Marketing e vendas: como integrá-los para implementar na empresa?

2020-01-31T11:15:40-02:0031 janeiro, 2020|Melhores Práticas|

Embora sejam departamentos distintos, marketing e vendas estão interligados e podem trazer resultados surpreendentes quando atuam em parceria.

Os departamentos de marketing e vendas são vistos isoladamente por muitas empresas. No entanto, quando conseguem trabalhar em conjunto, alcançam resultados surpreendentes e aumentam o índice de conversão de clientes.

De acordo com os dados apontados pela pesquisa State of Inbound Report 2018, as organizações que conseguem alinhar os dois setores alcançam três vezes mais eficiência.

Essa integração chama-se “smarketing” ou vendarketing e proporciona o direcionamento de esforços em prol dos objetivos organizacionais relacionados à aquisição de clientes e ao aumento do faturamento.

Quer entender melhor como implementar essa abordagem? Acompanhe os passos no post.

Quais são as diferenças entre marketing e vendas?

Para entender como funciona a integração entre os dois departamentos, é preciso identificar as funções de cada um e suas diferenças.

Marketing

As ações de marketing visam uma percepção positiva do consumidor em relação a determinado produto ou serviço, gerando um relacionamento entre empresa e cliente. Se antigamente as ações de marketing eram voltadas para despertar o desejo do público, hoje elas têm como base a conquista da confiança e a fidelização do consumidor.

Vendas

Podemos dar uma definição de vendas como as transações realizadas em comum acordo entre as partes, ocorrendo a troca entre bens ou serviços por dinheiro ou outro valor.

Como esses dois conceitos diferem entre si?

As principais diferenças entre os conceitos estão na fase de relacionamento com o consumidor. Enquanto o marketing procura despertar o desejo ou a necessidade por determinado produto, a venda supre essa necessidade, entregando o item mediante um investimento em dinheiro do cliente.

Por que esses setores devem ser integrados?

Dentro de uma estratégia de marketing digital, esses aspectos atuam lado a lado, possibilitando uma abordagem certeira. As vendas funcionam quase como o fim de um ciclo iniciado por uma ação de marketing, que atrai os possíveis clientes em um primeiro momento.

O alinhamento entre esses dois departamentos promove uma estratégia mais otimizada, somando as experiências dos setores em prol da atração, nutrição e fidelização de consumidores.

Quando são componentes de um funil de vendas consistente e bem estruturado, vendas e marketing conseguem aumentar o faturamento e expandir a cartela de clientes de maneira inteligente, com um ótimo retorno sobre o investimento.

Como implementar o vendarketing?

A implementação do vendarketing exige algumas mudanças estruturais na empresa, que passam desde a adoção de novas ferramentas até a reavaliação do sistema de comunicação interna.

Reunimos as principais ações a serem pensadas e adotadas para que você consiga promover a união entre os dois setores.

Compreenda o funil de vendas

Para promover uma integração concisa entre os dois setores, é importante compreender em qual posição cada um dos departamentos se encontra dentro do funil de vendas.

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Em termos gerais, o marketing está no meio e no topo do funil, reunindo todas as informações necessárias e permitindo que a empresa faça uma seleção dos leads que realmente podem fechar o negócio, trabalhando ainda mais esses dados.

O setor de vendas costuma se localizar no fundo do funil, já que os vendedores aproveitam esses dados trabalhados pelo setor de marketing para concluir a venda, fazendo uma abordagem direcionada e personalizada.

Melhore a comunicação

Em uma estratégia de vendarketing, é essencial ter uma boa comunicação entre os dois setores para que os resultados aconteçam. O grande problema é que muitas empresas não se preocupam em desenvolver esse diálogo.

Para driblar o problema, cabe aos gestores desenvolver a comunicação, quase como uma ligação direta entre vendas e marketing, de modo que consigam realmente trabalhar juntos.

Compartilhe dados

As informações sobre leads e prospects devem ser compartilhadas entre os setores para que a integração realmente seja válida e capaz de trazer resultados.

Quando a equipe de vendas pode acessar os dados trabalhados pelo marketing, consegue fazer uma abordagem muito mais personalizada, aumentando a probabilidade de conversão e, consequentemente, os resultados positivos.

Trace estratégias conjuntas

Além do compartilhamento de dados e da comunicação mais efetiva entre marketing e vendas, os gestores devem pensar em estratégias conjuntas. Estratégias que posicionem os dois departamentos diante da construção de um relacionamento com o cliente e da conversão dessas ações em resultados.

Determine práticas que coloquem os setores para trabalhar em parceria. Durante a apresentação dessas estratégias, destaque como essas atividades serão realizadas e a importância delas em uma visão mais abrangente.

Compreendendo esse quadro amplo, os departamentos conseguirão trabalhar de forma integrada e alcançar os objetivos determinados.

Defina os indicadores

Para avaliar os processos com eficiência, é importante definir previamente os indicadores que serão aplicados no projeto. Ao saber o que quer medir e o que afeta o resultado, você poderá determinar estratégias eficientes.

A definição dos indicadores ideais pode variar de uma empresa para outra. Geralmente, quando se trata de vendas e marketing, as taxas de conversão e os custos de aquisição dos clientes devem ser considerados.

Faça uma análise precisa das métricas

Para esse trabalho em conjunto, vendas e marketing precisam que os dados sejam compartilhados e as métricas sofram uma análise precisa. Com essa avaliação, é possível identificar lacunas no processo e saber o que pode ser alterado para que os resultados sejam mais satisfatórios.

Use a tecnologia como aliada

A aplicação de softwares para a estruturação do funil de vendas e a obtenção de dados para a análise das métricas faz toda a diferença em uma estratégia de smarketing.

Para isso, recomendamos uma solução de CRM, capaz de organizar todas as informações relacionadas aos prospects e posicioná-los no funil de vendas. Adotar uma tecnologia eficiente também auxilia na troca dos dados entre os setores, favorecendo uma parceria consistente.

Sem promover uma integração consistente entre marketing e vendas, a empresa desperdiça os investimentos na atração de novos clientes e não consegue estruturar uma estratégia eficaz de expansão. O processo de captação é prejudicado e pode levar à estagnação ou perda de espaço para a concorrência.

Este post foi útil para você? Aproveite, então, para conferir o nosso artigo sobre marketing no varejo e descobrir como ter resultados ainda melhores em seu empreendimento.

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