Pesquisa de clima organizacional: por que aplicar no varejo?

2020-04-09T11:01:53-03:0010 abril, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

A concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada e se você deseja que sua loja alcance cada vez mais destaque em meio ao mercado competitivo, é importante algumas atitudes que o levarão a um contínuo sucesso. Realizar a pesquisa de clima organizacional faz toda a diferença no varejo, impactando diretamente nos resultados financeiros.

O que é e para que serve uma pesquisa de clima organizacional?

Há 50 anos, mais especificamente no ano de 1968, os psicólogos Litwin e Stringer deram origem a pesquisa de clima organizacional.

Essa pesquisa se trata de uma ferramenta utilizada para estruturar as percepções dos colaboradores sobre diferentes aspectos. Cada colaborador preenche um questionário que pode ser físico ou virtual, assinalando as questões que indicam sua experiência diária de trabalho, revelando o grau de engajamento e satisfação nos assuntos indagados.

Essa pesquisa levará a uma reflexão sobre o seu dia a dia no trabalho, quais são os aspectos positivos e negativos da gestão de pessoas e quais são suas práticas corporativas. Essa ferramenta irá proporcionar um ambiente mais agradável, ampliando a visão para a tomada de decisões.

A pesquisa de clima organizacional serve para que o gestor seja mais observador e obtenha olhos e ouvidos mais atentos ao comportamento de seus colaboradores, através de análises sobre como a forma de liderança está sendo exercida e como tem sido a integração dos colaboradores em relação as metas traçadas com a equipe de vendas.

Quando o gestor se importa em saber o motivo de determinados comportamentos prejudicar o rendimento de seus colaboradores, isso leva a um aumento no nível de qualidade no atendimento aos clientes e proporciona qualidade do ambiente de trabalho.

Quais são as variáveis que podem afetar o clima dentro do varejo?

Quando um cliente entra em uma loja, imediatamente se torna perceptível para ele se o vendedor está motivado ou desmotivado; afetando diretamente no atendimento. Para alavancar as vendas é extremamente necessário que você tenha uma equipe motivada.

São inúmeras as variáveis que podem afetar o clima dentro do varejo, como: o relacionamento entre os colegas e o gerente da loja, o salário, a comissão, os benefícios, entre outras.

Vale lembrar que os colaboradores passam grande parte do seu dia no trabalho e o bom clima organizacional trará a satisfação necessária para alcançar as metas e obter bons resultados. Por isso, é extremamente importante o fator motivacional, porque trará um maior rendimento.

Por que é importante a pesquisa de clima organizacional para o varejo?

Quando é verificado os pontos fracos das pessoas perante seu trabalho, a realização da pesquisa trará o desenvolvimento e a motivação necessária aos colaboradores para sua vida profissional dentro do varejo, onde afetará também sua vida pessoal.

Quando se observa o clima organizacional, se torna possível sugerir a intervenção no clima e tratar sobre as variáveis que o afetam positiva ou negativamente, com o objetivo de levar continuamente à uma melhoria do ambiente de trabalho, aumentando a motivação e gerando um maior engajamento por parte dos colaboradores levando-os a reconhecerem a importância do trabalho em equipe.

Como aplicar a pesquisa de clima organizacional em uma loja?

Para que uma pesquisa de clima organizacional aplicada no varejo tenha êxito, é importante seguir algumas etapas. A primeira etapa é determinar quais são as metas e os objetivos do processo da pesquisa, para que em seguida seja desenvolvido um questionário baseado nesses objetivos.

CTA ebook campanhas de motivaçãoPowered by Rock Convert

A comunicação com os colaboradores faz parte da próxima etapa, que não pode ser ignorada. Deve ser explicado de uma maneira bem clara sobre a importância do processo. Os avaliadores precisam informar sobre as medidas de privacidade que serão praticadas, pois as pesquisas serão anônimas, assim como informar sobre quem receberá os resultados.

Para planejar as ações que serão tomadas, é fundamental o relatório do processo que deve ser dividido por departamentos, ressaltando seus pontos fortes e seus desafios.

É importante que todos saibam que o preenchimento sincero e honesto irá gerar mudanças para melhor. O desenvolvimento organizacional é um processo, por isso as pesquisas de clima organizacional devem ser realizadas anualmente.

Durante muitos anos essas pesquisas organizacionais eram impressas, mas atualmente foram substituídas e agora permitem maior velocidade e economia através das pesquisas eletrônicas.

Através de softwares que garantem a confidencialidade, os colaboradores podem acessar os sites com códigos de identificação privados do seu local de trabalho ou de qualquer outro ponto de acesso e completar a pesquisa quando bem entenderem.

Além do software automatizar a pesquisa, os indicadores são atualizados em tempo real. Eles geram relatórios que permitem visualizar de maneira clara os problemas e as oportunidades para saber se as estratégias que foram tomadas melhoraram os níveis de motivação pessoal dos colaboradores.

Quais as vantagens de uma pesquisa de clima organizacional para o varejo?

  • Redução da rotatividade;
  • aumento da motivação;
  • maiores chances de bater as metas;
  • feedbacks mais precisos;
  • competitividade;
  • aumento da confiança da equipe de vendas;
  • reflexos no atendimento e satisfação dos clientes;
  • medir e identificar oportunidades de melhoria no local de trabalho;
  • identificar barreiras de desempenho;
  • aumentar as chances de gerar novas ideias;
  • focar em melhorias de qualidade.

Por fim, quando a pesquisa de clima organizacional é aplicada na loja de forma eficiente, é possível mensurar a qualidade do ambiente de trabalho, valorizando os feedbacks internos, trazendo insights sobre o que pode ser feito para melhorar o atendimento aos clientes e a produtividade para alcançar as metas de vendas.

Sem pessoas uma empresa seria apenas uma entidade abstrata. No entanto, não basta ter gente no mesmo lugar, é preciso que partilhem do mesmo propósito e atuem com alinhamento.

Esperamos ter esclarecido fatores importantes para o sucesso de suas vendas, mas queremos te ajudar ainda mais nessa missão. Então leia o próximo artigo que preparamos, reunindo 5 dicas simples e poderosas. Ao colocá-las em prática, você poderá manter uma equipe de vendas de sucesso e consequentemente obter um excelente resultado financeiro.

Deixar Um Comentário