beneficiados.

É importante o time de RH levar isso em consideração, pois segundo a International Stress Management Association, 9 a cada 10 brasileiros possuem sintomas de ansiedade. Em contrapartida, 54% dos trabalhadores no Brasil dizem estar satisfeitos com os seus trabalhos, segundo um estudo realizado pela Sodexo.

Como funciona o recrutamento e a seleção de pessoas no varejo?

O recrutamento e a seleção dos novos colaboradores precisam ser realizados em alta performance, ou seja, escolher pessoas que apresentem tendências comportamentais que combinem com valores e crenças da empresa, para que haja um impacto considerável nos índices de engajamento.

Não é possível alcançar as metas e ainda sobreviver no mundo corporativo, sem um bom quadro de funcionários. O capital humano é que impulsiona o progresso do varejo, criando um ambiente sadio, produtivo e trazendo inovações. Em outras palavras, são os seres humanos que fazem a gestão, analisam o comportamento do seu público alvo e outras atividades que levam a sua loja ao crescimento.

É muito importante que no momento das contratações, não seja avaliado apenas os conhecimentos ou as habilidades dos candidatos. É necessário contratar com base no fit cultural para identificar aqueles profissionais que estejam alinhados com os valores de sua empresa. Através de diversas técnicas, é possível fazer a avaliação do fit cultural durante o processo seletivo.

Primeiramente, o Fit Cultural se trata de medir o quanto os valores, crenças e comportamento do candidato se encaixam com os princípios que regem o seu negócio.

Fazer essa análise durante o processo de recrutamento e seleção de pessoas ajudará a sua loja a entender o quanto aquele candidato se encaixa com os valores dela. Além disso, as chances deste funcionário ser engajado com a marca e utilizar ao máximo o seu potencial é muito maior.

Portanto, é essencial saber se aquele candidato (seja vendedor ou qualquer outra função) tenha um “match” com a sua loja nesse quesito, a fim de gerar melhores resultados.

Quem são os profissionais que atuam no recrutamento e seleção de pessoas em uma loja?

 Para que haja um recrutamento eficaz é importante entender o papel importante que o RH desempenha, pois é ele que fará a seleção. Por isso os gestores precisam estar alinhados com o RH, para identificarem talentos, direcionar qualidades, administrar conflitos e manter o bom relacionamento entre todos os colaboradores.

A seleção é muito mais do que analisar currículos e fazer uma entrevista, por isso é tão importante investir em tecnologia para a construção de operações mais eficientes e inovadoras. Dentro do processo seletivo, para identificar os candidatos mais adequados, pode ser realizados testes, dinâmicas, entrevistas e através de softwares identificar perfis comportamentais.

Quando falamos sobre recrutamento e seleção de pessoas, normalmente, pensamos no recrutador, todavia, existem outros profissionais que atuam nesse processo, que são:

Recrutador

Ele é responsável por atrair novos candidatos à sua loja, bem como, despertar o interesse do candidato à vaga, de acordo com as necessidades do negócio.

Headhunter

O seu papel é semelhante ao do recrutador, porém, ele atua no recrutamento e seleção de pessoas para cargos de liderança.

Business Partner

Seu trabalho ocorre em conjunto com a diretoria com o intuito de definir quais vagas serão abertas, bem como, os critérios de contratação.

Analista

Seu trabalho consiste em atividades mais funcionais do recrutamento e seleção de pessoas, como agendamento de entrevistas e organização de currículos.

Psicólogo

Este profissional atua analisando o comportamento dos candidatos nas entrevistas e atividades durante o processo de recrutamento e seleção.

Dessa forma, ele é capaz de indicar o profissional mais adequado para assumir a função que a loja precisa naquele momento.

Entender quais são os profissionais que atuam no processo de recrutamento e seleção de pessoas é importante para que haja uma comunicação assertiva. Da mesma forma, a gestão da loja possa atingir os resultados esperados sem que os colaboradores tenham gaps comportamentais.

Descubra as etapas de um processo seletivo de sucesso

Um processo de recrutamento e seleção eficazes, exige alguns fatores importantes, como:

  • Planejamento;
  • Poder de execução;
  • Equipe responsável;
  • Budget;

Através de dashboards, é possível coletar resultados dos indicadores de forma periódica. Além desse controle de métricas de recrutamento e seleção, também é importante que outras ações sejam tomadas.

Por meio de reuniões e planos de ação que possam corrigir os desvios das metas e melhorar continuamente o processo de recrutamento e seleção, sua loja caminhará rumo ao sucesso.

Nesse sentido, para te ajudar a realizar um processo de recrutamento e seleção de pessoas com sucesso, listamos algumas das principais etapas abaixo:

Divulgação da vaga

Neste processo, a loja informa a abertura da vaga em todos os canais possíveis para atrair os candidatos.

Triagem de currículos

Após receber os currículos, é necessário filtrar àqueles que possuem o perfil ideal para vaga, esse processo pode ser feito com ajuda tecnológica ou não.

Entrevista por telefone

Ao escolher um candidato, é interessante entrar em contato por telefone para conhecê-lo melhor e entender se ele é um potencial candidato ou não.

Dinâmica de grupo

Realizada a seleção por telefone, são realizadas dinâmicas de grupo para compreender melhor o perfil de comportamento dos candidatos, ou seja, as suas soft skills.

Análise comportamental

Podendo ser feita de forma coletiva ou não, esta etapa serve para identificar as competências socioemocionais dos participantes do processo de recrutamento e seleção.

Teste de conhecimento técnico

É uma prova que tem como finalidade, avaliar o conhecimento técnico do candidato.

Solução de case

Nesta fase, o candidato recebe um caso hipotético para que os profissionais de recrutamento e seleção possam avaliar como ele se sairia numa situação real parecida.

Entrevista individual

Após todas as fases, marca-se uma entrevista presencial com o potencial candidato.

Proposta

No momento da proposta, o gestor e o profissional de RH irão passar as informações da vaga e todas as condições estabelecidas.

Contratação

Se trata da entrega dos documentos e a assinatura do contrato de trabalho e demais termos relacionados.

Integração

Finalmente, o novo colaborador será inserido no ambiente de trabalho e realizará as suas funções.

Contudo, é importante lembrar que não é preciso que o recrutamento e seleção de pessoas da sua loja seja exatamente assim, você pode (e deve) adequar isso ao seu negócio.

CTA ebook reduzir custos

Entrevista de emprego online

Depois da pandemia que o Covid-19 gerou, o mundo nunca mais será o mesmo. Devido ao isolamento social a comunicação através de chats e videoconferências se tornou algo normal para todos no mundo corporativo.

Através de videoconferência, a entrevista online torna o processo de recrutamento e seleção mais rápido e prático. Também facilita para os candidatos que estão procurando uma nova oportunidade de emprego e querem mudar de cidade.

Benefícios do processo de recrutamento e seleção de pessoas no varejo

Otimização do tempo do RH

Gastar tempo atendendo telefonemas e respondendo e-mails sobre vagas, é algo do passado. Através de uma ferramenta capaz de automatizar as etapas do processo, o RH não precisa mais gastar horas elaborando e analisando o desempenho dos candidatos.

Apesar disso, com a mudança do varejo nos últimos anos, é importante estar os profissionais contratados tenham o perfil compatível com os “vendedores do futuro“.

Aumento da produtividade

A escolha de um bom profissional gera engajamento para a melhoria nos índices de produção, desenvolvendo suas atividades com mais qualidade e rapidez. Eliminam as tarefas improdutivas e o atendimento ao público se torna mais eficaz.

Melhora do desempenho dos funcionários

A contratação de um profissional que esteja alinhado com as expectativas do gestor, trará inúmeros benefícios, como aumentar o engajamento da equipe de vendas impactando nos resultados e nas metas.

Por exemplo, ao contratar um vendedor que esteja alinhado aos valores da sua loja, você poderá treiná-lo para desenvolver a sua criatividade para alcançar as metas estabelecidas pela gestão.

Menor custo

Quando a seleção não é de alta performance, a contratação inadequada leva a uma alta rotatividade de colaboradores e isso gera um custo elevado para a empresa. Não apenas operacional, mas de vendas. Já que leva cerca de 15 dias para contratar um novo vendedor e mais 90 a 120 dias para treiná-lo sobre os produtos, marca etc. Sem falar no tempo perdido para tentar normalizar o nível de vendas de antes. A seleção de pessoas capacitadas reduz o turnover, trazendo altos índices de produtividade, fortalecendo a imagem do seu varejo no mercado.

Segundo uma publicação da Reachr, alguns negócios gastam 52,5 horas com processos de recrutamento e seleção, ou seja, neste processo é gasto mais de R$2.000,00.

Além disso, estima-se que as organizações gastem por volta de US $19,8 bilhões em contratações que não atingiram o resultado esperado.

A solução tecnológica e o RH

A Inteligência Artificial e o Mobile Learning podem ser eficazes para o recrutamento e seleção de pessoas, facilitando a comunicação entre os gestores e o RH para a tomada de decisões.

Para o bom desenvolvimento de sua empresa dentro do varejo, utilizar ferramentas e softwares que otimizem os processos e acelerem as contratações é o melhor caminho para a transformação do RH.

O futuro do recrutamento e seleção de pessoas aponta para duas tecnologias em potencial que são: people analytics e inteligência artificial.

Sendo que a primeira é planejada para melhorar a assertividade na escolha dos candidatos baseado no banco de dados dos colaboradores atuais e antigos de um empreendimento. Ou seja, através das informações dessas pessoas, o RH terá mais clareza em identificar as características essenciais durante o processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Enquanto a segunda poderá utilizar em inúmeras ocasiões, como a triagem de currículos ou a avaliação comportamental.

O aplicativo Casting, é um produto voltado para o varejo e desenvolvido pela SER, especialista em gestão de talentos e provedora de ferramentas para gestão de recursos humanos. Possibilita a comparação e análise de dados que envolvem conversão (pessoas que ingressam nas lojas e realizam as compras), potencial de compra dos clientes, rotatividade dos funcionários (turnover), qualificação e treinamentos dos funcionários e o dimensionamento de pessoas.

Por fim, através de uma boa solução é possível ajudar na implementação do processo de recrutamento e seleção de pessoas e a CASTING pode ajudar nesse sentido. O recrutamento e a seleção de pessoas trarão inúmeros benefícios dentro do varejo, garantindo um excelente retorno financeiro. Por fim, a Casting está disposta a te ajudar a melhorar em todos os aspectos da sua loja, por isso, preparamos outros artigos no nosso blog para você.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] são as competências de um vendedor de sucesso e alta performance é essencial para que você selecione os melhores profissionais para a sua equipe. Porém, isso também auxilia na hora de identificar os talentos que você já […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo