Fique por dentro da Quarta Revolução Industrial e seus impactos

O mundo está em plena mudança e as novas tecnologias dominam a nossa rotina. Entenda melhor o impacto da Quarta Revolução Industrial.

Certamente, você já ouviu falar em Quarta Revolução Industrial. Esse movimento não se limita apenas ao surgimento de novas tecnologias, mas marca a transição para sistemas que estão alterando totalmente a maneira como vivemos e produzimos.

O impacto das transformações obriga todos a acompanhar o ritmo dessas mudanças e faz com que as empresas fiquem cada vez mais atentas.

Muitas novidades estão surgindo e com elas novas oportunidades de mercado. Estar atento a essas mudanças é fundamental para estar à frente e vender melhor aos seus clientes. Porém, algumas dúvidas podem surgir em meio a tantas tecnologias envolvidas.

Esse cenário novo preocupa você? Confira o nosso post para saber o que é a Indústria 4.0 e como ela impacta diferentes negócios e a sociedade.

O que é a Quarta Revolução Industrial?

A expressão Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, foi criada pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM). Segundo essa definição, a industrialização atingiu um patamar no qual “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”.

Esse termo foi usado pela primeira vez em 2016 e podemos ver seu reflexo nos dias atuais. Ou seja, encontramos o virtual e o físico cooperando entre si de maneiras diferentes e no mundo inteiro.

Trata-se de uma transição para novos sistemas construídos sobre a revolução digital, com tendência à automatização das fábricas e forte presença de processos digitais.

Após três processos históricos que mudaram totalmente o fluxo de produção ― a primeira revolução trouxe a mecanização, a segunda apresentou a eletricidade e permitiu a manufatura em massa, e a terceira foi marcada com a chegada da eletrônica e das telecomunicações.

A indústria 4.0 está provocando uma transformação profunda na maneira como lidamos com os mais diferentes aspectos. Ignorar essas mudanças pode impedir o desenvolvimento e condenar uma empresa à falência.

O alcance dessa nova revolução é ampla e não se limita a sistemas inteligentes. Estamos falando de sequenciamento genético até a nanotecnologia e computação quântica. Vemos a fusão dessas tecnologias em várias áreas, o que diferencia a Quarta Revolução Industrial das outras revoluções que aconteceram anteriormente.

Quais são as suas características mais marcantes?

Dentro de cada revolução encontramos pontos positivos e negativos. No caso da Quarta Revolução Industrial podemos ver como vantagem eminente a produtividade aumentando, destacando a do varejo. Vemos aplicativos surgindo, dispositivos inteligentes nas lojas para auxiliar o vendedor na hora da venda, entre outros benefícios que trouxe eficiência e qualidade aos processos.

Como ponto negativo podemos citar que essas mudanças estão acontecendo rapidamente e sendo necessário uma adaptação da empresa no mesmo ritmo. Além disso é necessário treinar sua equipe para que eles estejam preparados e não falte pessoal qualificado.

Sendo assim podemos ver a influência dessa nova revolução no emprego, se tornando um dos principais desafios. Estimam que, até 2030 perderíamos 800 milhões de trabalhos pela robotização.

Porém, se estivermos preparados para essas mudanças mudaremos o jogo e teremos oportunidades, pois novas tecnologias surgiram e, com ela, novas profissões.

Por isso é necessário estar atento e acompanhar a Quarta Revolução Industrial de perto.

Alguns aspectos indicam os caminhos que a Indústria 4.0 deve seguir e como os modos de produção serão alterados. Destacamos aqui alguns desses recursos. Confira.

Monitoramento em tempo real

Sistemas inteligentes estão surgindo para facilitar a vida das empresas. Investir nesses recursos podem trazer vários benefícios, além de destaque perante os concorrentes.

A virtualização e a alta tecnologia permitem que as análises sejam feitas em tempo real, indicando problemas imediatamente e evitando desperdícios. Isso possibilita um uso mais inteligente de recursos e diminui o impacto das falhas.

Imagine por exemplo uma loja de chocolates que, por conta de um problema elétrico perde a temperatura do ambiente e começa a esquentar. Sem um sistema de monitoramento esse estoque poderia ir por água abaixo.

Sabemos que hoje é possível fazer esse monitoramento, acompanhar até mesmo do celular como está o estoque, a temperatura, as câmeras, entre outras funções.

Inteligência artificial

A implementação de máquinas dotadas de inteligência artificial, capazes de realizar tarefas de maneira autônoma, marca de forma incisiva a Indústria 4.0.

Graças ao grande acervo de informações, esses equipamentos conseguem encontrar novos padrões de atuação e operar com independência, eliminando cargos de trabalho e fazendo com que tarefas repetitivas sejam realizadas com maior índice de acerto, em menos tempo.

O que marca a inteligência artificial são as atividades que essa tecnologia desempenha, chegando a parecer com um raciocínio humano.

Os dispositivos que possuem essa tecnologia armazenam seus dados e tomam decisões de maneira autônoma.

Ela está sendo muita utilizada atualmente no varejo como suporte virtual em chats ou WhatsApp por exemplo. O cliente inicia o atendimento para suprir dúvidas e questões que tenham e, a inteligência artificial responde trazendo eficiência e agilidade.

Se você já utilizou esse serviço sabe que pode ser muito mais rápido do que falar com um atendente próprio. Mais um diferencial que agradará seus clientes.

Análise de dados

Conhecimento é o bem de maior valor em tempos de Quarta Revolução Industrial. Sai na frente quem consegue acumular um grande volume de informações, interpretar, relacionar e usar esses dados de maneira inteligente.

Não é à toa que as empresas que utilizam Big Data em sua gestão e para orientar a tomada de decisão conseguem aproveitar melhor os recursos, usufruir das competências dos seus funcionários, entender as demandas dos clientes e por fim, lançar-se diante da concorrência.

Aplicativos estão surgindo com finalidades incríveis para auxiliar na verificação de dados da empresa. Funcionários tiram seus próprios holerites pelo celular e até mesmo fazem solicitações.

Sendo assim, todos os dados ficam armazenados de maneira correta possibilitando checagens periódicas e estratégias bem definidas.

Flexibilidade

A Quarta Revolução Industrial trata justamente de velocidade nas transformações. Para se adaptar a esse novo cenário, é preciso ter flexibilidade, acompanhar as mudanças e, ao mesmo tempo, estar a par das novas tendências.

Pessoas e empresas que tendem à inércia provavelmente terão dificuldades para se manter produtivas e relevantes no mercado.

Se você está lendo esse artigo é porque quer estar atento as novidades e esse já é um grande passo. Não é possível evoluir com o mercado sem pesquisas, análises e estratégias.

Vimos a importância dessa flexibilidade nos últimos anos, com pandemia, crises e momentos que o varejo precisou driblar o tradicionalismo. Com isso ideias surgiram, a tecnologia foi utilizada e aproveitada para vender mesmo com portas físicas fechadas.

A Quarta Revolução Industrial permite ao mercado um mundo online cheio de possibilidades e novas ideias. Trazendo uma perspectiva para o futuro do varejo de mudanças e novidades.

Como a Indústria 4.0 está impactando as empresas e a sociedade

Indústria 4.0 vem transformando não só os sistemas de produção, mas também o modo como as empresas lidam com os diversos processos. Ela altera até mesmo a maneira como aprendemos, nos relacionamos e levamos a nossa rotina.

Em poucos anos surgiram moedas digitais, meios de pagamentos por aproximação, PIX e um grande aumento no e-commerce. Entenda os principais impactos que essa Quarta Revolução Industrial está trazendo nas empresas e na sociedade.

Aumento da produtividade

A automação de processos promoverá uma otimização do tempo e o consequente aumento da produtividade. Os funcionários poderão se dedicar a atividades que exigem mais do raciocínio humano, ao passo que terão mais segurança no local de trabalho.

Os fluxos de produção devem ser cada vez mais curtos e menos propensos a falhas. Sendo assim, também é esperado que as máquinas reduzam os erros e a necessidade de refazer as atividades.

Aproveite e veja esse artigo sobre as melhores práticas para aumentar a produtividade de colaboradores, clique aqui.

Crescimento da produção de lixo

Enquanto diversas ferramentas monitoram as alterações climáticas e reduzem o uso de recursos naturais no processo produtivo, a velocidade no surgimento de novos produtos e a rápida obsolescência de tecnologias induz a um grande aumento no consumo, gerando lixo eletrônico e resíduos de embalagens.

Embora diversas iniciativas procurem conscientizar as pessoas sobre a necessidade da preservação da natureza, o ritmo de vida atual nos leva a comprar cada vez mais. Os produtos têm uma durabilidade menor e são descartados em menos tempo.

Pense quantas vezes você muda de celular, por exemplo. O que você faz com o celular antigo com a chegada de um novo?

Isso nos faz refletir sobre todos os meios eletrônicos que temos e que estão em constante evolução. Com isso nos trazem aquele anseio de mudar e comprar tudo de última geração, aquela sensação de precisar daquilo.

Vemos, porém, várias inciativas para melhorar esse cenário. Algumas empresas de telefonia, por exemplo, oferecem desconto na entrega do celular antigo para a compra do novo. Essas pequenas atitudes podem ajudar na produção de lixo dessa era.

Mudanças no mercado de trabalho

Como consequência da automação, vários empregos operacionais serão extintos. Ao mesmo tempo, novas necessidades surgirão dentro do mercado, como profissões ligadas à tecnologia e à análise de dados, além da demanda por trabalhos baseados na criatividade, no empreendedorismo e na inovação.

Muitos novos empregos deverão surgir, mas os trabalhadores precisarão estar atentos para acompanhar esse processo e atualizar seus conhecimentos.

Por isso a necessidade de treinamentos constantes e análise do mercado regularmente. Para que seus vendedores estejam sempre atualizados com as novas tecnologias é necessário investimento.

Lembre-se também de motivar sua equipe para que se dediquem e tenham seus empregos garantidos em meio a quarta revolução industrial.

Novos mercados

Recursos como Internet das Coisas e Inteligência Artificial favorecem a formação de um novo mercado, baseado em pequenas empresas. Os processos podem ser pensados em escalas menores, sem a necessidade de grandes cadeias logísticas e de estoque.

Empresas que se baseiam mais no conhecimento e no uso de novas tecnologias tendem a se distanciar cada vez mais da concorrência, ao mesmo tempo que criam um monopólio econômico.

Vemos, por exemplo, empresas que são totalmente online e, suas lojas físicas são na verdade extensão do e-commerce. Outro exemplo são os novos fast foods que contam com computadores para tirarem os pedidos até mesmo em drive thru.

O Brasil tem ótimas oportunidades na Quarta Revolução Industrial sendo necessário investir nessas áreas de inovação para ter produtividade. Sendo assim, se você quer que sua loja cresça nessa nova era, é necessário produzir e participar desse novo mercado.

Alguns pontos podem ser considerados e trarão benefícios como utilização de energia limpa na sua empresa como por exemplo a energia solar. Além disso pode ser importante verificar quais processos podem ser automatizados facilitando assim suas vendas.

Cliente como centro das decisões

As marcas sofreram uma inversão de papéis dentro das relações de consumo. Se antes elas tinham um local de destaque e precisavam apenas despertar o desejo dos consumidores, hoje precisam pensar na experiência do público.

Além do impulso de compra, é preciso oferecer alta qualidade e atendimento personalizado. Isso porque, graças à facilidade na troca de informações, impressões sobre determinado produto e reclamações alcançam proporções maiores em pouquíssimo tempo.

Com isso influenciadores surgem nas redes sociais e canais de reclamações que merecem análise. Os clientes estão em foco e precisam ser ouvidos. Sendo assim, escute o que eles têm para dizer pois podem surgir novas oportunidades.

Não podemos dizer que a Quarta Revolução Industrial é o futuro do trabalho, afinal, ela já se faz presente. Se você pensar em todas as facilidades que tem com o celular, por exemplo, consegue ter uma noção bem clara de como essa nova realidade dita os atuais comportamentos e hábitos.

Por isso, não podemos ignorar a importância de conhecer esse fenômeno e a possibilidade de experimentar novas tendências e soluções. É preciso adaptação por parte das empresas e pessoas para que a Quarta Revolução Industrial se transforme em oportunidade.

Portanto, qualifique e prepare sua empresa e seus profissionais nessas áreas que serão exploradas como tecnologia e robótica. Esteja atento as novidades do mercado e fique sempre a frente da concorrência.

Para entender melhor os impactos da Indústria 4.0, confira o nosso artigo sobre o impacto das novas tecnologias no varejo.

Compartilhe esse post nas suas redes!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.