Planejamento anual. Como planejar o próximo?

2022-01-04T09:11:03-03:004 janeiro, 2022|Produtividade de Vendas, Tecnologia no Varejo|

Você tem boa memória? Quais lembranças você consegue ter do seu negócio nos últimos anos? Como era o seu planejamento anual estratégico antes da pandemia e como ficou após sua avaliação anual desse último ano?

Quando se trata em empreender não podemos apenas deixar a vida nos levar! Essa é uma estratégia que quando aparece alguma circunstância imprevista, tudo pode ir por água abaixo. Por isso, nesse artigo queremos destacar o assunto de como fazer o planejamento para o próximo ano, após a avaliação anual e obter resultados positivos para o próximo ano.

Certamente, se tem algo que aprendemos a aproveitar melhor nesses últimos anos foi o nosso tempo. Todo o planejamento para o próximo ano deve estar de acordo com as prioridades que estabelecemos. Ou seja, quando dedicamos muito tempo em uma atividade que não é importante, certamente vamos obter resultados negativos.

Podemos citar como exemplo quando dentro de uma empresa, um gestor que tem uma grande capacidade estratégica, fica perdendo tempo respondendo e-mails ou participando de reuniões de áreas. Ou seja, questões que não são importantes para o acompanhamento dele. Por isso, saber delegar e dividir funções é fundamental para o aumento de produtividade de um negócio e do planejamento anual.

As nossas conquistas estão também diretamente ligadas as nossas realizações pessoais. Por isso, não faz sentido nenhum alcançá-las se isso não te trouxer junto a oportunidade de poder desfrutá-las. Sendo assim, se comprometa desde o início em buscar esse equilíbrio pessoal e profissional.

Vamos, portanto, começar pelo planejamento anual pessoal e como ele reflete em sua empresa. Acompanhe o texto.

Faça um planejamento pessoal

Por causa da pandemia as pessoas estão mais voltadas aos seus valores pessoais e familiares e acabam não abrindo mão disso para outras coisas materiais. A avaliação que se tem é que os objetivos pessoais hoje em dia são muito mais equilibrados do que antes.

Primeiramente liste aquelas conquistas que são importantes para você e sua família. Os sonhos pessoais, as metas e objetivos em cada área te farão mover pelo rumo certo. Busque, no entanto sempre determinar: O quê e em quanto tempo? Esse foco fará você não desviar seus olhos dos seus objetivos.

Esse planejamento deve ser feito após a avaliação anual, podendo assim entender em quais bases eles estão relacionados. Aproveite e acesse o nosso artigo sobre Avaliação anual: Qual a importância e como realizá-la?

Faça uma lista de possíveis imprevistos

Em segundo lugar, pontuado o planejamento pessoal e seus prazos previstos para conquista, analise possíveis imprevistos. Esses que, se não forem considerados, podem atrasar seu objetivo ou até mesmo fazer que eles não se tornem realidade. Trabalhar para proteger seus sonhos e buscar estratégias nos percalços do caminho, é tão ou mais importante do que até mesmo ter um sonho.

Como exemplo, para completar seu objetivo, talvez será necessário uma aprovação de crédito financeiro, um empréstimo ou parcelamento. Por isso, é importante analisar várias opções e com as quais seriam mais vantajosas ou não, dependendo do período do investimento.

Planeje suas ações

O próximo passo é organizar seu planejamento para o próximo ano. Em um caderno, planilha ou aplicativo, você deve escrever de uma forma que você visualize bem suas prioridades. Você vai se surpreender que a maioria das pessoas que fazem o planejamento do próximo ano e fazem um objetivo com o tempo para sua conquista, acabam com os sonhos realizados antes do tempo determinado.

Defina o planejamento das suas metas

Quando você sabe onde quer chegar, e em quanto tempo quer chegar, seu conjunto de ações ficam mais assertivos. Ou seja, se o seu plano é visitar outro país por exemplo, é bom organizar com tempo de antecedência aulas para aprender a língua desse país. Isso não acontece nas ultimas 24 horas antes do voo, precisa de alguns meses com antecedência.

Mantenha o otimismo

Não é porque perdemos uma batalha que perdemos a guerra! Seja otimista, assim como situações negativas aparecem, outras positivas vão te surpreender.

Analise quantas oportunidades perdemos porque simplesmente desistimos no meio do caminho. Para aceitar a derrota você deve entender que você apenas está abrindo mão de um objetivo, por um outro que será mais útil no momento.

Por outro lado, faça com que todos que fizerem parte desse sonho também estejam otimistas. Ou seja, não aceite que a negatividade atrapalhe os seus planos. Quando um time ou uma família trabalham juntos, a conquista fica bem mais leve.

Para isso, entenda que cada um pode participar com um pouco e fazer parte disso.

Avalie o resultado das ações e pontos de melhoria

Nas derrotas é muito mais fácil entender o porque perdemos, mas nas vitórias pontos de melhoria acabam sendo esquecidos. Antes de tudo, o que você poderia ter feito diferente ou melhor, para buscar resultados ainda maiores?

Com certeza vão existir novas ações que vão fazer você conseguir chegar a resultados melhores.

Projete gastos e investimentos

Você conseguiu planejar seus gastos e investimentos no último ano? Esse é um dos maiores desafios! Quando falamos em dinheiro lembramos que está difícil para ganhar e fácil para gastar. Por isso as suas escolhas vão ser importantes quando falamos em alcançar os objetivos.

Para você conquistar seus objetivos é fundamental você estar bem-informado e ter um acompanhamento eficiente. Sendo assim, ter uma boa disciplina financeira é fundamental para quem deseja realizar seus objetivos.

Agora que você fez o planejamento anual da sua vida pessoal, utilize o mesmo caminho para organizar suas metas empresariais. Você verá que com uma vida pessoal saudável e organizada, terá resultados positivos nos seus negócios.

Você sabia que uma boa ferramenta pode te auxiliar a organizar e vender mais? Insira em seu planejamento anual agilidade e tecnologia.

Tenha na palma da sua mão todas as informações necessárias para um planejamento anual eficiente. Conheça as ferramentas que a Casting tem para você. Ganhe tempo, e ganhe eficiência e produtividade, conheça a tecnologia que a Casting tem para te oferecer e tenha um ano com ótimas conquistas.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo