Mobile Learning: saiba porque implementar no varejo

2020-09-25T14:50:28-03:0020 março, 2020|Capacitação no Varejo|

Você já parou para pensar quanto tempo do seu dia é dedicado a atividades conectadas à internet? De acordo com um estudo recente, realizado em uma parceria da Hoopsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. Hoje iremos aprofundar sobre o mobile learning.

Duas funcionalidades importantes dessa geração é a conectividade e a mobilidade, onde crianças, adolescentes e adultos consomem conteúdo e estabelecem relações. Em meio as novas tecnologias, encontramos uma modalidade de ensino e aprendizagem chamada mobile learning, que você pode implementar no varejo. Continue lendo esse artigo e descubra mais sobre esse assunto.

O que é Mobile Learning e como funciona?

Também conhecido como mLearning, o mobile learning é um conceito tecnológico para o ensino e aprendizagem da interiorização de conteúdos virtuais, que possibilitam a informação em qualquer local e horário ou seja, a distância, através de dispositivos móveis que tenham acesso à internet.

O mobile learning pode ser usado através de videoaulas gravadas que podem ser assistidas on-line ou off-line, permitindo os alunos acessarem o conteúdo durante pequenos períodos do dia, inclusive em momentos ociosos.

Também pode funcionar através de multimídia ou mecanismos de interação entre os usuários, através de quizzes e gamificação que acontece através de games, com personagens e roteiros que levam o estudante para uma jornada repleta de descobertas desafiadoras. Também pode ser através de um roteiro de atividades e exercícios, levando a obter prêmios através de pontuação de acordo com o avanço de cada nível.

Por que investir em Mobile Learning no varejo?

Lojas e empresas dos mais diversos segmentos que querem continuar na linha de frente da inovação, estão dando cada vez mais atenção para a tecnologia mobile. Esse é um mercado em constante crescimento, porque ainda existem inúmeros recursos e ferramentas inexploradas.

Chega de vendedores perdendo tempo com horas intermináveis em treinamentos, sem falar na distância e no tempo que poderia estar sendo usado para cumprir metas e efetivar vendas.

A utilização do Mobile Learning no varejo, demonstra que os lojistas já enxergam o potencial dessa modalidade, modernizando as formas estratégicas para o crescimento do seu negócio, podendo adotar também software personalizado dentro do varejo.

CTA ebook gestão mobilePowered by Rock Convert

Através do celular, tablet ou laptop os vendedores poderão fazer seus treinamentos e de forma bem específica para cada necessidade, podendo ser em diversos formatos, desde games, até vídeos, apresentações etc. A gestão sobre os treinamentos (quem fez, aplicação de teste de conhecimento, como se saiu, quais as dificuldades etc.), podem ser monitorados pelos gestores para tomada de decisão na gestão. Isso aumentará a gestão sobre as pessoas, porque levará a um maior engajamento e diminuirá custos de deslocamento e cursos caros.

5 motivos para investir em Mobile Learning:

  1.  Performance de vendas. Uma das maneiras de ajudar na performance de vendas, é diminuindo o tempo para contratação de novos colaboradores, já que o Ser Casting dá a possibilidade de aceleração do processo de R&S através do seu módulo de abertura e fechamento de vagas.
  2. Maior envolvimento da equipe. Através de conteúdos disponibilizados de forma virtual, exigem que os funcionários os busquem por conta própria. Assim, a necessidade de aprimorar as habilidades é vista como um investimento na própria carreira.
  3.  Facilidade de acesso. Através do investimento no aprendizado com auxílio do recurso digital, os relatórios serão constantemente atualizados e assertivos com a performance de cada colaborador.
  4. Módulo de feedback. Através desse módulo, será mais fácil identificar os pontos que necessitam de reforço e dar feedback. O gerente poderá acompanhar cada vendedor bem de perto e fornecer periodicamente dicas e aconselhamentos para melhorar sua performance.
  5. Otimização de tempo. O consumo de novas informações não precisa depender de reuniões, viagens ou fatores em geral que possam impactar na produtividade da empresa. O conteúdo disponibilizado pode ser acessado de modo fracionário nos intervalos, de forma que não vai interferir em suas obrigações diárias.

Não ignore o Mobile Learning como parte da sua oferta de treinamento

Uma das principais características da geração “millenial” é usar as maneiras como eles procuram suprir suas mais variadas necessidades de entretenimento e informação.

Ofereça flexibilidade para que seus colaboradores aprendam no dispositivo que eles escolherem. Os números apontam um grande crescimento, já são mais de 47% das organizações que utilizam dispositivos móveis para o treinamento e formação de seus colaboradores, promovendo a aprendizagem colaborativa e social.

Você irá ver uma grande melhora na relação entre gerentes e vendedores, já que eles poderão acompanhar as vendas diariamente pelos próprios celulares. A tecnologia em vendas é capaz de melhorar a performance e otimizar os resultados.

Quando você investir em Mobile Learning no varejo, os resultados serão imediatos. Será possível focar em um tema de cada vez, organizando o treinamento da melhor forma para cada funcionário ou necessidade. Estudos revelam que o cérebro humano tem um limite curto de concentração que pode variar entre 3 a 6 minutos. Por isso, através do Mobile Learning o conteúdo será apresentado para o usuário de forma específica e direta, de forma rápida e prática, através de blocos de informações com uma linguagem de fácil acesso.

Seus colaboradores aprenderão a utilizar instantaneamente informações fundamentais para entender o seu cliente. Através do Mobile Learning, será possível comparar o perfil dos clientes listados em seu CRM com informações sobre os seus prospects e prever quais deles estão mais propensos a se tornarem consumidores.

Entender melhor seus clientes também irá criar mais oportunidades de negócios. Seus colaboradores aprenderão mais rapidamente, se tornando capazes de reter as informações durante um maior período de tempo, otimizando o tempo aproveitando os intervalos entre clientes, filas ou no transporte público.

Gostou desse conteúdo? Veja também como alcançar a máxima capacitação da equipe de vendas, através do Mobile Learning.

3 Comments

  1. […] vídeos, textos e apresentações. Isso pode ser feito na sede da empresa ou, até mesmo, no celular do funcionário, abordando conhecimentos de técnicas de vendas ou dos produtos da […]

  2. […] mobile learning é uma excelente ferramenta para proporcionar treinamentos de alta adesão e baixo custo. […]

  3. […] por vezes, os treinamentos a distância podem ser empecilho para alguns colaboradores. Perceba alguns desafios que membros da equipe podem […]

Deixar Um Comentário