3 Erros para não cometer nas métricas de vendas

2021-08-20T09:35:22-03:0017 agosto, 2021|Gestão de Pessoas no Varejo|

As métricas de vendas são muito importantes para o desempenho do seu time, por isso, analisar seus indicadores corretamente é fundamental para o sucesso. Saiba hoje quais são os erros que sua empresa não deve cometer ao analisar os dados e como utilizar essas medidas da maneira certa.

Uma empresa que possui métricas de vendas, mas não analisa esses dados no tempo correto está apenas perdendo tempo ao invés de ganhar. É de grande importância para sua otimização de tempo e elaboração de estratégias que esses números do time sejam analisados da maneira correta. Dessa maneira você poderá, enfim, extrair as informações corretas.

Mas, você sabe o que são as métricas de vendas? Sabe qual é a sua importância para o seu negócio? Então, se você ainda não descobriu do que estamos falando, confira a seguir um resumo.

O que são métricas de vendas?

Entendemos como métricas de vendas dados que informam o desempenho da equipe de vendas a fim de comparação. Com isso, teremos as informações corretas para analisar onde é necessário aprimoramento, quais são as taxas de crescimento e desenvolvimento e em que ponto estão acertando.

Essas informações serão necessárias para elaborar estratégias de curto e longo prazo, analisando um histórico de dados. Com isso podemos dizer que, as métricas, são dados importantes para o aperfeiçoamento da equipe.

Por isso, quando construímos as estratégias do time com base nesses números, vemos crescer a motivação dos vendedores e, consequentemente, profissionais mais produtivos.

Uma empresa que segue as mesmas estratégias de vendas sem observar as métricas tem poucas chances de melhorar seus resultados. Por isso, a análise de dados deve ser frequente e fazer parte do dia a dia da equipe de vendas.

A partir disso perguntas serão feitas para encontrar melhoria e aprimorar suas vendas. Por exemplo, qual abordagem é a mais indicada para seu cliente? Qual é o melhor canal de vendas?

Você verá que as respostas estarão nas métricas de vendas que, quando utilizadas corretamente, tende a trazer crescimento.

Quer se aprofundar no assunto e conhecer mais sobre as métricas de vendas? Então clique aqui e conheça as 3 principais métricas de vendas que devem ser acompanhadas no varejo.

Quais erros não cometer nas métricas de vendas?

Já conhecemos o que são as métricas de vendas e qual a sua importância para o bom desenvolvimento de uma equipe de vendas. É importante, porém, utilizá-las da maneira correta e evitar os erros comuns que podem prejudicar os dados.

Conheça agora alguns deles e como fazer para analisar suas métricas corretamente e alavancar suas vendas. Continue a leitura.

1- Funil de vendas incompleto

O funil de vendas é algo que merece a atenção dos gestores. Não basta apenas utilizar um CRM de vendas ou um software, é necessário especificar etapas para que esse funil seja efetivo.

Ele deve ser construído com várias definições e controlado de acordo com o seu negócio. O que está atualmente em seu funil de vendas está alinhado com seu time? Com isso você poderá extrair as métricas de vendas de acordo com cada uma das conversões entre as fases. Porém, deve fazer sentido para as estratégias da equipe de vendas.

Vemos empresas com funil de vendas sem sentido nenhum ao negócio. Ou seja, sem especificações nas fases do processo de compra, o que é essencial para essa área. Esse erro se comete frequentemente, pois o gestor observa e vê que existe um funil de vendas e fica tranquilo. Porém, se ele for ineficiente não adiantará de nada para as suas métricas.

Com isso observamos que cada fase é essencial e não deve ser pulada. Ou seja, cada cliente passa por processos dentro do funil até a finalização da compra que é essencial para fazer essa análise.

Por isso, com um funil de vendas eficiente, você terá dados concretos para analisar suas métricas, visualizando com facilidade o processo de compra da sua empresa.

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2- Foco incorreto

As métricas de vendas são muito importantes, porém elas só trarão benefícios se fizer sentido com o seu negócio. Por isso, ter um foco correto é essencial para elaborar as estratégias juntamente com objetivos e metas, definindo assim quais serão as métricas a serem analisadas.

Por exemplo, é muito importante analisar o número de vendas do site, mas será que é um dado essencial para o seu time?

Outra questão que tira o foco constantemente da sua equipe são as mudanças frequentes nas métricas de vendas.

Vamos imaginar um jogo de futebol, se alterarmos as regras constantemente trará confusão, inconsistência e não teremos um histórico válido de partidas. Ou seja, se em cada jogo mudarmos a maneira de fazer gol, não teremos dados concretos para o campeonato pois cada jogo teve resultados diferenciados.

O mesmo acontece nas métricas de vendas. As mudanças impostas nas análises devem ser feitas com calma, paciência e tempo para não confundir o seu time.

3- Processo de vendas complexo

No momento da criação do processo de vendas da sua empresa é necessário se atentar a complexidade e qual impacto ele terá no seu time. Quando analisamos as métricas de vendas vemos muitas empresas fazendo processos longos e complexos, o que pode diminuir a produtividade e eficiência da equipe.

Quando temos um processo de vendas simples, direto, vemos benefícios nas métricas também.

Não estamos falando que ele não será completo, pelo contrário. Um bom processo é completo e se adequa ao funil de vendas como falamos anteriormente. Porém, isso não significa que será complicado.

Os vendedores precisam trabalhar com rapidez, serem práticos e visuais. Um Excel por exemplo cheio de informações e métricas de vendas aleatórias trará mais confusão do que resultados.

Por isso é importante investir em ferramentas que auxiliem nesse processo de análise das métricas de vendas. Ou seja, tornar todos os dados mais práticos e organizados para serem analisados corretamente.

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Um comentário

  1. Vendas enterprise - Solução Casting 14 de setembro de 2021 em 10:01- Responder

    […] é um processo realista para se obter vendas exatas e significativas. Então, essa evolução nas vendas é que oferecerá um resultado […]

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