Como calcular metas de vendas para vendedores? Confira 5 dicas

2021-06-08T09:27:55-03:009 janeiro, 2020|Produtividade de Vendas|

Quando se fala em metas de vendas para vendedores, seja ela para o time de vendas, seja para qualquer outro setor da loja, é importante ter em mente que elas não podem definir aleatoriamente.

Isso porque, para garantir a motivação da equipe, é essencial que elas sejam desafiadoras o suficiente para que eles se engajem. Porém, precisamos tomar o cuidado também para que elas sejam realistas, possíveis de atingir, evitando a frustração de seus vendedores.

Do que adianta fazer metas se elas não são desafiadoras o suficiente para bater? As metas de vendas para vendedores devem equilibrar para não os desanimar, mas também serem motivadoras.

Suas metas devem ser realistas pois poderão definir o sucesso da sua empresa. Elas também te ajudarão a ter estratégias mais eficientes a curto, médio e longo prazo.

Facilite sua gestão com metas de vendas eficientes e tenha ótimos resultados motivando seus vendedores a alcançarem o sucesso. Porém muitos tem dificuldades na hora de calcular suas metas. Ou até mesmo criam facilmente mas não são metas reais e são batidas ou facilmente ou impossíveis de serem conquistadas.

Mas, você sabe como fazer? Entende qual a melhor forma de calcular metas motivadoras para manter o alto desempenho do seu time de vendas? Se não, está na hora de descobrir!

Você como gestor precisa entender que metas que não são estratégicas não evoluem sua equipe para lugar nenhum. Sendo assim, se você quer sucesso nas vendas do seu time estabeleça metas estratégicas direcionadas as suas ações, ao foco e a motivação do seu time.

Por isso, o gestor precisa seguir algumas dicas preciosas para aumentar a performance de sua equipe. Leia este artigo e descubra 5 dicas de ouro de como calcular metas de vendas para vendedores!

1- Analise dados históricos da empresa

O primeiro passo para calcular metas de vendas é analisar os dados históricos da sua loja. Isso significa que você deve estudar as vendas nos últimos meses e anos para identificar tendências, padrões, sazonalidade e número total de vendas realizadas. Esse estudo é o que dará insumos para que você estabeleça metas perfeitas para o time de vendas.

Além disso, é preciso analisar os dados e projeções financeiras da empresa para estratégias bem direcionadas.

Sendo assim, se a empresa estiver com problemas financeiros por exemplo, as metas de vendas para vendedores devem ser feitas com o objetivo de reverter esse quadro.

Agora, se a empresa estiver em um ótimo período de bons resultados, fixarão as estratégias e metas em manter e aumentar esses números.

Lembrando que, metas que visam um grande aumento financeiro pedem grandes investimentos para tornarem essas metas reais.

Como você criará suas metas sem analisar os dados do ano anterior? É impossível direcionar um carro sem saber dirigir. Da mesma forma é essencial conhecer os dados e indicadores da empresa para traçar estratégias e metas eficientes.

2- Estude o mercado

Outro fator importante, que deve ser levado em consideração na hora de calcular metas de vendas para vendedores, é o mercado no qual a sua empresa está inserida e as tendências para os próximos meses e anos. Isso porque ele pode estar em um momento de recessão, mas com tendências de crescimento para o futuro, o que influencia a meta estabelecida.

O contrário também pode acontecer, o que significa que as suas metas devem ser mais baixas do que o momento atual.

Estar atento aos acontecimentos mais importantes, crises econômicas e o futuro do mercado torna-se importante para manter suas metas dentro da realidade.

Imagine por exemplo o cenário que vivemos de pandemia, precisamos inserir metas de vendas para vendedores que sejam coerentes à essa realidade.

Vale usar a criatividade nesses momentos como, por exemplo, focar em metas para vendas online ou estratégias de novos clientes através de pesquisa em sites e empresas parceiras.

Muitos estão utilizando as redes sociais para vendas por exemplo. Criar estratégias e formas inovadoras podem fazer parte de suas metas incentivando assim a criatividade e motivando sua equipe.

Em momentos de crise é preciso pensar em estratégias novas e estudar o mercado para estar atendo ao mundo e fazer suas metas com base nisso.

Faça treinamentos constantes com sua equipe de vendas. Essa é uma ótima maneira de deixar seus vendedores por dentro do que acontece no mercado e ainda os tornar ainda mais capacitados.

CTA ebook indicadores de desempenho

3- Converse com os seus vendedores

Os seus vendedores são uma ótima fonte de informação na hora de estabelecer metas. Isso porque eles podem apontar os principais desafios de vendas, tendências observadas durante as atividades, pontos de crescimento e gargalos que precisam ser resolvidos.

Dessa forma, busque incluir o time de vendas no processo de estabelecimento de metas, evitando que eles sintam que a empresa apenas determina o que deseja sem consultá-los.

Por isso, investir em um feedback constante é essencial para criar suas metas de maneira estratégica. Estipule dias específicos para conversas com seu time e até mesmo individuais com seus vendedores.

Sabemos que um gestor não consegue estar ciente de tudo o que acontece em seu time sem um contato e conversas com eles. Como saber, por exemplo, que eles estão desmotivados se não há troca e conversas constantes?

Pensando nisso preparamos um artigo para você implementar a cultura do feedback na sua empresa, clique aqui.

Outro ponto essencial é conhecer seu time de vendas pois cada um deles tem características únicas que poderá alterar tudo na hora de montar as metas.

Com isso você terá um time seguro de sim, com vendedores sem medo de cumprir suas vendas. Ou seja, em uma mesma equipe você poderá encontrar pessoas tímidas e outros mais desinibida.

Com isso devem direcionar os treinamentos a públicos diferentes de acordo com suas necessidades de melhora em suas vendas.

Para calcular metas de vendas para vendedores eficientes você precisa conversar com sua equipe e conhecê-los a fim de saber algumas informações importantes como: experiência de vendas, tempo de empresa, como estão os resultados de cada um, entre outros.

O correto é criar suas metas baseadas em seu time de vendas para serem motivadoras e desafiadoras para cada um.

4- Tenha metas coletivas e individuais

Na hora de estabelecer metas, busque sempre focar em dois tipos: as coletivas e individuais. As primeiras são mais simples e devem levar em conta o total de vendas da empresa, o mercado e os dados históricos. Já as individuais também precisam incluir o desempenho de cada vendedor e o potencial de crescimento ao longo do tempo.

Como vimos na dica anterior, para metas realistas é preciso conversar e conhecer seus vendedores. Com isso torna-se possível focar em metas individuais além das coletivas para uma maior motivação do vendedor.

Você pode, por exemplo, fazer uma quantidade de metas que foque em seu time de vendas como um todo pensando assim em estratégias que aumentem a produtividade da equipe. E também metas individuais, pensando nas características e individualidades de cada um.

Com as metas individuais podemos ter uma melhora significativa no desenvolvimento daquele vendedor para que assim ele possa crescer e evoluir em detalhes importantes para aumentar as suas vendas.

Uma meta financeira por exemplo, que foque no desempenho das vendas pode diferenciar para cada um. O vendedor que vendeu 10mil mês passado precisa de uma meta diferente daquele que vendeu 5mil e assim por diante.

Já com as metas coletivas é interessante inserir assuntos que envolvem toda a equipe. Lembre-se que metas reais exigem direcionamento e estratégia além de conhecimento do seu time de vendas para que você tenha uma evolução e conquistas reais.


5- Revise periodicamente

É essencial que você revise as metas ao longo do tempo. Isso porque o mercado muda, assim como as competências dos vendedores, que se tornam mais experientes na área. Dessa forma, uma meta adequada para a atualidade pode não ser tão desafiadora em seis meses. Portanto, sempre revise as metas, adaptando o que for necessário.

O gestor deve observar cada uma das metas de vendas para vendedores para observar se estão próximo a conquistá-la. Por outro lado, se está difícil de mais pode atualizar ela de uma maneira que não desmotive o vendedor.

Em uma viagem por exemplo quando estamos indo para um lugar desconhecido, se não observarmos o mapa e ficarmos atento ao caminho poderemos nos perder.

Ligando esse exemplo as metas, é essencial sabermos a direção que devemos ir e que a equipe está indo. Isso controla o desempenho do time, verifica os erros e acertos individuais além de analisar esses dados para as próximas metas.

Para fazer esse acompanhamento das metas você pode criar uma planilha por exemplo onde listará todas as metas e colocará observações para cada uma.

Mas podemos usar a tecnologia a nosso favor nessas horas. O aplicativo da Casting por exemplo auxilia no acompanhamento do seu time, desde a performance da equipe até campanhas e feedback. Vale a pena conferir.

Calcular metas de vendas para vendedores é assunto sério. Afinal, elas têm influência direta na motivação do time e na satisfação com a empresa. Portanto, siga essas dicas e sempre busque distribuir as metas para a equipe, evitando que os vendedores se sintam sobrecarregados e estressados.

Como você percebeu, as metas têm influência direta na motivação da equipe de vendas. Aproveite o aprendizado e descubra como levar isso em consideração na hora de estabelecer objetivos para as vendas

 

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] uma loja de roupa pode estipular metas de vendas para todos os funcionários em relação a um determinado produto — por exemplo, camisetas. O […]

  2. […] Certamente, o ideal é que você tenha um contrato de metas com cada equipe e com cada colaborador. Dessa forma é possível desdobrar as metas organizacionais em metas setoriais e essas por sua vez em metas individuais. […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo