Como fazer um bom planejamento para o Natal

2021-11-23T09:17:41-03:0023 novembro, 2021|Capacitação no Varejo, Gestão de Pessoas no Varejo|

Se você ainda não começou a preparar sua estratégia para vender mais no Natal 2021, comece já. Este final de ano promete boas vendas no comercio. Por isso, confira a seguir como fazer um bom planejamento para o Natal e tenha um aumento em suas vendas!

Com o avanço da vacinação nos estados brasileiros, as expectativas do comércio são promissoras. O fim do ano está chegando, estamos há um mês do Natal. Sendo assim, esta é a época que mais movimenta o comércio, tanto para as lojas físicas, shopping centers, pela internet ou mesmo através dos representantes comerciais.

Isso acontece porque nessa data tão festiva as pessoas não deixam de presentear seus entes mais queridos. Esse é um momento de ouro e deve ser aproveitado. Por isso, um bom planejamento para o Natal faz toda a diferença.

Analise os dados

Na época pós pandemia que estamos passando, é difícil saber quais os itens mais comprados nas lojas durante o Natal. Surgem, portanto, novos produtos, novas tecnologias e novos desejos do consumidor. Porém os brinquedos ainda lideram este ranking, pois as crianças continuam sendo as mais presenteadas.

Ao pensar em presentes para adultos, a variedade fica maior. Sendo assim, a escolha pode ser por conta de um pedido, ou através de uma oferta bem-feita. Por isso, você deve fazer um bom planejamento para o Natal aproveitando melhor a oportunidade de encantamento e vendas que a época por si só proporciona aos olhos de todos.

Analise os dados da sua empresa. Ou seja, veja como foram as vendas nos últimos anos e compare os produtos que tiveram uma alta de vendas. Observar os números e o comportamento do seu cliente no Natal faz toda a diferença para um planejamento efetivo.

A importância do bom planejamento

O planejamento é essencial em qualquer atividade que você faça. E quando falamos no Natal, um planejamento completo vai ajudar a criar novos modos de divulgar os produtos e estabelecer metas de vendas.

Por isso, nesse momento as lojas devem colocar os produtos do estoque em ordem, classificando para não faltar nada. Imagine você vender um produto e descobrir que está em falta? Provavelmente aquele cliente nunca mais voltará à sua loja.

No planejamento para o Natal devem ser elaborados os diversos meios de pagamento de suas mercadorias na loja física ou online. Também devem ser organizado um pós-venda de qualidade pensando principalmente na fidelização desses novos consumidores.

No Facebook, planeje expor fotos dos produtos, seja em seu perfil pessoal, ou então, em uma Fanpage criada especialmente para essa função. Outra forma interessante de promover seus produtos pode ser através do WhatsApp. Assim como no Facebook, você pode criar um grupo com amigos e clientes e divulgar fotos, valores, condições de pagamento entre outros.

Tenha metas claras

Na organização do dia, não há nada que supere uma boa agenda diária. Ao usar esta ferramenta de planejamento você otimiza o tempo e faz com que o dia renda. Com isso você terá um degrau para um bom planejamento para o Natal.

Sendo assim é necessário deixar claro quais são suas metas para esse ano. Quanto sua empresa quer vender a mais que o ano passa do por exemplo. Estabeleça metas claras e que sejam possíveis de serem realizadas.

Está com dúvidas de como organizar suas metas? Confira esse artigo que separamos para você: Veja como revisar metas do seu negócio e o impacto pós pandemia.

Pós-venda de qualidade

As vendas não terminam no dia 25 de dezembro. Quer dizer que é exatamente quando as vendas terminam que começa uma etapa muito importante. E, por isso ela deve estar bem planejada.

O pós-vendas de planejamento para o Natal inclui saber o que cliente achou dos produtos, do seu atendimento, das condições de pagamento etc. Por isso, ao pedir uma opinião para o cliente, pedir um feedback, perguntar se ele tem alguma reclamação a fazer, faz com que ele se sinta valorizado.

Você pode mandar mensagens por exemplo para seus clientes, perguntando como foi a experiência de compra. Não precisa ser nada muito elaborado ou especial, porém deve ser eficaz.

Então, um planejamento bem pensado e organizado vai ser o fator essencial para que as suas vendas para o Natal tragam o resultado esperado. É preciso que você se organize para essa data ter o sucesso que precisa. Se for preciso, tire um dia inteiro para fazer o planejamento. Sendo assim, o importante é que você não deixe passar em branco nenhum item da lista do planejamento.

Invista na divulgação

O Natal é a oportunidade para apostar em experiências capazes de surpreender o consumidor. Por isso vemos que o Merchandising como um papel fundamental na consolidação do planejamento para o Natal.

Quanto mais os produtos se destacarem nas lojas, maiores são as chances de conexão com os consumidores. Isso aumenta as vendas. Por isso o clima natalino tem que estar em todos os lugares da loja, bem como nos funcionários. O Natal sempre se apresenta com aquela típica decoração de confraternização universal.

Invista no visual da loja. Tudo isso envolve um planejamento criativo para o seu comercio no Natal. Com essas ações será impactado um número maior de consumidores no pós-venda.

Como falamos anteriormente, as redes sociais podem servir de aliadas quando o assunto é divulgação. Por isso, para um bom planejamento para o Natal, use as redes sociais para publicar o backstage da campanha, divulgar promoções e até mesmo a decoração. Convide os consumidores para conferirem isso de perto.

O consumidor pós-pandemia está ainda mais conectado e como consequência desse cenário, também se tornou bastante seletivo. Por isso, planeje na sua loja um cenário desafiador.

É preciso fazer um planejamento bem detalhado e minucioso para uma execução extremamente eficiente. Ou seja, criatividade é essencial nesse momento.

Concluindo

Um bom planejamento para o Natal significa organização no abastecimento e organização da sua loja. Sendo assim, para se destacar frente à concorrência, planeje oferecer produtos diferenciados, exclusivos. Crie listas com sugestões de presentes mais acessíveis, invista em pontos extras com algumas alternativas de produtos presenteáveis. Portanto, trabalhe também os seus ambientes digitais, para que sejam ágeis, com uma navegação intuitiva, sinalizando adequadamente a loja, os produtos e como finalizar a compra.

Nós da Casting também temos ofertas especiais de final de ano. Quer conferir? Então fale com o nosso especialista para conhecer nossas condições especiais (válido até 30/11/2021).

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo