Qual é a importância do branding para o varejo?

2021-06-21T14:56:39-03:0018 junho, 2021|Sales Performance Management|

Uma boa estratégia de branding pode, além de muitas outras coisas, tornar a sua empresa única e destacá-la no mercado. Por isso acompanhe o texto e entenda melhor qual é a importância do branding para o varejo.

Sabemos que as estratégias e ações de marketing podem alavancar suas vendas tornando o nome da sua loja conhecido até no mundo inteiro. Mas não é apenas isso, esse resultado de sucesso vem com muito esforço e dedicação, não acontece de repente.

Ou seja, ter uma estratégia muito bem-organizada, coerente com o mercado e com a sua empresa para a gestão da sua marca é também chamado de Branding. E, você pode acompanhar esse tipo de trabalho em muitas empresas ao redor do mundo. 

Quando vemos uma propaganda laranja, por exemplo, já entendemos que é o Itaú. Já um comercial roxo, podemos associar por exemplo ao Nubank. Esses detalhes parecem tão pequenos, mas são marcantes para os consumidores. Porém, esse tipo de estratégia não foi feito da noite para o dia, ou seja, foi dedicado muito trabalho para que dessem frutos. 

A Coca-Cola por exemplo, está no mercado a anos e vem fazendo sua estratégia de branding desde o início. Com isso hoje temos muitas coisas marcantes com a marca como o slogan da felicidade e até mesmo o papai-noel. 

Uma estratégia bem-feita pode mudar até mesmo uma cultura, a maneira das pessoas falarem e vestirem. Ela vai muito além de uma simples estratégia de venda. Ou seja, são projetos que marcarão a sua empresa no mundo.

O que é Branding?

Uma nova era de consumidores está surgindo e, com ela novos desafios. Com isso, apenas o produto e a oferta não são necessários para conquistá-los. O posicionamento da empresa, por exemplo, seus valores e atitudes estão falando muito mais. 

Por isso estão surgindo, principalmente nos últimos anos, empresas com conceitos diferenciados com base em seu público-alvo como as com produtos orgânicos e eco-friendly, por exemplo.

Essas estratégias para tornar sua empresa confiável ao seu público além de especificações para torná-la autêntica são as estratégias da marca, ou o branding da empresa. 

O branding, enfim, é a forma de gerir essas estratégias. É iniciado com um trabalho de planejamento bem refinado, levanto informações de mercado, público, empresa etc. Após essa fase inicia-se a criação da identidade da marca, ou seja, os elementos visuais, textuais e comportamentais que a empresa terá. Sejam elas cores, objetos e até mesmo projetos sociais se esse for a estratégia escolhida.

O objetivo é tornar a empresa visual perante o mercado e marcante na mente dos consumidores. Seus clientes precisam se ver na empresa como parte, terem confiança, tornando assim fiéis e consumidores frequentes.

Podemos citar aqui o exemplo da Apple onde seu branding foi desenvolvimento de uma maneira segmentada e bem planejada. Muitos usam celulares ou computadores que não são da marca, mas com o símbolo, a famosa maçã, atrás. Aqui vemos um exemplo de status acoplado ao branding dessa empresa, algo planejado para segmentação e fidelização de clientes.

Podemos então falar do branding como uma forma de crescer seu negócio, mas de maneira inteligente e, consequentemente, duradoura. Ou seja, tornar a marca única e destacá-la diante de todos, tornando-se assim marcante.

Para seguirmos com a importância do branding vamos entender melhor sobre o que é marca e como fazer a sua gestão. Acompanhe o texto.

CTA ebook metodo casting

O que é marca?

A marca vai muito além daquele logo ou do nome da sua empresa. É um acoplado de sentimentos que seus clientes tiveram através da compra do seu produto ou serviço. Ela é a diferença entre um negócio que não deu certo e daquele que ficou mundialmente conhecido.

Como falamos anteriormente as marcas precisam ter propósito para agradar os novos consumidores. Leia esse artigo sobre como ganhar a confiança do consumidor.

Com isso vemos a importância que as marcas têm de serem destaques, não apenas em suas indústrias ou lojas, mas no mundo. Ou seja, mostrarem seu papel junto a sociedade mantendo assim valores de grande importância que serão chaves na hora de conquistar seus consumidores. 

É importante entender que da mesma maneira que sua empresa pode se destacar positivamente diante de um mundo tecnológico e digital, também pode negativamente. Por isso é importante zelar pela integridade e transparência. Estratégias de prevenção e proteção à marca são necessárias para evitar desgastes a imagem.

Portanto, fazer a gestão da sua marca da maneira correta é estratégico para atrair seus clientes e ter reconhecimento. Sua empresa não precisa ser mais uma, ela pode ter uma marca de destaque e excelência.

O branding no varejo

A internet tem tomado proporções incríveis. Vendas são feitas através de redes sociais, a comunicação do varejo já não é como há 20 anos. Influenciadores digitais comunicam o que rádios comunicavam antigamente. 

E não foram apenas mudanças de ferramentas, o consumidor atual tem mais proximidade com as empresas e sente-se mais íntimo com elas. Se um produto vem incorreto, por exemplo, o cliente já chama a loja no WhatsApp para a troca. Assim, varejo e consumidor final conseguem ter uma comunicação mais limpa e, consequentemente relacionamentos próximos.

Como consequência dessa proximidade tornou-se necessário atrair esses clientes de maneiras diferentes pois são consumidores conectados, atentos a tudo, inclusive com outras marcas e concorrentes.

Por isso é importante estratégias de branding no varejo, ou seja, marcas que tenham posicionamentos consistentes diante do mundo que vivemos. É importante também trabalhar com o branding de maneira constante e não parar as estratégias.

O varejo está em constante adaptação e os cenários vão mudando. Por isso, sua loja deve ser adaptável a esse movimento e entender a necessidade dos seus clientes. Encontrar seu espaço no meio de todas essas mudanças é essencial para manter sua marca ativa na mente dos consumidores, valores devem ser agregados e decisões constantemente tomadas.

Enfim, o branding no varejo criará estratégias para que sua marca seja um destaque positivo diante de todos. O branding será o responsável por transmitir seus valores, criar uma identidade visual que chame a atenção de seus clientes e, consequentemente, influencie seu processo de compra.

Deixar um comentário

Ir ao Topo