Loja 4.0: entenda a importância de reinventar o varejo

2019-12-19T11:43:46-02:002 janeiro, 2020|Tecnologia no varejo|

A sociedade mudou radicalmente nos últimos anos e muito disso aconteceu devido às inovações tecnológicas. Você consegue sentir esses efeitos na hora de realizar as suas tarefas diárias — como se comunicar com amigos, ler jornais e e-mails e fazer suas compras, por exemplo — e nas empresas e indústrias. E o varejo não pode ficar de fora!

Hoje, as lojas também precisam se reinventar para se manter competitivas no mercado, correndo o risco de perder clientes, caso não adotem estratégias que unam a tecnologia ao bom atendimento ao consumidor. Essa é a chamada loja 4.0.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é a loja 4.0?

O conceito de loja 4.0 veio inspirado no movimento que está ocorrendo no setor industrial, chamado indústria 4.0. A primeira revolução industrial foi marcada pelas máquinas a vapor, a segunda pelo petróleo e a terceira pelos computadores. Já a indústria 4.0, assim como o varejo 4.0, são marcados por inteligência artificial, Big Data, machine learning, entre outros conceitos relacionados às inovações em tecnologia da informação.

Nesse cenário, a loja 4.0 é aquela que se reinventa para se adequar a essas novas tecnologias. Assim, utiliza os dados para atrair e fidelizar clientes. Também, aposta na inteligência artificial e nas redes sociais para apoiar o marketing. A experiência de venda é permeada pela tecnologia, tudo isso incluindo o mundo físico e virtual, de forma a se enquadrar às novas tendências do mercado mundial.

Por que reinventar o varejo?

Se antes os clientes buscavam por preços e qualidade, hoje, o comportamento do consumidor é muito mais complexo. Para ter sucesso no varejo, é preciso agradar as pessoas que têm acesso à uma quantidade imensa de informações na palma da mão. É preciso chamar a atenção de clientes que conseguem consultar o preço de produtos semelhantes aos seus em mais de 50 lojas, com um só clique.

Powered by Rock Convert

Essas pessoas, extremamente conectadas, buscam mais do que apenas adquirir um produto, procurando por marcas que sejam conectadas aos seus valores pessoais e representem mais do que uma mercadoria. Dessa forma, o varejo precisa se reinventar, de forma a atrair esses clientes e se manter competitivo no mercado.

Como aplicar o conceito de loja 4.0?

Diante da importância dessa transformação, é a hora de entender como aplicar o conceito de loja 4.0 no seu negócio. Descubra agora algumas estratégias nesse aspecto:

  • disponibilizar wi-fi para os clientes na loja;
  • utilizar Big Data para mapear o comportamento dos consumidores;
  • aumentar a presença nas redes sociais;
  • implementar câmeras com sensores de calor para mapear o fluxo de clientes;
  • utilizar aplicativos de geolocalização;
  • investir em realidade aumentada para melhorar a experiência dos clientes;
  • utilizar software de gestão para melhorar o atendimento e as vendas.

O conceito de loja 4.0 veio para ficar e, se você quiser se manter competitivo no mercado, é essencial que comece a fazer mudanças no seu negócio para se adequar a essa nova realidade. Dessa forma, além de se manter nas tendências atuais para o varejo, você cria um diferencial competitivo para a sua empresa!

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia? Então, leia nosso próximo artigo e descubra por que você deveria investir em software de vendas!

Deixar Um Comentário