Quais são as lições que o varejo Pós Pandemia aprenderá?

Um cenário de mudanças e novos comportamentos, o varejo pós pandemia traz muitas transformações que prometem modificar o mercado varejista.

Vivemos, no último ano, muitas transformações tanto para os consumidores quanto para o mercado varejista. Por conta do Covid-19 muitas leis surgiram, regras e alterações de funcionamento das lojas interferiram e muito no varejo.

Nunca imaginaríamos o que estava por vir, lojas fechadas, funcionários doentes ou não podendo comparecer ao trabalho por questões de segurança. Além disso o medo invadiu os consumidores.

Podemos ver que algumas tendências aceleraram. As vendas online, por exemplo, deram um grande avanço. A criação de novos meios de venda foi a grande solução para que as lojas continuassem lucrando mesmo em meio ao lockdown. 

Além disso, para a reabertura das lojas algumas medidas sanitárias tiveram que ser inseridas trazendo, muitas vezes, investimentos altos. E todo esse processo de transformação ainda não terminou. O varejo pós pandemia promete mudar muitas coisas mesmo com a vacina para todas as pessoas.

Foi possível ver uma transformação no comportamento dos compradores, uma grande tendência para o varejo pós pandemia. O digital está em alta e, por isso, é preciso repensar o formato do seu negócio para entrar de cabeça nesse novo cenário e recuperar a economia. 

Com novas tendências, novas oportunidades de relações surgem para o consumo. Clientes mais próximos aos vendedores, vendas distantes, mas com aspecto de proximidade estão acontecendo. 

Por isso, confira a seguir algumas “lições” que o varejo pós pandemia aprendeu dentro dessa situação e como seguiremos nesse novo mundo de tendências e oportunidades.

Atendimento ágil

Antes mesmo da pandemia, a demora no atendimento era algo que incomodava os clientes. Sabemos que ninguém gosta de demorar horas em uma loja para comprar apenas uma coisa, principalmente por problemas técnicos ou por ambientes superlotados.

Com a pandemia os consumidores estão ainda mais exigentes com o atendimento nas lojas. Ou seja, para o mundo pós pandemia, quanto menos tempo eles passarem dentro do estabelecimento melhor. Isso acontece pois significará pouco contato com outras pessoas e um menor risco de contaminação.

Outro aspecto que o mercado aprendeu no varejo pós pandemia com o atendimento rápido é o drive thru. Algo antes utilizado principalmente por estabelecimentos alimentícios, como fast food por exemplo, está em alta nesse mercado de varejo pós pandemia.

Lojas que vendem todos os tipos de produto estão utilizando o drive thru para efetuarem suas vendas, fazendo com que efetuem suas compras sem o cliente precisar sair do carro. Shoppings Centers por exemplo, já apresentam espaço exclusivo para esse tipo de serviço.

Com isso podemos ver a necessidade das empresas se adaptarem ao novo estilo de atendimento. Muito ágil, sem contato físico e que transmita segurança para seus clientes.

Diversidade na forma de pagamento

Por conta da contaminação, o dinheiro não está sendo a escolha recomendada de pagamento nessa fase de pandemia. Ele pode se tornar facilmente um transmissor do vírus pelo fato de circular nas mãos de várias pessoas.

Com isso, novos meios de pagamentos estão surgindo para tornar o momento do pagamento mais rápido e com o mínimo de contato possível. No cenário de varejo pós pandemia a tendência é aumentar o número de pagamentos digitais.

Além disso os pagamentos por aproximação cresceram significativamente no último ano. A facilidade de apenas aproximar seu cartão, celular ou relógio e, na maioria das vezes, não precisar nem sequer digitar a senha, tem conquistado os consumidores.

Sendo assim, é importante o estabelecimento estar atento as novidades no mundo digital para trazer aos seus clientes segurança, agilidade e maior controle. E a tendência é que esses métodos digitais cresçam ainda mais.

O PIX também está ganhando espaço no varejo. Com pagamentos facilitados e rápidos muitos estabelecimentos como mercados, por exemplo, já aderiram à nova forma de comprar. Quer saber mais? Então veja esse artigo sobre os benefícios do PIX no varejo.

Vale lembrar que existe uma grande parte da população que não está adepta a nenhum banco. Sendo assim é importante ficar atento para atender a todos os públicos, inclusive a esses que efetuam seus pagamentos em dinheiro, mas também necessitam de uma alternativa ágil e facilitada.

Vendas em novos modelos

Com o mundo que vivenciamos nesse último ano, foi possível observar a importância de vender em novos modelos. A loja física está tendo uma característica especial, suas vendas não são mais exclusivas por ela, mas devem ser valorizadas. No varejo pós pandemia a tendência é que as vendas sejam realizadas e possibilitadas de diferentes maneiras, mesclando entre o meio digital e o físico. 

Podemos citar por exemplo o WhatsApp que se tornou um canal de vendas estratégico dentro do meio online. O contato com o cliente através das redes sociais como um todo, também cresceram significativamente. A pré e pós-venda estão sendo feitas com intuito de relacionamento e proximidade, sempre trazendo aquele ar de exclusividade e vendas personalizadas.

Aplicativos estão facilitando essa diversidade nas vendas, com um Marketplace de Serviços o cliente tem a oportunidade de efetuar suas compras ou contratar serviços na palma da sua mão. Ela precisa pedir gás? Abre um aplicativo para isso. Comprar um sapato? É só chamar o vendedor da loja preferida no WhatsApp e conferir os modelos disponíveis que, em algumas horas estará na sua casa. 

Como resultado dessas vendas em meios alternativos, vemos essa proximidade de relacionamento entre vendedores e clientes, ampliação na gama de consumidores e uma ótima oportunidade de fidelização.

O varejo está se movimentando rapidamente

As lojas físicas fechadas não pararam os empresários. Pelo contrário, trouxeram novos desafios, mas também novas conquistas para o varejo. As vendas online estão levando as lojas à um patamar novo de uma era digital nunca vista. Além disso clientes fiéis à marca estão surgindo, com intimidade e proximidade, prontos para consumir e divulgar.

Por isso podemos dizer que nesse varejo pós pandemia temos uma janela de oportunidades gigantesca, com possibilidades que podem transformar seus consumidores. Todos esses benefícios são aquela luz estratégica no fim para a recuperação da crise econômica.

Aposte também no cuidado de seu time de vendas nesse cenário, eles podem ver aumentar a força de vontade e a agilidade para bater suas metas. Veja esse artigo sobre A importância da Pesquisa de Clima pós-pandemia.

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.