Entenda o que é o marketing de incentivo e como aplicá-lo

2020-09-14T10:25:01-03:0014 setembro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Toda empresa sonha em ter funcionários motivados e felizes com o trabalho. Seus colaboradores também desejam ser reconhecidos em suas tarefas e precisam ser motivados e incentivados. O marketing de incentivo é um método que as empresas estão utilizando para que seus colaboradores atinjam suas metas e objetivos de forma com que seus talentos sejam reconhecidos.

É uma estratégia muito utilizada nos times de vendas para melhorar o resultado e incentivar os funcionários a serem cada dia melhores. Ela traz muitos benefícios tanto para empresa quanto para os colaboradores e pode ser aplicado no seu time.

O que é marketing de incentivo?

O marketing de incentivo pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada empresa. Ele é focado em três palavras chave: motivação, reconhecimento e recompensa. Sendo que a motivação acontece através da criação de uma campanha com metas e objetivos a serem cumpridos.

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Já o reconhecimento e a recompensa são os últimos passos onde, o profissional que chega a bons resultados, recebe um reconhecimento diante de todos e também um prêmio muito especial.

Voltado para o público interno da organização, ele tem como principal objetivo fazer com que os colaboradores atinjam as metas e consigam chegar na sua maior performance.

O marketing de incentivo pode ser aplicado em seu time de vendas de forma com que os motive para que atinja os resultados. Para iniciar esse método é necessário criar uma estratégia de premiação, uma campanha, onde as metas de venda e da empresa são apresentadas.

O principal objetivo é que tenha recompensas e incentivo para aqueles que cumprirem essas metas e que, ao final, ganhem um prêmio. Dessa maneira você incentiva a competição de uma maneira saudável reconhecendo o esforço e a dedicação do time.

Está interessado no marketing de incentivo e quer aplicá-lo em seu time de vendas? Então descubra agora alguns benefícios que você terá utilizando essa estratégia. Vamos citar apenas três e, ao final, vamos ensiná-lo a como aplicá-lo na sua empresa.

Vantagens do marketing de incentivo

1.   Funcionários mais felizes e produtivos

Com essa estratégia seus colaboradores estarão motivados e engajados na causa. Isso acaba com aquele ar rotineiro e monótono influenciando no ambiente de trabalho e na qualidade de vida do time.

Uma ótima dica é apostar em premiações boas e que favoreçam essa ideia como viagens, opções de lazer e cursos. É importante que sejam bons prêmios para que crie essa intenção de conquista e lutar por isso.

2.   Consolida o time

Quando você decide fazer o marketing de incentivo você está valorizando a qualidade de vida do seu time o que resultará na consolidação dele. Isso acontece porque, nessa estratégia, os colaboradores recebem uma premiação se atingirem as metas, além da remuneração. Isso traz satisfação, sentimento de pertencer ao time e de querer permanecer nesse mesmo trabalho.

Profissionais insatisfeitos buscam outras oportunidades de emprego. Para reduzir o turn over o marketing de incentivo é uma excelente opção na qual atua diretamente com os colaboradores de modo com que eles sintam pertencentes e importantes a empresa. O que traz benefícios tanto ao time de vendas quanto a cada um dos profissionais.

3.   Redução de custos e crescimento no faturamento

Como vimos no tópico acima, o marketing de incentivo reduz o turn over do time, evitando custos de contratação e demissão. Trazendo, portanto, uma consequência direta a redução de gastos com treinamentos de novos funcionários, ou seja, redução de custos.

Além disso já sabemos, por meio de novas pesquisas, que profissionais que são incentivados produzem muito mais do que aqueles que não são motivados. Ou seja, efetuam mais vendas e cumprem mais metas, o que traz, consequentemente, um crescimento no faturamento e no número de vendas.

Após essas três vantagens que o marketing de incentivo pode trazer na sua empresa vamos te ajudar a aplicá-lo! Confira abaixo algumas dicas de como utilizar essa estratégia no seu negócio.

3 dicas para aplicar o marketing de incentivo na sua empresa

1.   Defina suas metas e objetivos

O marketing de incentivo não existe sem metas e objetivos a serem alcançados. Por isso crie esses alvos e estipule-os de modo com que possam ser atingidos. De maneira contrária, criando escopos impossíveis, você trará um sentimento de frustração e não de incentivo como é o objetivo final.

2.   Tenha boas premiações

Crie prêmios que sejam desejados pelos colaboradores e que traga o clima de competição. Faça um evento grande, reúna toda a equipe e reconheça o trabalho daqueles que atingiram seus objetivos. Faça dessa etapa muito desejável e atraente.

Você pode pensar em prêmios que ajudem com o bem-estar dos funcionários ou até mesmo melhore o seu profissionalismo como é o caso de cursos.

3.   Avalie os resultados

Após a premiação e do fim de cada ciclo é importante avaliar os resultados e visualizar a efetividade dessa ação no seu time. Depois dessa analise bem criteriosa é o momento de seguir para uma nova campanha, mas antes, veja se é necessário fazer algum ajuste, alterar os objetivos ou melhorar a premiação por exemplo.

Crie uma cultura de feedback constantes e tenha uma boa comunicação com a equipe para que esse processo sempre evolua e não caia na rotina.

O marketing de incentivo aumenta a produtividade do seu time de maneira com que eles possam crescer e alcançar as metas. Ele faz com que os profissionais vistam a camisa da empresa, cheguem ao seu maior potencial e tenham orgulho de fazer parte da equipe.

Agora que você já entende o que é marketing de incentivo e como aplicá-lo, conheça a Solução Casting.

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