Qual a importância e como melhorar a relação entre líder e liderados?

2019-10-10T13:53:57-03:0029 agosto, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

O relacionamento é a chave de um ambiente positivo e está diretamente ligado a um alto faturamento. Saiba como, neste post!

A realização de um bom trabalho depende de uma boa relação entre líder e liderados. Somente assim será possível a construção de um time que realmente trabalhe em conjunto para alcançar as metas.

Imagine a seguinte situação: seus vendedores precisam relatar um problema que afeta seriamente os resultados. Sem oportunidade ou espaço para isso, o gerente precisará identificar a questão sozinho. Quanto tempo e dinheiro serão perdidos até que ele consiga alcançar esse ponto?

Por isso, é tão importante que essas pessoas tenham um bom relacionamento e possam trabalhar em parceria. Confira as dicas para construir essa ligação no seu negócio.

Estabelecer uma relação de confiança

Um vendedor não falará abertamente sobre possíveis entraves, se essa atitude oferecer risco ao seu emprego. Ter confiança no líder é fundamental para estimular a comunicação e para que os colaboradores fiquem à vontade para propor melhorias.

Dar e receber feedbacks

O feedback é uma conversa sobre resultados e como o desempenho pode ser melhorado. Não se trata de uma cobrança, mas sim de mostrar para o funcionário como ele está se saindo e dar sugestões para que ele tenha uma melhor performance.

Lembre-se de que um bom feedback deve ser feito de maneira empática, com o objetivo de orientar e auxiliar. Ele deve ocorrer nos dois lados: o líder também precisa estar disposto a receber sugestões.

Favorecer a autonomia da equipe

Você não contratou bons profissionais à toa. Acompanhar cada passo dos seus vendedores vai desestimulá-los e coibir o bom trabalho que eles podem fazer.

Estar disponível para ajudar e solucionar dúvidas é importante, mas não deixe de confiar na experiência dos seus colaboradores. Lembre-se de que cada um tem a sua maneira de trabalhar e as pessoas só conseguem atuar bem quando têm liberdade para isso.

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Usar uma comunicação transparente

A comunicação transparente é um dos pilares de uma boa relação entre líder e liderados. Se os funcionários percebem que não podem confiar em seus gestores, acabam perdendo a motivação.

Não deixe de comunicar aos colaboradores todos os problemas, novidades, metas e desenvolvimento da equipe. Um bom diálogo incentiva a integração das pessoas, fazendo com que elas saibam que são importantes para o bom andamento dos negócios.

Saber escutar

Uma boa comunicação não se limita apenas a dizer. Saber ouvir é essencial para um diálogo verdadeiro. Esse ouvir é dispor-se a realmente entender o que o outro está dizendo, atento a todas as informações que ele passa, para que haja uma real compreensão, sem julgamentos. Apenas com a escuta ativa é possível construir uma relação de confiança e parceria.

Ter empatia

Se colocar no lugar dos outros é uma característica importante para qualquer relacionamento. Apenas com essa capacidade, uma pessoa consegue compreender o que afeta o próximo e encontrar um boa solução.

A empatia também ajuda a ter uma visão mais humana. Embora a gestão de uma empresa deva ser feita de forma analítica, compreender as dificuldades auxilia na criação de um ambiente mais positivo.

Agora que você já sabe como promover uma melhor relação entre líder e liderados, comece a observar como estão os comportamentos na sua loja. Lembre-se de que contar com equipes coesas é fundamental para o desenvolvimento de um negócio.

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