Entenda o que é o marketing de incentivo e como aplicá-lo

2022-04-12T09:49:20-03:0014 setembro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Como a sua equipe se sente quando lança um novo desafio para ela? Eles são engajados em cumprir as metas que são estabelecidas? Portanto, se você respondeu não para uma dessas perguntas, confira este artigo sobre marketing de incentivo!

Toda empresa sonha em ter funcionários motivados e felizes com o trabalho. Entretanto, seus colaboradores também desejam ser reconhecidos em suas tarefas e precisam ser motivados e incentivados. O marketing de incentivo é um método que as empresas estão utilizando para que seus colaboradores atinjam suas metas e objetivos de forma com que seus talentos sejam reconhecidos.

É uma estratégia muito utilizada nos times de vendas para melhorar o resultado e incentivar os funcionários a serem cada dia melhores. Ela traz muitos benefícios tanto para empresa quanto para os colaboradores e pode aplicar no seu time.

Os empreendedores que aplicam esta estratégia de forma correta, irão potencializar as habilidades da sua equipe e fazer com que a empresa possa crescer de forma exponencial.

O que é marketing de incentivo?

O marketing de incentivo pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada empresa. Ele foca em três palavras-chave: motivação, reconhecimento e recompensa. Sendo que a motivação acontece através da criação de uma campanha com metas e objetivos a cumprir.

Já o reconhecimento e a recompensa são os últimos passos onde, o profissional que chega a bons resultados, recebe um reconhecimento diante de todos e também um prêmio muito especial.

Para compreender melhor como funciona essa estratégia tão importante para o crescimento do seu negócio, nós explicamos cada palavra-chave de forma minuciosa, confira.

Motivação

Campanhas criadas pela empresa com uma finalidade específica, seja aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca, aumentar o nível de tráfego no site e outros.

Reconhecimento

Ato de enaltecer publicamente um funcionário por seu desempenho, podendo ser entregue um certificado de reconhecimento ou algo especial para ele.

Recompensa

Entregar, junto com o reconhecimento, um prêmio que seja interessante ao funcionário para demonstrar a sua equipe o que eles podem conseguir ao atingir os objetivos.

Voltado para o público interno da organização, ele tem como principal objetivo fazer com que os colaboradores atinjam as metas e consigam chegar na sua maior performance.

O marketing de incentivo pode ser aplicado em seu time de vendas de forma com que os motive para que atinja os resultados. Para iniciar esse método é necessário criar uma estratégia de premiação, uma campanha, onde as metas de venda e da empresa são apresentadas.

O principal objetivo é que tenha recompensas e incentivo para aqueles que cumprirem essas metas e que, ao final, ganhem um prêmio. Dessa maneira você incentiva a competição de uma maneira saudável reconhecendo o esforço e a dedicação do time.

É importante ressaltar que as metas estabelecidas devem ser claras para que não gerem dúvidas no seu time. Sendo assim a campanha não tem o intuito de favorecer somente algumas pessoas e excluir outras, tampouco, prejudicar a saúde de seus funcionários.

Métodos para criação de metas

Para criar uma boa campanha, você pode seguir o método SMART, por exemplo. Este método é muito utilizado no mundo dos negócios para a criação de metas e é uma sigla formada pelas palavras:

1- Specific

O específica se refere a criar uma meta que seja específica, pois o time precisa entender onde eles precisam chegar e quais recursos utilizar para atingir este objetivo.

Para realizar esta etapa com êxito, é interessante responder às seguintes perguntas. “Aonde eu quero chegar com meta?” “Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?” “Onde ela será realizada?” “Como ela será realizada?” “Por que ela deve ser seguida?”

Desta forma, você conseguirá estabelecer um objetivo específico e sua equipe terá um direcionamento mais claro.

2- Measurable

O mensurável se refere a possibilidade de medir a métrica. Pois não adianta você estabelecer uma meta que seja clara, mas que não seja possível analisar os resultados das ações realizadas.

Por fim, para concluir esta etapa, pense nas respostas para as seguintes perguntas. “Qual o resultado esperado?” “Em quanto tempo, minha equipe conseguiu atingir esta meta?”

Caso atinja a meta antes do tempo, pode altera lá para um novo patamar. Porém, caso ocorra o contrário, podem realizar alterações nos processos para atingir o objetivo.

Gestão Humanizada

3- Attainable

O atingível se refere a meta ser possível de ser alcançável, pode parecer simples, mas muitos empreendedores pecam nesse quesito e, ao invés de motivar a equipe, acabam frustrando-a.

Para construir essa meta, você precisa responder às seguintes questões. “Baseado no histórico da empresa (seja de semanas, meses ou anos), é possível atingir o objetivo traçado?” “Na opinião dos meus funcionários, conseguimos alcançar está meta?”

4- Relevant

Ou relevante se refere ao fato de que uma meta precisar causar um impacto positivo para ser prioridade. Seja ela aumentar o faturamento, melhorar o posicionamento de marca que, consequentemente, gera mais vendas ou qualquer outra que se adeque ao seu negócio.

5- Time based

Ou tempo, se refere ao prazo que a equipe precisa atingir esta meta. Ou seja, quando não colocamos prazos para realizar algo, temos tendência a procrastinar e, para o seu negócio, isso é algo que não pode acontecer!

A seguir, você verá um exemplo prático sobre como aplicar este método na sua loja: Maria é dona de uma loja de roupas e viu que, nos últimos meses, as vendas têm caído consideravelmente. Por isso, para reverter esse quadro, definiu junto a seu time de marketing que as vendas precisarão crescer em 40% nos próximos 4 meses. Sendo assim, isso ocorrerá através de campanhas nas mídias sociais da loja.

No exemplo acima, nós temos a proprietária de uma loja de roupas que está com problemas nas vendas. E, para mudar a situação, ela definiu uma porcentagem de crescimento (meta específica) em um período determinado e coerente com a realidade do negócio (prazo para conclusão e meta atingível). Além disso traçou o caminho para que o crescimento ocorra (método mensurável) e com objetivo de aumentar as vendas (meta relevante).

Está interessado no marketing de incentivo e quer aplicá-lo em seu time de vendas? Então descubra agora alguns benefícios que você terá utilizado essa estratégia. Vamos citar apenas três e, ao final, vamos ensiná-lo a como aplicá-lo na sua empresa.

Vantagens do marketing de incentivo

1- Funcionários mais felizes e produtivos

Com essa estratégia seus colaboradores estarão motivados e engajados na causa. Dessa forma, acaba com aquele ar rotineiro e monótono influenciando no ambiente de trabalho e na qualidade de vida do time.

Ao transformar um ambiente monótono em um ambiente dinâmico, gera o desejo em seu time em alcançar os resultados desejados. Com isso, ganham um benefício ainda maior, fazendo com que a empresa possa atingir objetivos importantes (que não seriam possíveis sem as campanhas). Ou seja, seus funcionários terão mais qualidade de vida dentro do ambiente corporativo.

Uma ótima dica é apostar em premiações boas e que favoreçam essa ideia como viagens, opções de lazer e cursos. É importante que sejam bons prêmios para que crie essa intenção de conquista e lutar por isso.

2- Consolida o time

Quando você decide fazer o marketing de incentivo você está valorizando a qualidade de vida do seu time o que resultará na consolidação dele. Isso acontece porque, nessa estratégia, os colaboradores recebem uma premiação se atingirem as metas, além da remuneração. Isso traz satisfação, sentimento de pertencer ao time e de querer permanecer nesse mesmo trabalho.

Ou seja, profissionais insatisfeitos buscam outras oportunidades de emprego. Para reduzir o turn over o marketing de incentivo é uma excelente opção na qual atua diretamente com os colaboradores de modo com que eles sintam pertencentes e importantes a empresa. O que traz benefícios tanto ao time de vendas quanto a cada um dos profissionais.

O filósofo Aristóteles (384 – 322 a.C) é autor da frase “o homem é um ser social”. Apesar de ser escrito a muito tempo, é uma frase atemporal, pois um negócio é uma forma de “sociedade” onde diferentes pessoas com desejos em comum vivem ali. Sendo assim, se você usar isso ao seu favor, fará com que a sua equipe se sinta especial. Consequentemente, eles serão mais engajados com as metas que forem estabelecidas.

CTA ebook campanhas de motivação

3- Redução de custos e crescimento no faturamento

Como vimos no tópico acima, o marketing de incentivo reduz o turn over do time, evitando custos de contratação e demissão. Trazendo, portanto, uma consequência direta a redução de gastos com treinamentos de novos funcionários, ou seja, redução de custos.

Além disso, já sabemos, por meio de novas pesquisas, que profissionais incentivados produzem muito mais do que os não motivados. Ou seja, efetuam mais vendas e cumprem mais metas, o que traz, consequentemente, um crescimento no faturamento e no número de vendas.

Com esse desejo de pertencimento dos colaboradores da empresa, a empresa tem a possibilidade de crescer dentro do seu mercado. Ou seja, o seu faturamento aumenta. O que gera recompensas ainda maiores aos seus funcionários e, nesse ciclo, tanto a empresa como os funcionários têm a ganhar. Isso porque se torna uma relação de crescimento mútuo.

Após essas três vantagens que o marketing de incentivo pode trazer na sua empresa, vamos te ajudar a aplicá-lo! Confira abaixo algumas dicas de como utilizar essa estratégia no seu negócio.

3 dicas para aplicar o marketing de incentivo na sua empresa

1- Defina suas metas e objetivos

O marketing de incentivo não existe sem metas e objetivos para se alcançar. Por isso crie esses alvos e estipule-os de modo com que possam ser atingidos. De maneira contrária, criando escopos impossíveis, você trará um sentimento de frustração e não de incentivo como é o objetivo final.

2- Tenha boas premiações

Crie prêmios que sejam desejados pelos colaboradores e que traga o clima de competição. Faça um evento grande, reúna toda a equipe e reconheça o trabalho daqueles que atingiram seus objetivos. Faça dessa etapa muito desejável e atraente.

Você pode pensar em prêmios que ajudem com o bem-estar dos funcionários ou até mesmo melhore o seu profissionalismo como é o caso de cursos.

3- Avalie os resultados

Após a premiação e do fim de cada ciclo é importante avaliar os resultados e visualizar a efetividade dessa ação no seu time. Depois dessa análise bem criteriosa é o momento de seguir para uma nova campanha, mas antes, veja se é necessário fazer algum ajuste, alterar os objetivos ou melhorar a premiação por exemplo.

Crie uma cultura de feedback constantes e tenha uma boa comunicação com a equipe para que esse processo sempre evolua e não caia na rotina.

Conclusão

O marketing de incentivo aumenta a produtividade do seu time de maneira com que eles possam crescer e alcançar as metas. Ele faz com que os profissionais vistam a camisa da empresa, cheguem ao seu maior potencial e tenham orgulho de fazer parte da equipe.

O investimento em pessoas é a grande tendência do mercado corporativo. Já realizava-se essa prática por grandes empreendedores como o Henry Ford. Ele uma vez disse a seguinte frase: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez os meus negócios”.

Se essas estratégias já funcionavam quando a Ford Company ainda era uma pequena empresa, pense em como elas podem transformar o seu negócio!

Portanto, se você deseja que a sua equipe vista a camisa do seu negócio, tornando-o muito mais rentável e agradável para as pessoas que trabalham ali, vamos te ajudar! Alcance novos patamares com um método completo para que você possa alcançar estes objetivos.

Agora que você já entende o que é marketing de incentivo e como aplicá-lo, conheça a Solução Casting.

O método baseado na gestão e desenvolvimento de pessoas e indicadores, além de motivar pessoas como você a fazer com que as suas vendas cresçam de forma exponencial, irá te ajudar nesse processo de forma mais fácil, simples e rápida!

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, assim criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Por isso, não perca tempo e venha fazer parte de nosso time de empreendedores de sucesso!

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Um comentário

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