Performance individual dos vendedores: por que analisar?

2020-03-12T15:00:54-03:0012 março, 2020|Produtividade de Vendas|

O desejo de todo lojista é alavancar suas vendas, mas sem uma equipe com um excelente desempenho esse desejo fica cada vez mais distante de ser alcançado. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você entenda, de maneira simples e prática sobre a importância de analisar a performance individual de seus vendedores.

Não há como negar que a competição nos mais variados segmentos, continua crescendo a cada dia. Em meio a essa competição, é necessário fazer algumas perguntas para avaliar como tem sido os resultados a alcançar.

Como é possível aumentar as vendas?

Acompanhar a performance de cada vendedor individualmente contribuirá e muito para o desenvolvimento e cumprimento de suas metas, aumentando significativamente as vendas. Para alcançar o resultado desejado é necessário identificar as métricas e os parâmetros de vendas para ter clareza daquilo que seus vendedores estão fazendo para alcançarem as metas estabelecidas dentro da loja.

Metas claras ajudam no desenvolvimento do trabalho em equipe e auxiliam os vendedores a serem direcionados para as atividades importantes do dia a dia.

Como saber se estou indo na direção certa?

Os vendedores ocupam uma posição importante para trazer bons resultados dentro de uma loja.

O fator humano é muito importante, por isso entender que cada pessoa de sua equipe é um indivíduo único, irá ajudá-lo a desenvolver a performance de vendas de cada um. Isso levará ao conhecimento sobre o que cada vendedor é capaz de criar, produzir e transformar, conduzindo-o na direção certa.

O reconhecimento de cada colaborador que se destaca durante o mês, incentivará a todos em superar metas e desafios. Esse sistema de recompensas aos que mais se destacam, terá como consequência trabalhos diferenciados, estabelecendo uma cultura de crescimento profissional e um elevado desempenho que ultrapassará expectativas.

Problema=solução?

Acompanhar diariamente cada vendedor é muito importante. Cabe ao gestor levar cada vendedor a compreender qual é o problema do cliente, o que está levando ele ainda a não efetivar a venda e apresentar a solução, partindo do princípio que não se deve empurrar algo que o cliente não queira.

Essa sensibilidade em compreender qual é a necessidade do cliente, é uma das chaves do sucesso de vendas. Leve em conta, independentemente do tamanho de sua loja, a importância de desenvolver um olhar crítico sobre o que acontece dentro dela e veja os problemas se transformando em solução.

Como tem sido a qualidade dos relacionamentos entre meus colaboradores?

Avalie aspectos importantes como a capacidade de controlar as emoções, o conhecimento técnico, o carisma e a simpatia, a postura de maturidade e o respeito aos colegas de trabalho e aos possíveis clientes.

Essas características, fazem parte do bom desenvolvimento profissional e da performance de vendas. Planejar treinamentos para capacitar os colaboradores, podem incentivá-los para novas oportunidades e promoções.

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Essas ações também servem para avaliar o desempenho de cada um e analisar o espírito de equipe, se há controle emocional diante de situações difíceis e quais trabalhos têm se mostrado relevantes. O uso do feedback irá ajudá-los a terem uma direção firme e constante, o que levará a atingir as metas.

Como romper a pressão de bater metas?

Não é de hoje que cumprir metas tem roubado o sono de muitos vendedores. Essa pressão pode se tornar construtiva através de um novo olhar, de uma nova perspectiva.

A criatividade do vendedor valerá muito mais do que a pressão. Quando a criatividade é destacada, automaticamente é gerado uma competição saudável no ambiente de trabalho.

O vendedor não deve pressionar o potencial cliente para realizar uma venda rápida, pois isso poderá ser um fator determinante para que a venda não seja efetivada. É nessa hora que a criatividade deve vir à tona para realizar as vendas. Para saber mais como ativar a criatividade, veja como desenvolver as habilidades do vendedor acessando esse link: https://www.solucaocasting.com.br/blog/habilidades-de-um-vendedor/

Como tem sido a maneira que transmito a mensagem?

Cada vendedor tem um jeito único de fazer as vendas. Independente do número de vendedores que fazem parte de sua equipe, é necessário passar uma mensagem clara para os clientes em potencial. Por isso, deixe claro suas metas, objetivos e cada métrica relacionados à empresa para que todos possam caminhar juntos rumo ao êxito nas vendas.

Converse com seu colaborador, nos momentos mais significativos e não deixe de elogiar quando necessário. Deixe claro também as prioridades que devem ser desenvolvidas no dia a dia. Alinhe metas, essa é uma parte fundamental para que uma mensagem clara seja estabelecida.

Quando você auxilia seu colaborador a alcançar os objetivos traçados, as habilidades profissionais e suas capacidades, além de alavancar as vendas, proporcionará um excelente ambiente de trabalho, mais participativo e dinâmico.

Uma boa conversa deve incentivar os colaboradores a produzirem resultados. Quando seu colaborador se sentir incentivado, com certeza estará mais engajado e, como resultado, desenvolverá as competências necessárias para o sucesso.

Como aumentar a produtividade?

  1. Padronize as avaliações por competência. É importante que cada um saiba como é importante no ambiente corporativo, através de objetivos claros e estabelecidos previamente, a participação de todos será mais efetiva.
  2. Motive-os. A motivação fortalece a autoestima, além de impulsioná-los ao crescimento profissional e aumentar consideravelmente a produtividade.
  3. Defina um cronograma, pois será um grande aliado para a avaliação de desempenho. Não esqueça de ter certeza se o vendedor terá tempo hábil para colocar as sugestões de cada avaliação em prática e poder ter os resultados necessários antes da próxima reunião.
  4. Realize um bom planejamento, pois sem ele não haverá controle e nem resultados. Não esqueça que a tecnologia é a melhor alternativa para alcançar uma boa gestão.
  5. Invista na performance individual. É importante que o vendedor apresente uma alta performance, através de capacidades simples como raciocínio lógico e prático para agir com inteligência e assertividade, otimizando a logística em reuniões, simplificando sua apresentação de vendas.

Por que é tão importante acompanhar a performance individual de cada vendedor?

Ao acompanhar individualmente a performance de cada vendedor, você fará com que ele perceba seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira será mais fácil identificar habilidades e traçar metas.

Algo também que irá melhorar é o ambiente de trabalho. A tomada de decisões será mais assertiva e aumentará o comprometimento e a motivação do vendedor, melhorando o foco nos resultados.

Um vendedor que apresenta alta performance, diante dos desafios encontrará soluções práticas através do equilíbrio emocional e de habilidades mentais. Um profissional assim, apresentará uma excelente performance garantindo um grande volume de atividades comerciais assertivas, através de praticidade em suas tarefas diárias.

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Até logo!

4 Comments

  1. diego jose barbosa 4 de abril de 2020 em 11:16- Responder

    bom site

  2. […] o engajamento e diminuindo o turnover. Em outras palavras, a organização que decide investir no desenvolvimento dos colaboradores tem mais sucesso na manutenção dessa […]

  3. […] de atingir as metas e objetivos estabelecidos pelo líder, o que faz com que ele busque sempre o melhor desempenho […]

  4. […] fora da caixa, essa é uma outra competência muito importante para vendedores de sucesso e alta performance. Afinal, é importante que o profissional seja criativo para solucionar problemas e, inclusive, […]

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