Qual a importância e como melhorar a relação entre líder e liderados?

2022-03-22T09:43:42-03:0029 agosto, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

O relacionamento é a chave de um ambiente positivo e está diretamente ligado a um alto faturamento. Saiba neste post como melhorar a relação entre líder e liderados!

A realização de um bom trabalho depende de uma boa relação entre líder e liderados. Somente assim será possível a construção de um time que realmente trabalhe em conjunto para alcançar as metas.

Imagine a seguinte situação: seus vendedores precisam relatar um problema que afeta seriamente os resultados. Porém, sem oportunidade ou espaço para isso, o gerente precisará identificar a questão sozinho. Quanto tempo e dinheiro serão perdidos até que ele consiga alcançar esse ponto?

Tudo seria mais fácil se o time pudesse conversar com o gestor e, juntos, resolvessem o problema. Por isso, é tão importante que essas pessoas tenham um bom relacionamento e possam trabalhar em parceria.

Uma das causas de um gestor não conseguir obter o máximo de potencial de sua equipe é a dificuldade de ganhar confiança de seus liderados. E, adquirir confiança deve ser um trabalho de ambos, líder e liderado. Ou seja, um preciso confiar no outro.

Sendo assim, algumas coisas são necessárias para melhorar esse relacionamento e trazer ótimos resultados. Porém, devemos iniciar mostrando a importância de ser um bom líder e não ser um chef. Ou seja, um verdadeiro líder conduz a sua equipe de maneira com que eles façam as coisas porque querem fazer, e não porque são obrigados.

Um verdadeiro líder consegue motivar sua equipe e trazer excelentes resultados. Sendo assim, confira as dicas para construir essa ligação no seu negócio.

Estabelecer uma relação de confiança

Primeiramente, um vendedor não falará abertamente sobre possíveis entraves, se essa atitude oferecer risco ao seu emprego. Ter confiança no líder é fundamental para estimular a comunicação e para que os colaboradores fiquem à vontade para propor melhorias.

A confiança é uma das características mais importantes em um líder. Isso porque ela é um recurso importante para motivar uma equipe. Ou seja, a confiança entre líder e liderado gera motivação e leva para a ação.

Assim como naqueles exercícios de confiança onde um tem que cair nos braços do outro de olhos vendados, uma equipe deve trabalhar confiando em seu gestor.

Porém para você como gestor gerar essa confiança com a sua equipe é necessário, antes de tudo, adquirir a autoconfiança. Ou seja, é preciso acreditar em você mesmo e no que está fazendo.

Para trabalhar isso em você mesmo é necessário observar quais pontos tem te trazido insegurança. Você precisa estar seguro com o seu trabalho para assim ter autoconfiança e gerar confiança com seu time.

Uma relação de confiança entre líder e liderado direciona pelo caminho correto e ouve suas inseguranças. Por isso, para que esse objetivo seja cumprido, uma liberdade moderada é necessária. E, para isso, é preciso que o time também tenha a confiança de seu gestor.

Você como líder deverá trazer a confiança entre as pessoas do time. Isso porque, se eles tiverem confiança neles mesmos, eles podem confiar em você.

Dar e receber feedbacks

feedback é uma conversa sobre resultados e como o desempenho pode ser melhorado. Não se trata de uma cobrança, mas sim de mostrar para o funcionário como ele está se saindo e dar sugestões para que ele tenha uma melhor performance.

Lembre-se de que um bom feedback deve ser feito de maneira empática, com o objetivo de orientar e auxiliar. Sendo assim, ele deve ocorrer nos dois lados: o líder também precisa estar disposto a receber sugestões.

Um verdadeiro líder desenvolve as pessoas e as guia de forma genuína. O ideal é que, durante uma reunião de feedback possa haver transparência entre líder e liderado. E, quando isso ocorre, surge também uma cultura de foco em crescimento mútuo.

Isso ocorre quando o time consegue aproveitar os pontos fortes do gestor e tornar como aprendizado. Ou seja, uma boa comunicação é uma das chaves para o sucesso.

Além do feedback, uma avaliação de desempenho pode trazer resultados efetivos à sua equipe. Isso porque em uma relação entre líder e liderados é importante ter o conhecimento de como está o andamento do tipo de maneira transparente. E se, o longo da conversa encontrarem coisas a melhorar, deve ser analisado e previsto um caminho de melhora. Isso para ambos os lados.

Por isso podemos dizer que é muito importante o gestor saber como é cada um de sua equipe. Quais são as dificuldades, qualidades e analisar o desempenho de forma individual. Isso facilitará o feedback e tornará mais fácil de direcionar cada um de seu time em direção a meta.

Favorecer a autonomia da equipe

Você não contratou bons profissionais à toa. Acompanhar cada passo dos seus vendedores vai desestimulá-los e coibir o bom trabalho que eles podem fazer.

Por isso, estar disponível para ajudar e solucionar dúvidas é importante, mas não deixe de confiar na experiência dos seus colaboradores. Lembre-se de que cada um tem a sua maneira de trabalhar e as pessoas só conseguem atuar bem quando têm liberdade para isso. Você sabe quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador do seu time? É importante que o gestor saiba como atuar com cada um de sua equipe em busca dos melhores resultados. Ou seja, é importante conhecer os perfis de cada um dos que trabalham com você para que a comunicação entre líder e liderados seja favorecida.

Estar atento aos traços de cada um dará confiança para a autonomia. Isso porque, quando o gestor conhece seu time ele sabe até onde eles irão. Além disso trará oportunidade para desenvolver novos talentos e melhor o desempenho no trabalho.

Usar uma comunicação transparente

A comunicação transparente é um dos pilares de uma boa relação entre líder e liderados. Se os funcionários percebem que não podem confiar em seus gestores, acabam perdendo a motivação.

Portanto, não deixe de comunicar aos colaboradores todos os problemas, novidades, metas e desenvolvimento da equipe. Um bom diálogo incentiva a integração das pessoas, fazendo assim, com que elas saibam que são importantes para o bom andamento dos negócios.

Uma comunicação clara e eficiente tem como consequência relações mais assertivas e diretas. Ou seja, quando o gestor sabe o que precisa e transmite isso de forma clara, as chances de o time alcançar o objetivo esperado são maiores.

Isso traz confiança. Isso porque, trazendo uma comunicação clara ente líder e liderados, gera um sentimento de segurança e tranquilidade. Pois todos sabem o que esperam de cada um e os objetivos da empresa como um todo.

Aplicativos podem auxiliar nessa comunicação sem ruídos. Como é o caso do App Casting. Com ele é possível acompanhar o desempenho de cada um dos membros de sua equipe além de receber um relatório de desenvolvimento do time.

Sabemos o quanto é corrido e cheio de demandas o dia a dia de um gestor, por isso ter a tecnologia a seu favor é essencial! Peça hoje mesmo uma demonstração e mude a maneira de se comunicar com a sua equipe.

CTA ebook feedback

Saber escutar

Uma boa comunicação não se limita apenas a dizer. Saber ouvir é essencial para um diálogo verdadeiro. Esse ouvir é dispor-se a realmente entender o que o outro está dizendo, atento a todas as informações que ele passa, para que haja uma real compreensão, sem julgamentos. Apenas com a escuta ativa é possível construir uma relação de confiança e parceria.

Para uma relação efetiva entre líder e liderado é necessário que ambas as partes aceitem quando escutar críticas da mesma maneira que de elogios. Ou seja, de nada adianta um gestor dizer que tem uma ótima relação com seu time se, na hora do feedback, ele se mostrar orgulhoso e resiliente.

Da mesma maneira com os colaboradores. Saber ouvir é essencial para adquirir uma melhora em suas atitudes e desempenho. Além disso, saber que os colaboradores têm espaço para falar com seus líderes sem serem julgados é animador e traz aquela confiança que já falamos por aqui. Sabemos o quanto isso é importante para o bom desenvolvimento do time.

Sendo assim, você como gestor deve priorizar um ambiente de trabalho agradável e aberto a comunicações. Uma gestão humanizada gera um bom relacionamento entre líder e liderado. Quer saber mais sobre esse tipo de gestão? Então confira esse artigo que separamos para você. O que é gestão humanizada e análise de integrantes.

Ter empatia

Se colocar no lugar dos outros é uma característica importante para qualquer relacionamento. Apenas com essa capacidade, uma pessoa consegue compreender o que afeta o próximo e encontrar uma boa solução.

A empatia também ajuda a ter uma visão mais humana. Embora a gestão de uma empresa deva ser feita de forma analítica, compreender as dificuldades auxilia na criação de um ambiente mais positivo.

Com isso é importante frisar a importância de falar com o time de uma maneira que eles entendam, se colocando no lugar deles. Ou seja, se a equipe for composta por pessoas mais novas, utilize uma linguagem adequada. Pode até procurar algo descolado e atraente, porém focando em facilitar o entendimento. Agora, se for um time mais formal, utilize linguagens técnicas.

Porém, independente do público-alvo, é essencial utilizar de uma linguagem clara e objetiva como já falamos anteriormente. Tomar notas do que falar é uma ótima dica na hora das reuniões.

Por fim, agora que você já sabe como promover uma melhor relação entre líder e liderados, comece a observar como estão os comportamentos na sua loja. Lembre-se de que contar com equipes coesas é fundamental para o desenvolvimento de um negócio.

Aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais e obter mais informações úteis sobre gestão e motivação! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] uma série de problemas e gargalos que podem não ser percebidos pelos colaboradores e gestores da área. Isso porque estão todos muito envolvidos com o setor, o que resulta em dificuldade para enxergar […]

  2. […] modo, é interessante investir na liderança pelo exemplo. Os próprios superiores devem se comprometer com os resultados, abraçar as políticas internas, […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo