Pesquisa de clima pós-pandemia! Você precisa ter para começar 2021!

2021-02-03T11:58:11-03:0015 janeiro, 2021|Gestão de Pessoas no Varejo|

Todos sabemos que o ano de 2020 foi um ano totalmente “fora da curva”. A pandemia do covid-19 fez com que o mundo virasse de ponta-cabeça, por isso, fazer pesquisa de clima pós-pandemia é essencial.

Muitas empresas terão muita dificuldade de usar o ano de 2020, como base de metas para 2021. O varejo por exemplo teve vários cenários durante a pandemia.

As preocupações de fazer a leitura desse momento, se dão na responsabilidade em continuar produzindo, vendendo, faturando e alcançar metas. Portanto, ter uma pesquisa de clima pós-pandemia vai ajudar a sua empresa a tomar as decisões mais assertivas possíveis. Por isso, vamos relembrar juntos o ano de 2020:

Janeiro a fevereiro de 2020 – pré-pandemia

As atividades estavam normais, não se imaginava o que aconteceria no decorrer do ano. Infelizmente ninguém estava preparado para o que estava por vir.

Março a abril de 2020 – início da pandemia

O desespero toma conta das pessoas, há uma corrida nos supermercados para compra de itens de necessidade básica, papel higiênico por exemplo some nas prateleiras, álcool gel, onde é encontrado, é vendido dez vezes mais caro do que o normal.

Por outro lado, os shoppings estão fechados, não se pode consumir nada dentro de restaurantes, o delivery é a única saída, as pessoas são proibidas de ficar na rua, trabalho home office se torna o novo normal, cortes salariais, desemprego e redução de carga horária.

Isso fez que o consumo ficasse estagnado, as empresas fizeram seu gabinete de crise com o seguinte propósito: vender estoques parados e paralisar a produção para não gerar mais estoque ainda. Quanto tempo isso iria durar? Ninguém sabia. Qual seria o prejuízo? O importante naquele momento era conseguir sobreviver a crise.

Maio a setembro de 2020 – auxílio emergencial

Os supermercados nunca faturaram tanto, o Dia das Mães para esse segmento foi melhor que o Natal de 2019. Com a entrada de dinheiro através do auxilio emergencial do governo federal melhorou o consumo de alimentos (básicos e em geral). Com as lojas ainda fechadas de outros segmentos e as pessoas em casa trabalhando e fazendo as refeições, houve então, uma explosão no consumo de alimentos.

Quem poderia prever isso? Por esse motivo começou a faltar vários produtos as fábricas, por exemplo, que estavam paradas, do dia para a noite tinham que produzir. Faltou embalagens, funcionários e insumos.

Antes da pandemia, por exemplo, uma família comprava 2 latas de leite condensado na sua compra mensal, agora comprava 10 latinhas, incentivadas por fazer suas receitas na sua própria casa. Enquanto isso confeitarias vazias, sem poder atender seus clientes.

CTA ebook tecnologia

Outubro a dezembro de 2020 – pandemia?

Com o relaxamento das normas de segurança, por causa das eleições e as festas de final de ano, a imagem que se teve é que a pandemia acabou. Isso infelizmente causou mais contaminação e mortes, pelo descuido com contato pessoal das pessoas e o efeito de aglomerações.

Com os números aumentando o comércio viveu, e na verdade vive até hoje, uma grande incerteza: Vai manter aberto ou vai fechar tudo novamente? Até iniciar a vacinação e diminuir o risco da doença, tanto os proprietários de estabelecimentos e consumidores estão bem cautelosos.

A pesquisa de clima pós pandemia pode ajudar?

Sim, e como! Nossas bases são muito novas. Talvez para seu negócio específico, os exemplos acima são bem diferentes. Você precisa sentir e avaliar como foi o ano e mensurar seus impactos. Também é importante trazer uma perspectiva para o próximo ano, trazer novas ideias, propor mudanças e melhorias. A pesquisa de clima pós-pandemia vai te dar o plano estratégico para o novo ano.

Essa pesquisa irá avaliar como está o clima na equipe, o quanto influenciou as mudanças do último ano e a produtividade do seu time, assim como, identificar como está a satisfação no ambiente de trabalho, salário de benefícios, relacionamento com pares e líderes direto. E assim, mostrando como a sua empresa valoriza seus colaboradores, tendo essas informações, verificar no que de imediato é possível para melhorar o clima no trabalho.

Investir no bem estar do seu funcionário, favorece na produtividade e no resultado do seu negócio

Uma dica importante é incentivar o home office nesse momento de crise. Isso vai evitar deslocamentos desnecessários e proteger o seu funcionário e a família dele. Para funcionar o trabalho em home, é fundamental uma boa base tecnológica, como “times” por exemplo e outros. Conheça 5 ferramentas para vendedores que vão te ajudar durante a pandemia clicando aqui.

Essas bases agilizam a comunicação corporativa, podendo através do computador, notebook ou smartphone sempre estar conectado no seu horário comercial. As reuniões por vídeos conferencias devem ser regulares, para que não se perca o foco e os objetivos.

Esses encontros digitais também podem acontecer de formas descontraídas, para ouvir e interagir com a equipe e assim investir num ambiente mais saudável, tirando um pouco desse tempo tão tenso que nós estamos passando.

O resultado dessa tensão dentro de casa tem gerado: Depressão, problemas familiares, uso crescente de álcool dentro das residências, entre outras coisas que nesse “novo normal” estamos vivendo. O clima ruim no trabalho vem só a agravar ainda mais essas questões.

É papel da empresa entender o que está passando, fazendo a pesquisa de clima pós-pandemia. Os resultados com certeza serão surpreendentes e se reverterão em novas ações para recuperação desses colaboradores.

Não vemos a hora de isso tudo passar, não é mesmo?

Logo esse momento tão difícil vai passar. Mas, infelizmente sabemos que, ainda temos um bom tempo até que a saúde se restabeleça. Por exemplo: Aquele restaurante que atendia vários funcionários de empresas, que almoçavam ali diariamente, próximo ao seu trabalho, se não fechou no ano passado, trabalha hoje em média com 30% da capacidade normal.

As empresas que já fizeram sua pesquisa de clima pós-pandemia, já estão produzindo e vendendo melhor. Através das informações que receberam, produziram seu planejamento para esse ano. Sabem que não podem usar o faturamento do ano passado como base, pois foi um ano atípico. Entendem também que esse ano ainda será um ano desafiador e que precisa sua equipe no clima correto.

Por isso não perca tempo, faça já sua pesquisa de clima pós-pandemia. Aproveite e conheça a Solução de Gestão de Performance de Vendas Casting, com um método completo e um Aplicativo Móvel para melhor aderir e perenizar o método no dia a dia de sua gestão.

Um comentário

  1. […] dados são, por exemplo, pesquisas de preços na concorrência, pesquisa de satisfação do seu cliente e oscilações do mercado interno e externo (caso trabalhe com […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo