O que é matriz GUT? Saiba como aplicá-la em seu negócio

2019-12-12T11:17:20-02:0012 dezembro, 2019|Sales Performance Management|

Na sua loja, você precisa realizar uma série de atividades e, muitas vezes, acaba se perdendo na hora de definir por onde começar. O que acontece é que você tenta fazer tudo ao mesmo tempo e, no final, percebe que fez menos do que deveria.

Esse é um problema enfrentado pela maioria das pessoas que têm ou gerenciam uma empresa no varejo. É aí que a matriz GUT entra como grande aliada. Ela é uma ferramenta utilizada para definir prioridades e, dessa forma, estabelecer uma ordem de quais tarefas você deve fazer primeiro e quais podem ser adiadas ou, até mesmo, redistribuídas entre sua equipe.

Quer saber o que é matriz GUT, como ela funciona e como aplicá-la no seu negócio? Então, continue a leitura e descubra!

Como funciona e quais são os elementos da matriz GUT?

A matriz GUT funciona como uma forma de demonstrar, objetivamente, quais são as suas prioridades. Para isso, ela se apoia em três elementos principais: urgência, gravidade e tendência.

Para cada um deles, são atribuídos pontos (quanto mais urgente, por exemplo, mais pontos a atividade ganha). Ao final, basta multiplicar o valor obtido pelos três elementos para ter a pontuação final da atividade.

Entenda agora cada um dos três elementos da matriz GUT:

  • urgência: relacionada ao tempo, leva em conta a proximidade do prazo no qual a atividade deve ser entregue. Sua pontuação vai de 1 (pode esperar) a 5 (precisa ser realizada imediatamente);
  • gravidade: relacionada ao impacto da tarefa na sua loja. Sua pontuação vai de 1 (sem gravidade) a 5 (muito grave);
  • tendência: relacionada à probabilidade de o problema se agravar ao longo do tempo. Sua pontuação vai de 1 (nada mudará ao longo do tempo) a 5 (vai piorar rapidamente).

Powered by Rock Convert

Como aplicar a matriz GUT na sua loja?

A matriz GUT pode ser aplicada de forma simples no seu comércio, trazendo uma série de benefícios. Para isso, basta seguir alguns passos:

  1. faça uma lista de todas as atividades e planos de ação que devem ser implementados na loja;
  2. atribua pontuações referentes a cada um dos três elementos da matriz GUT a todas as atividades;
  3. para cada atividade, multiplique o valor das pontuações e descubra qual o total;
  4. organize as atividades da que tem maior valor total para que a tem menos valor.

Quais são os benefícios da matriz GUT para a loja?

Com a organização em ordem decrescente das suas atividades e problemas, é possível identificar quais são as suas prioridades, ou seja, quais atividades exigem um investimento imediato de tempo e recursos e quais são aquelas que podem ser deixadas para o médio ou longo prazo. Dessa forma, você é capaz de organizar todo o fluxo de atividades da loja de forma eficiente e de acordo com o que vai trazer melhores resultados.

A partir disso, também é possível hierarquizar problemas, de forma a entender quais precisam ser resolvidos rapidamente. Dessa forma, a matriz GUT indica exatamente por onde você deve começar e, com isso, é possível melhorar a gestão e os resultados da loja como um todo, mantendo o foco nas suas prioridades.

Portanto, a matriz GUT pode ser a sua maior aliada na hora de organizar as suas atividades e solucionar problemas da loja. Agora que você já sabe como ela funciona, basta começar a utilizá-la para potencializar os resultados da sua equipe!

Aproveite e leia também nosso próximo artigo para descobrir como melhorar a gestão da empresa com o mapeamento de processos!

Deixar Um Comentário