O que é live commerce? Conheça essa modalidade de vendas!

2022-03-28T12:19:04-03:0025 março, 2022|Tecnologia no Varejo|

Comprar on-line com a possibilidade de interagir ao mesmo tempo com os vendedores, consultores e até mesmo com influenciadores ao vivo. Essa é a modalidade de vendas conhecida como live commerce, que tem crescido a passos largos nos últimos anos.

Será que podemos dizer que a live commerce é uma evolução das vendas pela TV? A resposta para isso é sim. Com certeza a interação faz muita diferença na hora de vender e fidelizar um cliente.

Podemos observar que a venda pela TV  é uma experiência bem antiga, tanto no Brasil como em outros países como os Estados Unidos, por exemplo. Com certeza você já escutou a seguinte frase: “Pegue agora mesmo o seu telefone, fale com um de nossos atendentes e faça o seu pedido.”

Vários canais de televisão específicos oferecem seus produtos, para que, no seu modelo tradicional, os seus apresentadores venham a convencer aos seus clientes. Ou seja, influenciar a pegarem o telefone para falar com um vendedor no sistema de tele-vendas, para assim efetivarem suas compras.

Por outro lado, as vendas por e-commerce oferecem muitas informações na palma da mão, mas pouca interação do cliente com o fornecedor.

A chegada da inovação no mundo

Os chineses começaram então a inovar quando, usando a internet, estabeleceram a live commerce. Dessa forma, de uma maneira simples, trouxe “mais perto” o seu cliente à experiência de compra tradicional. Para isso usaram estratégias básicas como utilizar rede sociais, ou até mais sofisticadas como aplicativos.

Falando em loja física, ela se transforma não apenas em um ponto de experiência para o consumidor. Mas um excelente espaço para as transmissões de live commerce, servindo como o próprio estúdio para as transmissões.

Isso fez todo o sentido no período mais intenso da pandemia, onde o varejo teve que se adaptar a uma realidade totalmente diferente. Ou seja, mesmo sendo obrigado a trabalhar com as portas fechadas. Essa adaptação do varejo tradicional, para o varejo digital, teve que se expandir. Com certeza tem muito o que crescer ainda.

O resultado em vendas, das empresas que optaram usar a live commerce ao invés de ficar apenas no e-commerce, são muito expressivos. Grandes e pequenas empresas, de ramos diversos, firmaram os pés nesse formato de vendas e vão continuar apostando nesse crescimento, mesmo após a pandemia.

Qual o segredo da live commerce?

1- Divulgação da live commerce

Por meio das próprias redes sociais, além de outros formatos de divulgação. Procurando então atrair o maior número possível de pessoas conectadas ao seu evento. Esse é um dos segredos para conseguir um bom resultado na sua live comerce.

2- O apresentador, ou apresentadores da live commerce

A habilidade de comunicação é fundamental. Por isso a habilidade do vendedor em apresentar os produtos deve ser avaliada e treinada com antecedência. São eles que vão fazer que a dinâmica da live seja produtiva e que tenha bom resultados.

3- Estratégia de vendas do produto.

Ter como um lote, com uma quantidade pré-definida, do produto ofertado, talvez seja a forma mais usada no apelo comercial para a venda do produto.

No entanto, pode até fazer sentido pensando num determinado produto com valor agregado mais alto, mas em produtos de alto giro, com preços mais populares, estipular o tempo da oferta seja o mais recomendado.

Nesse caso assim que o tempo encerra, o produto volta ao preço normal.

Outra estratégia é fazer a venda em combos, aproveitando para melhorar seu ticket médio.

4- Prepare um roteiro para a live commerce.

O dinamismo e o entusiasmo, a utilização de uma linguagem mais descontraída que aproxima mais o cliente ao evento, vai permitir que ele também queira interagir.

Para isso, é importante que o time esteja preparado para esse atendimento, sem perder as questões relevantes que foram programadas para a live comerce.

5- Avalie as formas de pagamento para a live commerce.

A opção mais simples é oferecer um QR code no canto da tela.

Assim, pela câmera do celular, o cliente pode acessar diretamente o link que pode leva-lo a finalização da compra. Além dessa opção, a equipe comercial deve ficar atenta para continuar o atendimento ao cliente.

6- Interaja com seus clientes.

A live conmerce também é uma forma de interação. Ou seja, aproveite esse momento para falar com aqueles que estão te assistindo. Seja para tirar dúvidas ou comentários referente ao assunto falado.

Isso porque os consumidores se sentem mais próximos a marca quando recebem esse tipo de contato.

Outra forma de interação que é interessante para esse modelo é fazer pequenos sorteios ao longo da Live. Isso estimula os seus clientes a continuarem assistindo.

7- Faça promoções especiais

A Live commerce é um ótimo momento para fazer aquela promoção de atração. Ou seja, invista em oportunidades específicas para atrair novos clientes. Dessa forma a divulgação boca a boca será o grande chamariz.

Como você pode observar, a live commerce não tem segredos. Vários conceitos utilizados você já certamente utiliza no seu dia a dia no seu comércio. Então não precisa ter receio de começar a utilizar esse formato de vendas através da live commerce.

Por um momento, faça a avaliação sobre quantos clientes você pode conquistar que talvez, pela distância, por exemplo, não estariam presentes na sua loja? Esse relacionamento pode servir até como base para você alcançar outras regiões, e até mesmo montar novas filiais, com o resultado das suas vendas.

Esse método ajudará a fidelizar os clientes antigos e atrair novos. Estamos em uma era de tecnologia onde a maior parte das pessoas faz compras e interage online. Por isso, sua empresa precisa seguir esse ritmo e se destacar no mercado diante dos concorrentes.

Reúna seu time de vendas e analise quais mudanças são necessárias para conquistar as metas.

As idéias simples fazem toda a diferença! Nós da Casting sempre estamos atentos as novas tendências do mercado. Conheça o que a Casting tem para te oferecer.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo