O Mobile como ferramenta no trabalho

2021-10-29T09:02:59-03:0029 outubro, 2021|Sem categoria|

Na área dos negócios o celular surge como uma ferramenta muito importante. Por isso, você sabe como utilizar o mobile para suas vendas? Então acompanhe o texto e descubra como transformar o celular em uma ferramenta do bem para seus vendedores.

Com o uso adequado do celular, o vendedor poderá ter vários aplicativos para facilitar a comunicação.

O mobile é usado a todo o momento. Por exemplo, para nos comunicarmos utilizamos as mensagens instantâneas. Já na hora de fazer exercícios, utilizamos aplicativos. Ou também, para analisar suas contas, enfim, uma infinidade de utilidades.

E, por que não utilizar todos esses benefícios no ambiente de trabalho? É a oportunidade de se destacar no mercado com as vantagens que o marketing em tempo real pode oferecer através do mobile.

Mobile marketing

A inclusão do mobile na estratégia de Marketing Digital deixa de ser uma tendência e passa a ser regra. Ou seja, quem não se preparar pode perder espaço e clientes nesse mercado competitivo de vendas.

Grande parte dos consumidores pesquisa na web antes de comprar seus produtos. Por isso, é evidente a importância de uma presença digital forte. Sendo que, dessas buscas, grande parte delas, é feita no celular.

Quando o cliente entra em uma loja física, por exemplo, ele pode já ter pesquisado o valor do produto na loja online ou na concorrência. Ou seja, provavelmente ele utilizou o smartphone para buscar mais informações sobre algum produto em vez do desktop.

Quantas vezes você estava na loja, prestes a comprar um produto, mas por precaução, pesquisou no celular alguma informação antes de fechar negócio? Esse tipo de prática está cada vez mais comum para os consumidores.

Assim, independente se a empresa tem uma loja física ou virtual, ela deve ter uma estratégia mobile a fim de contemplar todas as etapas das compras do seu público-alvo.

Agora, se sua empresa possui uma loja online é necessário ficar atento a algumas dicas. A primeira é que a loja possa garantir a visualização correta das páginas da empresa.

Ou seja, é importante que a sua loja virtual possa facilitar a navegação do usuário. Essa ação ajudará no posicionamento orgânico do site, um dos critérios para ranqueamento usados pelo Google.

É provável que as pessoas estejam utilizando um dispositivo móvel para procurar por serviços ou produtos que a empresa oferece. Metade dos usuários de internet fazem buscas na Web por meio de celulares e tablets.

Ferramentas que divulgam

Muitos aplicativos são eficientes na hora de divulgar seu negócio. Um deles muito utilizado é o Google Meu Negócio. Com ele você pode inserir todas as informações relevantes, como localização, número de telefone e horário de funcionamento.

Com isso ele facilita aos usuários, tanto de mobile quanto de desktop, a encontrarem a sua empresa. Funciona como um mapa local e, uma vez que esteja na lista, faz seu tráfego proveniente do buscador aumentar bastante.

Uma coisa interessante é que os consumidores podem colocar sua opinião e decidir quantas estrelas dar a sua empresa. Isso pode ser ótimo, pois compartilha a experiência cliente com cliente. Porém, deve ser visto regularmente a fim de evitar qualquer crítica e comentários ruins.

CTA Motivação no Trabalho

Compra Mobile

O aumento no número de dispositivos móveis e a certeza de que mais consumidores passem a comprar online se torna cada vez mais real. Com isso, uma grande maioria dos clientes esperam fazer mais compras em seus smartphones nos próximos anos.

Muitos dos aplicativos usados nas mídias sociais, por exemplo podem ser ótimas oportunidades de negócio para a empresa.

Ou seja, se o público-alvo está em redes como Instagram, WhatsApp e Facebook, deve-se utilizar essas plataformas para construir um relacionamento próximo com os clientes e executar ações para aumentar a visibilidade da marca a ser consumida no mercado.

Fizemos um artigo sobre como vender através do WhatsApp e utilizar essa ferramenta promissora para as empresas. Clique aqui para ler.

A comunicação mais ágil e assertiva com os clientes pode ganhar agilidade quando pensada também para mobile. Pois, o mundo está rodeado de pessoas que checam atualizações e notificações no celular várias vezes ao dia.

Sabendo disso, os clientes podem ser informados de promoções e descontos exclusivos via SMS, por exemplo.

SMS marketing

Como falamos, o uso do SMS é uma técnica muito importante, e também bem utilizada para as vendas.

Para aplicá-la, é necessário fazer uma lista de contatos. Pode utilizar o envio de mensagens, como lembrar datas de pagamento, encaminhar status de pedidos, enviar promoções, informações sobre lançamentos, convites, entre outros. Ou seja, tudo deve ser feito através de uma estratégia e direcionamento.

Por isso, para aumentar o alcance das campanhas, deve-se pensar em estratégias que utilizem vários canais, complementando-se. Pode ser feito, por exemplo, integrações em ações com apps, redes sociais, plataformas de chat, WhatsApp, entre outros.

QR Code

O QR Code é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para qualquer estratégia. Ele funciona como um código de barras em 2D que o usuário pode utilizar com a câmera do celular, redirecionando-o para uma página.

Com o seu uso a empresa pode aumentar ainda mais o alcance das estratégias de marketing mobile ao direcionar clientes de forma rápida para qualquer link na internet.

Ou seja, pode utilizar os QR Codes na comunicação da empresa, desde colocá-lo na embalagem de produtos, flyers e cartazes, entre outras funcionalidades.

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing é conhecido como Marketing de Proximidade. Ou seja, ele possibilita utilizar a funcionalidade do Bluetooth para compartilhar arquivos multimídia com outros aparelhos mobile e informar sobre produtos e serviços.

É uma estratégia para negócios locais utilizarem, pois o alcance do Bluetooth é relativamente pequeno. Por isso, ao ser usado, podem ser disponibilizados arquivos, como lista de produtos ou catálogo de compras ou arquivos de vídeos para promoção.

A vantagem dessa estratégia é sua gratuidade não exigindo nenhum tipo de custo de manutenção.

Para impactar usuários com o mobile marketing é importante pensar que o seu site precisa ser mobile-first. Ou seja, precisa ser pensado e adaptado para dispositivos móveis. Pois, um site não adaptado para mobile perde o cliente assim que ele entra.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo