3 principais métricas de vendas que devem ser acompanhadas no varejo

2020-08-05T15:16:46-03:0021 janeiro, 2020|Sem categoria|

Acompanhar os resultados dos seus vendedores é essencial para entender como anda o seu negócio e se você está seguindo o caminho que gostaria. Para isso, é essencial investir em métricas e indicadores específicos para o setor de vendas, de forma a analisar, de maneira objetiva, os resultados da empresa.

Mas, você sabe quais são as principais métricas de vendas? Entende como calcular cada uma delas e o que esses indicadores mensuram em relação ao seu negócio? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e descubra as 3 principais métricas de vendas que você precisa acompanhar no varejo!

1. Conversão de compra

Muitas pessoas entram na sua loja todos os dias, mas nem sempre elas levam algum produto para casa. É exatamente aí que entra o indicador de conversão de compra.

Ele evidencia a porcentagem de visitantes que, efetivamente, se tornaram clientes da sua loja. Dessa forma, indica o quão eficaz a sua equipe de vendas é, mostrando também o sucesso de algumas estratégias implementadas no ambiente físico do seu estabelecimento.

Para calcular esse indicador você deve aplicar a fórmula em um determinado período (um dia, por exemplo):

Número de visitantes / Número de clientes

2. NPS

O NPS (Net Promoter Score) é um indicador que evidencia a satisfação dos clientes com os serviços e produtos da sua loja. Ele indica, por meio de um número, a quantidade de clientes que efetivamente voltariam ao seu estabelecimento e o indicariam para amigos e familiares. A sua fórmula é baseada em apenas uma pergunta:

De 0 a 10, o quanto você indicaria essa empresa para um amigo?

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Todos os clientes que responderem com notas 9 e 10, são considerados como promotores, o que significa que têm uma grande tendência a indicarem a sua empresa para outras pessoas. Notas 7 e 8, são de clientes neutros, enquanto as que estão entre 0 e 6 são os detratores, ou seja, que prejudicarão a imagem do negócio.

O NPS é dado por:

porcentagem de promotores – porcentagem de detratores

3. Ticket médio

O ticket médio é a média do valor que cada cliente gasta na sua loja em uma compra. Aumentar o ticket médio é uma ótima forma de melhorar os seus lucros uma vez que permite que você venda mais, sem precisar investir na captação de um número maior de clientes.

Dessa forma, é importante calculá-lo para mensurar as vendas do negócio e buscar estratégias que os vendedores podem utilizar para que os clientes consumam mais na sua loja.

Para calculá-lo basta aplicar a fórmula:

receita total / número de vendas

Utilizar essas principais métricas de vendas é essencial para acompanhar o desempenho dos vendedores e, consequentemente, do negócio como um todo. Dessa forma, você é capaz de identificar problemas e potencialidades e implementar estratégias que aumentem as vendas da empresa e, com isso, conduza-a ao sucesso!

Quer saber mais sobre essas estratégias? Então leia nosso próximo artigo e descubra como investir no empoderamento do vendedor agora mesmo!

3 Comments

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