Confira 4 dicas para organizar a promoção de fim de ano

2019-11-13T16:11:04-02:0013 novembro, 2019|Produtividade de Vendas|

Aproveite o período de festas para alavancar as vendas da sua loja. Confira nossas dicas para aumentar, e muito, o faturamento no final de ano.

Enquanto o Carnaval é o feriado mais aguardado por quem quer se divertir, o Natal é a cereja do bolo dos comerciantes. A equipe de vendas aguarda ansiosamente essa época para lançar uma promoção de fim de ano de respeito, caprichar na divulgação e atrair muitos clientes para a loja.

Com o clima natalino tomando conta, o preparativo para as festas e o costume de trocar presentes — seja entre família, seja no amigo oculto da empresa —, é a hora de tornar a empolgação provocada por esse sentimento em conversão no comércio.

Para isso, há uma série de ações que podem ser tomadas. Se você ainda não planejou a promoção de fim de ano, fique calmo. Vamos mostrar como potencializar o Natal e colher os frutos de uma boa estratégia de vendas. Continue a leitura do artigo!

Por que organizar promoções de fim de ano?

Concentrar os esforços com o objetivo de construir uma campanha robusta para as festas é fundamental. Ações isoladas, como um anúncio pontual ou uma promoção de um único produto podem até ter algum reflexo nas vendas, mas é muito pouco para essa época do ano.

Construir uma estratégia de atuação e pensar em um conjunto de ações, de forma a dar continuidade à promoção de fim de ano, é uma boa forma de alavancar as vendas e garantir que a loja ficará em evidência durante todo o período.

Como organizar uma promoção de fim de ano?

É fundamental alcançar o público, mas antes de qualquer ação externa é preciso pôr a casa em ordem. Pior do que não ter o movimento desejado é criar uma demanda e não conseguir atendê-la com qualidade.

Então, se liga nas dicas a seguir para fazer do fim de ano uma época muito próspera!

Powered by Rock Convert

1. Faça um bom planejamento

Planejar a promoção de fim de ano é garantir a efetividade das ações. Por isso, defina o objetivo da sua campanha e o investimento necessário para alcançá-lo. Analise o cenário completo e lembre-se de pôr, na ponta do lápis, os custos com divulgação, contratações temporárias, compra de produtos e todos os fatores que impactam o orçamento.

2. Defina o público-alvo

Saber com quem falar é tão importante quanto saber o que falar. A linguagem da promoção depende muito de quem você quer atingir. Uma abordagem errada pode colocar tudo por água abaixo. Então, construa um perfil do consumidor que você quer atingir: idade; profissão; sonhos; dificuldades; e assim por diante. Com isso definido, monte sua campanha para atender os desejos dessa pessoa.

3. Capacite o seu time

Preparar a equipe de vendas para atender com qualidade é fundamental. Gaste um sábado à tarde para fechar as portas e fazer uma reunião com o time. Certifique-se de que todos estão por dentro das promoções para que saibam informar, sugerir produtos, mostrar as vantagens de aproveitar a promoção e proporcionar uma boa experiência ao cliente.

4. Estabeleça um prazo para a promoção de fim de ano

Ter uma data de início e fim das ofertas faz com que o consumidor tenha uma sensação de urgência em procurar a loja. Atualizar o público sobre as etapas da promoção e os produtos que estão acabando também é uma forma de manter o interesse e ligar o alerta de escassez. Estabelecer uma promoção por tempo indeterminado pode não surtir o efeito desejado.

Com essas dicas, a promoção de fim de ano da sua loja tem tudo para ser um sucesso! Não se esqueça de aproveitar o momento para fidelizar os novos clientes e reconhecer os antigos com bons descontos. Também se programe para aumentar o estoque da loja e não deixar de fazer uma venda por não ter o produto disponível.

Se gostou deste artigo e acha que ele pode ajudar os empreendedores que estão planejando suas promoções de fim de ano, compartilhe-o nas suas redes sociais e faça com que atinja ainda mais comerciantes!

Deixar Um Comentário