Metaverso: o que é e como vai impactar o varejo?

Já ouviu falar do metaverso? Quer entender o porquê do “burburinho” que existe nas redes sociais e como esse novo mundo pode impactar no crescimento da sua loja? Continue lendo esse post!

Nos últimos anos, ficamos mais imersos na internet. Em meados de outubro do ano passado, foi anunciado o metaverso que promete trazer muitas inovações para os negócios. Ou seja, isso significa que você deve estar atento a esta novidade que promete mudar a forma como os clientes vão se relacionar com a loja.

O que é o metaverso?

Antes de mais nada, vamos te contar o que é esse tal de metaverso. Criado por Mark Zukenberg utilizando tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. Este termo une a palavra grega “metá” que significa ir além e universo e propõe que os usuários criem avatares para se relacionar com este novo mundo.

O termo surgiu na década de 90 na obra “Snow Crash” escrito por Neal Stepherson em 1992  e no filme “Ready Player One” dirigido por Steven Spielberg, lançado em 2018. No entanto, esta realidade está muito mais próxima do que pensamos, pois segundo a pesquisa do Kantar Ibope Média, 6% dos usuários da internet no Brasil já transitaram pelo metaverso.

Entrando nesse novo mundo

Com a pandemia, surgiu um novo tipo de consumidor que deseja não apenas comprar um produto, mas deseja que a loja proporcione uma experiência agradável a ele. Neste sentido, usar o entretenimento e os 5 sentidos contribuem para que o seu negócio seja lembrado pelo cliente no momento que ele desejar comprar algo que você venda.

O metaverso já foi utilizado para sediar eventos artísticos de artistas como Travis Scott, Ariana Grande e Marshmello onde reuniram um grande número de pessoas simultaneamente. Outro grande evento que foi anunciado dentro do metaverso foi o Metaverse Fashion Week, uma experiência imersiva totalmente digital do maior evento de moda do mundo.

Sendo assim, ele promete trazer uma experiência imersiva dos valores da marca aos clientes podendo abrir um espaço até maior do que o e-commerce. Marcas grandes como Facebook, Coca Cola, Gucci, Microsoft, Disney e muitas outras já começaram a investir no metaverso como forma de se relacionar com os seus clientes. Dessa maneira eles tornaram maior o engajamento com seus clientes.

O grupo O Boticário, por exemplo, desenvolveu um evento de carnaval no game Avakin gerando uma experiência dentro do metaverso. Nela foi possível resgatar prêmios em itens da marca e outras funções.

Outro exemplo é a Nikeland, onde os avatares podem visitar o showroom da marca Nike dentro do metaverso e vestir produtos digitais. Adaptando essa ideia a sua loja, será possível criar uma experiência memorável aos seus clientes, transformando essas pessoas em “brand lovers”.

Até o presente momento, utiliza-se o metaverso para criar experiências inovadoras aos clientes e aumentar o tráfego na hora de fechar o negócio. Porém, a proposta é realizem as compras dentro do próprio metaverso futuramente.

Por que devo investir no metaverso?

O metaverso possui infinitas possibilidades no quesito de relacionamento com o cliente, principalmente se a sua persona for mais jovem. As gerações que nasceram na era digital são mais exigentes como consumidores e as lojas que não utilizarem estratégias para atrair a atenção delas, poderão ficar para trás. Por isso o metaverso é algo que eles já vivem no seu dia a dia, onde o mundo real e o mundo virtual se conectam.

Entretanto, sabemos que, até que o metaverso esteja funcionando como anunciado por seu criador, é necessário que haja muito planejamento. Por exemplo, o mercado de criptomoedas tem contribuído para que as transações sejam realizadas de maneira segura dentro do metaverso, assim como os NFTs.

O tokens não fungível (NFTs) é uma modalidade de pagamento que vem surgindo para contribuir com os varejistas dentro do metaverso, impulsionando as compras dentro da plataforma e aumentando a fidelização dos clientes. Essa modalidade de pagamento teve um aumento de 704% nos negócios no ano passado, ou seja, equivalente a US $10,67 bilhões.

Isso significa que, à medida que as NFTs vão ganhando espaço e a confiança na sociedade, alguns dos benefícios desta modalidade de pagamento são:

  • Combate a falsificações;
  • Construção de envolvendo duradouro através de souvenirs digitais;
  • Tokens após comprar realizadas em marketing places / E-commerce e;
  • Colecionáveis digitais.

Até o presente momento, o metaverso ainda está em desenvolvimento, porém, este novo mundo possui oportunidades promissoras para aqueles que enxergarem isso.

Para a maioria dos usuários brasileiros, ainda é inviável a compra dos óculos de realidade virtual. Isso porque eles custam entre R$ 2.000,00 à R$ 4.000,00.  Apesar disso, eles poderão acessar o metaverso através dos smartphone, computadores ou tablets.

A diferença entre o metaverso e o e-commerce

No sistema de e-commerce atual o contato dos clientes com os produtos são apenas visuais. Porém existe a tendência dele se cansar e sair da página. Já o metaverso possibilita que as lojas trabalhem os sentidos da visão e tato, ou seja, os clientes podem experimentar os produtos de forma digital.

Através da tecnologia utilizada em jogos de realidade aumentada e realidade virtual, os clientes possuem um contato mais imersivo com as lojas, gerando um vínculo maior entre marca e cliente.

O futuro do varejo

Esses dados comprovam que o metaverso é o futuro do novo varejo. Com isso utilizarão a criatividade para gerar experiências que vão marcar a vida dos seus clientes e criar laços ainda mais fortes.

Quer aprender tudo sobre as novidades do mundo do varejo e entender como o metaverso funciona para que o seu negócio cresça cada vez mais? Na Solução Casting, você aprenderá a aplicar as estratégias certas com um método único baseado no desenvolvimento de pessoas e indicadores.

Se deseja mais informações, entre em contato com a gente pelo número (11) 3014-0482 ou pelo e-mail contato@cstng.com.

E, se você gostou deste artigo, nós temos muito mais informações dentro do nosso blog que você pode acessar clicando aqui.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.