Quais os benefícios do pix no varejo?

2021-04-29T11:42:18-03:0030 abril, 2021|Tecnologia no Varejo|

Nesse artigo vamos te ajudar a tirar algumas dúvidas e entrar de vez nessa nova modalidade de pagamento de Pix no varejo.

Posso pagar com Pix? Com certeza você já foi questionado dessa forma nos últimos meses não é mesmo?

Seja na hora de fazer uma transferência de dinheiro para alguém, ou na hora de pagar seu serviço de cabelereiro, ou em uma compra simples. Até em um momento de doação, pagar e receber com o Pix tem se tornado comum entre os brasileiros.

Mas, você sabe quais são os benefícios de receber suas vendas com o Pix? Esse é o momento certo para implantar esse formato de pagamento, principalmente para você que está aumentando suas vendas online.

Uma forma instantânea de pagamento e transferência

Olhando um pouco para trás, desde novembro 2020, quando foi implementado o Pix (sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central) a forma de transferir e fazer pagamentos online do consumidor brasileiro mudou radicalmente.

O grande diferencial, para quem utiliza esse sistema, foi a garantia a isenção de custos para pessoas físicas e a permissão de saques no varejo.

Com objetivo de democratizar as transações financeiras, o Pix no varejo permite que todo o processo seja feito em tempo real. Durante 24 horas por dia inclusive finais de semana e feriados.

O Pix no varejo é o tipo da coisa que nos leva a pensar: como vivíamos sem isso antes? Sua forma simples e eficaz traduz a necessidade do consumidor e do varejista na realidade atual.

Por isso, as operações de TED e DOC devem acabar sendo extintas futuramente, por conta da tendência do crescimento das transações com Pix. E não deixarão saudades.

Pix no varejo tradicional

Quando falamos em varejo tradicional, um fato relevante é o número da população sem conta bancária no sistema financeiro tradicional. Existem estudos que revelam que perto de 50 milhões de pessoas, algo como 30% da população brasileira, não tem conta em banco. Além disso, nem sequer possuem cartão de crédito ou débito.

Por outro lado, esse público que não está no sistema bancário movimenta 1 trilhão de reais por ano, utilizando apenas dinheiro efetivo.

Essa população economicamente ativa, tomou essa decisão, em sua maioria, porque não confiam no sistema financeiro. Outros alegam que não tem dinheiro suficiente. Outro grupo diz preferir usar dinheiro como forma de pagamento, o que hoje em dia não é nada seguro.

Veja aqui a oportunidade que você tem de poder atrair esse público para o seu comércio oferecendo o pagamento através de Pix no varejo. Isso vai trazer conforto e segurança para esse consumidor.

Benefícios do Pix no varejo ao consumidor final

Através do sistema de pagamento eletrônico Pix, o varejo e o consumidor final têm vários benefícios. Assim, conheça alguns deles:

1- Variedade de possibilidades de pagamentos

Em primeiro lugar, através do Pix, várias necessidades de transações e pagamentos podem ser feitas de forma digital.

Transferência de dinheiro entre duas pessoas, transferência e pagamentos entre empresas, pagamentos de compras online e até pagamentos de impostos ao governo.

2- Pagamento utilizando código QR

O QR code é a forma mais utilizada para pagamento com o Pix. O que facilita o pagamento através do próprio celular, sem contato com maquinhas ou cartões. Além disso o valor cai na hora na conta do vendedor.

3- Sistema sem cobrança de taxas

O que se fazia anteriormente por DOC ou TED, além de ter custo, não era rápido como o Pix. E o mais importante é que o Pix no varejo não tem custo de transferências.

CTA ebook tecnologia

4- Ganhe tempo e agilidade

Por fim, pode utilizar o sistema a qualquer hora do dia, podendo fazer transações entre bancos diferentes. Se você é do tempo em que fazíamos depósitos em dinheiro no caixa do banco ou no caixa automático (tinha que sacar dinheiro de um banco para depositar em outro), para pagar um aluguel por exemplo, sabe a agilidade que o Pix oferece.

Pix X carteira digital

Primeiramente, precisamos entender quais são as principais diferenças entre carteiras digitais e o PIX.

Criou-se o Pix, como lemos a pouco, recentemente para poder agilizar e facilitar as transações financeiras. Sem a utilização de cartões ou depender de instituições financeiras.

Por outro lado, existe a carteira digital, que é um termo utilizado para definir meios de pagamento e transações pela internet para compras online.

Normalmente, mas não necessariamente, as carteiras digitais estão relacionadas a bancos e instituições financeiras, o que não acontece no PIX no varejo.

Pix no varejo online

O varejo que utiliza o e-commerce – compras online, tem tido a percepção cada vez maior que o consumidor tem utilizado o m-commerce – compras online utilizando apenas o celular e dispositivos móveis.  Portanto, o Pix no varejo vem ser a solução para facilitar essa nova forma de consumir.

A previsão que as compras online por celular no ano de 2021 sejam maiores do que outros dispositivos como computadores e outros. Percebendo esse crescimento, disponibilizar o PIX para essa compra de impulso, pode fazer toda a diferença.

Benefícios para o varejista

Segue abaixo os principais atrativos do sistema de pagamento Pix no varejo.

1- Redução de custos na operação com cartões

Ao invés de receber em dois dias úteis, o que normalmente acontece nas vendas recebidas por cartão, o pagamento por Pix entra na hora, e com um custo muito menor do que é o cobrado pelas instituições financeiras. Isso quer dizer dinheiro na hora e gastando menos.

É possível que apenas com esse beneficio você já se motivou, mas temos outros.

2- Redução de riscos na operação com cartões e dinheiro

Por fim, o grande fator de preocupação, tanto para o cliente, quanto para o varejista, são os riscos da operação. Eles são amenizados com a tendência de não ser necessário guardar dinheiro no estabelecimento. Além de não ter riscos de problemas com o funcionamento do sistema de pagamento através de instituições financeiras.

Falando em benefícios, não deixe de conhecer o que a Casting tem para te oferecer para fazer uma gestão muito mais rápida e eficiente no seu varejo. Acesse já nosso conteúdo e comece hoje mesmo a obter melhores resultados.

Gostou desse artigo? Então saiba sobre A Força de Trabalho em Evolução.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo