O que é absenteísmo e como evitar na empresa?

2020-09-28T15:26:05-03:007 julho, 2020|Sales Performance Management|

A ausência de um funcionário é extremamente prejudicial, tanto para o time do qual ele faz parte quanto para a empresa, uma vez que os resultados ficam prejudicados. Essa falta ao trabalho é o chamado absenteísmo que, por sua vez, deve acontecer apenas pontualmente, por motivos de doença, licenças ou algum imprevisto.

Porém, em algumas empresas, o absenteísmo se tornou uma prática comum entre os colaboradores. Assim, encontrar estratégias para reduzi-lo é essencial para que o seu negócio gere resultados de excelência e, com isso, siga em direção ao sucesso.

Descubra agora quais são as principais práticas para evitar o absenteísmo na empresa!

Entenda a causa do absenteísmo

O absenteísmo pode acontecer por diversos motivos. O ideal é que ele ocorra apenas quando o colaborador está doente e, consequentemente, impossibilitado de realizar as suas atividades. Também é previsto o absenteísmo no caso de licença paternidade ou maternidade, por exemplo.

Porém, o que ocorre em muitas organizações é a falta de colaboradores que, na verdade, poderiam estar na empresa, realizando as suas atividades normalmente. É aí que está o problema.

Isso acontece por diversos motivos, como estresse e transtornos de ansiedade desencadeados pelo excesso de trabalho ou pressão por parte do chefe, conflitos com gestores e colegas ou ambiente de trabalho desagradável e, até mesmo, insalubre.

Dessa forma, a primeira estratégia para combater esse problema é investigar exatamente quais são as causas dele dentro da empresa. Para isso, marque uma conversa com os colaboradores, tanto os que se ausentam quanto aqueles que estão sempre presentes. Num tom de cordialidade, evitando a culpabilização da equipe pelas faltas, busque entender o que leva cada um deles a se ausentar do trabalho.

Lembre-se de que esse é um tema difícil de ser abordado com a equipe e, para chegar às causas reais, é necessário ter muita empatia e compreensão com o profissional. Não o repreenda pelas faltas mas tente entender o que deve ser modificado para que isso pare de acontecer.

Revise a organização do trabalho

Há grandes chances de o absenteísmo estar ligado à pressão, estresse e sobrecarga de trabalho. Portanto, uma das formas de solucionar esse problema ou, até mesmo, evitar que ele aconteça na sua empresa, é a revisão da organização do trabalho.

CTA ebook metodo castingPowered by Rock Convert

Em resumo, a organização do trabalho é um conceito que se refere às tarefas delegadas aos colaboradores, nível de autonomia que eles possuem para realizá-las, prazos estabelecidos e quantidade de atividades simultâneas que ele precisa cumprir. Pode ser que, na sua empresa, alguns desses elementos estejam desequilibrados, gerando o estresse que faz com que o trabalhador queira, inclusive, evitar o ambiente da empresa.

Portanto, proponha uma organização do trabalho que permita que a sua empresa tenha os resultados esperados mas, ao mesmo tempo, seja saudável e produtiva para o profissional que realiza as atividades.

Invista no ambiente e clima organizacional

Para que os colaboradores gerem os melhores resultados para a sua empresa, é essencial que eles estejam em um ambiente que seja propício a isso. Isso significa que o local da sua empresa precisa estar limpo, organizado e bem iluminado, livre de ruídos ou elementos que possam gerar a distração. Isso porque um ambiente desagradável pode fazer com que o trabalhador evite a empresa, o que gera o absenteísmo.

Porém, para além do ambiente físico da empresa, também é importante que o colaborador estabeleça boas relações com colegas e líderes, de forma a evitar conflitos, que também são uma das causas do absenteísmo. Isso significa que é preciso trabalhar o clima organizacional, realizando pesquisas de clima periodicamente para avaliar esse indicador e implementando planos de ação para melhorá-lo de acordo com o feedback da equipe.

Crie programas de assiduidade

Você também pode incentivar a assiduidade nos seus colaboradores criando programas específicos para isso. É possível, por exemplo, investir em benefícios para os trabalhadores da sua empresa que forem pontuais e não faltarem ao trabalho ao longo do mês.

Para isso, é importante estabelecer benefícios atrativos para os trabalhadores e criar regras claras, que seja divulgadas a todos os membros do time. Isso também pode ser associado à avaliação do desempenho da equipe, de forma a potencializar os resultados do programa.

Uma opção é criar, por exemplo, um sistema de pontos na empresa. Cada trabalhador começa o mês com uma certa quantidade de pontos na sua “carteira”, que se acumulam ao longo do tempo. De acordo com o desempenho, pontualidade e assiduidade, pode ganhar ou perder esses pontos. Associado a isso, pode existir uma tabela de prêmios, como viagens, eletrodomésticos ou outros, sendo que uma determinada quantidade de pontos pode ser trocada por esses prêmios.

Incentive uma comunicação eficaz

A comunicação interna de qualidade é importante por diversos motivos dentro de uma empresa e, um deles, é a prevenção do absenteísmo. Isso porque ela favorece a troca de ideias na organização, assim como a emissão de feedbacks negativos e positivos em relação à postura de líderes, colegas e ambiente organizacional.

Dessa forma, ao incentivar a comunicação eficaz, você é capaz de solucionar a maioria dos problemas que poderia levar ao absenteísmo, antes mesmo de que eles gerem consequências mais graves para a organização.

Para entender melhor essa prática, imagine que determinado profissional está emitindo comportamentos inadequados, gerando conflitos dentro de determinado time. Caso esses conflitos se estendam por muito tempo, isso pode gerar insatisfação no time e uma das consequências disso é o absenteísmo.

Com a comunicação eficaz, o líder recebe o feedback sobre o comportamento do colaborador em questão e pode conversar com ele para solucionar o problema, antes que isso afete a equipe como um todo.

Como você pode perceber, o absenteísmo é um grande problema para as empresas. A boa notícia é que ele pode ser combatido dentro da organização. Portanto, aproveite as nossas dicas e coloque-as em prática no seu negócio para evitar e combater a falta dos colaboradores ao trabalho dentro da sua empresa!

Gostou do artigo? Quer receber mais conteúdos relevantes como esse no seu e-mail? Então aproveite para assinar a nossa newsletter agora mesmo!

Deixar Um Comentário