O que esperar do mercado varejista pós- quarentena?

2020-08-11T13:58:53-03:0011 agosto, 2020|Sales Performance Management|

Ninguém esperava que 2020 fosse marcado pela pandemia de COVID-19, que trouxe diversas consequências para a sociedade e para a economia. Com a quarentena, muitas cidades fecharam o mercado varejista por algumas semanas e as pessoas passaram a priorizar as compras online em detrimento de ir presencialmente até as lojas.

Isso trouxe prejuízos para o setor, mas também oportunidades e tendências. Entender o que o mercado está preparando para o período pós-quarentena é essencial para garantir que você está pronto para essa nova forma de consumo que surge no setor.

Continue a leitura e descubra agora o que esperar do mercado varejista pós-quarentena e como se adaptar a esse novo período!

Quais os efeitos da pandemia de COVID-19 no varejo?

Ainda é cedo para falar dos efeitos da pandemia de COVID-19 no varejo em longo prazo, porém diversas modificações podem ser vistas já nos últimos meses, tanto em relação ao comportamento do consumidor quanto em relação às políticas dos supermercados e das lojas.

No início da pandemia, um dos principais efeitos foi a quebra de estoque. Diante de tantas incertezas, o consumidor correu até as lojas para armazenar uma série de produtos, fazendo com que muitos deles entrassem em falta nos principais pontos de venda.

No entanto, com o passar do tempo, esse efeito diminuiu. A população começou a entender como funciona uma quarentena e o medo da falta de produtos básicos reduziu. O que aumentou nesse período foram as vendas online, uma vez que a recomendação dos principais órgãos de saúde foi evitar aglomerações de pessoas.

Os efeitos da pandemia, porém, também foram sentidos no bolso dos empreendedores. Muitas lojas não foram consideradas como serviços essenciais e, por isso, tiveram que fechar as portas por tempo indeterminado. A economia ficou incerta, o PIB caiu e as vendas também, o que fez com que os donos de varejos tivessem que se reinventar para manter os seus negócios em funcionamento, evitando o fechamento permanente.

mobile learningPowered by Rock Convert

Quais as tendências para o pós-quarentena?

Diante desse novo contexto, surgiram algumas tendências que podem ser oportunidades para o seu negócio. Algumas delas são, inclusive, o ponto de virada da empresa, o diferencial entre o fechamento permanente e a manutenção dos lucros. Dessa forma, ficar atento a elas é essencial para que você comece, agora mesmo, a se preparar para esse período.

Essas novas tendências são:

  • limitação da lotação das lojas, evitando aglomeração de pessoas;
  • ênfase nos processos de limpeza e de higiene de produtos e do estabelecimento;
  • aumento das vendas online;
  • uso de EPIs por parte dos colaboradores;
  • sistemas de autoatendimento;
  • trabalho remoto das áreas administrativas da empresa.

Como se preparar para o novo mercado varejista pós-quarentena?

Quer saber como se preparar para essa nova realidade do mercado varejista? Então, aproveite para ler as nossas dicas de adaptação para a sua loja!

Mantenha a comunicação com os seus consumidores

Mesmo em períodos de isolamento social, é essencial que você mantenha a sua comunicação ativa com os consumidores da sua loja. Você pode fazer isso por meio do site, das redes sociais e do blog do seu negócio.

Isso é importante porque os consumidores não passam mais em frente à sua loja todos os dias e, para não cair no esquecimento, você precisa se manter ativo online. Dessa forma, é viável estabelecer uma relação de troca com o público-alvo, favorecendo a sua marca e mostrando para a audiência que, mesmo em momentos de crise, você ainda está ali.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia já era muito importante para o setor varejista antes da crise e, agora, ela ganha um lugar central no sucesso do seu negócio. Isso acontece por diversos fatores, sendo que o aumento do consumo online foi um dos principais responsáveis por esse protagonismo da tecnologia no setor.

CTA ebook tecnologiaPowered by Rock Convert

No entanto, não basta utilizar a tecnologia para oferecer produtos para os consumidores. Também é importante lembrar que o trabalho remoto se tornou outra grande tendência do setor. Dessa forma, os colaboradores que atuam em áreas administrativas da sua empresa podem trabalhar de casa, sem a necessidade de comparecer ao escritório ou à loja diariamente.

Dessa forma, é importante investir em tecnologias de gestão e de comunicação, de modo a garantir que eles continuem as suas atividades mesmo não estando presentes fisicamente na empresa, sem perder em qualidade.

Adote treinamentos a distância para a equipe

A sua equipe precisa estar capacitada para lidar com as novas demandas dos consumidores e, até mesmo, com os novos processos adotados pela empresa devido à pandemia de COVID-19. Dessa forma, é importante que você invista em treinamentos e em capacitações.

Em um período no qual as aglomerações devem ser evitadas, as ferramentas de capacitação a distância se tornam essenciais. Você pode ministrar uma série de treinamentos utilizando essa metodologia e, dessa maneira, garantir um time capacitado, sem expor os trabalhadores ao risco de contaminação.

Use a criatividade para se reinventar

Por fim, a criatividade pode ser uma grande aliada nesse momento pós-pandemia. Isso porque tudo aconteceu muito rápido e as mudanças ainda não foram totalmente captadas pelos empreendedores ou por especialistas no assunto. Ninguém é capaz de dizer, com certeza, como será o mundo e a sociedade pós-pandemia.

Dessa forma, é importante estar preparado para novas demandas que você ainda nem imagina que possam surgir. Exercite a criatividade e a inovação, buscando oportunidades e formas de lidar com a crise e manter o seu negócio em funcionamento, mesmo diante de grandes transformações na performance da loja e no comportamento dos consumidores.

O mundo será bastante diferente no período pós-quarentena e o mercado varejista não fica de fora dessa transformação. Ainda não se sabe com certeza quais são as grandes transformações que acontecerão, mas é possível identificar muitas tendências para o setor. Assim, é importante que você entenda quais são elas e comece, desde já, a preparar a sua loja para o mercado varejista pós-quarentena. As dicas acima podem ser o primeiro passo para garantir o sucesso e a continuidade do seu negócio!

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais agora mesmo e propague o conhecimento entre os seus amigos!

Deixar Um Comentário