6 indicadores de treinamentos para analisar e motivar os colaboradores

2020-12-22T13:01:44-03:0018 dezembro, 2020|Capacitação no Varejo|

Manter seus colaboradores motivados exige treinamentos adequados, por isso preparamos alguns indicadores de treinamentos que te auxiliarão nessa tarefa.

É importante lembrar que, uma empresa que supera as expectativas no mercado, é especialista em investir em seus colaboradores. Seu gestor está atento em treinar e capacitar, investindo sempre no desenvolvimento de sua equipe dentro da empresa.

Os profissionais de Recursos Humanos sabem da importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas. Esses profissionais sempre estão organizando treinamentos e outras formas visando capacitar os colaboradores para melhorar o rendimento da equipe de vendas na empresa.

Os treinamentos trazem muitos benefícios entre eles a otimização de recursos. O treinamento dos funcionários surge como um estímulo à multidisciplinaridade e a descentralização do conhecimento. É muito importante motivar seus funcionários, quanto maior for o acesso dos colaboradores aos treinamentos oferecidos pela empresa, mais capacitados eles estarão para desempenhar suas atividades e contribuir para o crescimento da organização.

Então, procure oferecer cursos que abordem os mais variados temas para que os colaboradores possam desenvolver e aprimorar suas diferentes habilidades.

Mas, como saber se você está sendo eficaz com os treinamentos em sua empresa?

Será que estou sendo eficaz?

Um grande desafio para os gestores e profissionais de vendas é como saber se seus investimentos com treinamentos têm dado certo ou não e se estão de fato motivando sua equipe. Para te ajudar com isso existem os indicadores de treinamentos, métodos que irão te mostrar se o desempenho da sua equipe está sendo eficaz. Esses métodos podem ser chamados de indicadores e vão demonstrar como os funcionários estão desempenhando seus papéis dentro da empresa.

6 Indicadores de treinamentos

Os indicadores de treinamentos são importantes ferramentas e podem ser utilizadas, por exemplo, para medir a eficácia dos cursos e acompanhar o desempenho dos colaboradores. Com isso, é possível propor ações efetivas nessa área e que contribuam para o crescimento da organização.


Vamos te apresentar 5 indicadores de treinamentos para analisar e manter seus colaboradores motivados.

  1. Quantidade de participantes e taxa de adesão

Antes de verificar a taxa de adesão você precisa verificar quantos participantes tiveram nos treinamentos. A intenção é quantificar o número de colaboradores que foram treinados pela empresa e separar por períodos. Esse cálculo é baseado na relação entre o total de colaboradores da empresa e o total de colaboradores treinados.

Depois de fazer esse levantamento será possível avaliar a necessidade de adotar estratégias que ampliem esse alcance. Compartilhar o conhecimento dentro da empresa é extremamente benéfico para os negócios.

Outro ponto importante a ser analisado é a taxa de adesão que tem como objetivo analisar a relação entre o número de pessoas convidadas a participar do treinamento e as que fizeram realmente o curso.

Para saber a realidade da adesão é necessário fazer uma análise no número de participantes como por exemplo, se 20 colaboradores foram chamados para fazer parte do treinamento, mas apenas 10 aceitaram o convite, a sua taxa de adesão será de 50%.

Através desse indicador é possível, descobrir a eficiência da divulgação e o interesse dos colaboradores pelo treinamento. Feito isso poderá ser mostrado se a equipe está interessada em evoluir junto com a empresa.

  1. Taxa de abandono

A taxa de abandono nos treinamentos é outro indicador muito importante para saber se seus treinamentos estão sendo eficientes. A intenção desse indicador é identificar quantos participantes desistiram do treinamento no meio do caminho.

Através da taxa de abandono, será possível descobrir os problemas que podem estar relacionados ao conteúdo e à execução do curso, e o que foi prometido e o que foi entregue àqueles que aceitaram participar do treinamento.

  1. Reação dos participantes

A reação dos participantes é a avaliação de como os colaboradores avaliam o treinamento que eles receberam.

Com este indicador, podemos medir a satisfação dos participantes, mas, é importante verificar se os participantes estão receosos ao expressar sua verdadeira opinião ou se temem sofrer futuras retaliações da chefia. Por esse motivo o gestor deve deixar claro que o colaborador tem total liberdade para fazer as suas considerações sobre o treinamento, mesmo que elas sejam negativas e que seu feedback será anônimo.

Com essas informações, é possível fazer determinados ajustes e propor melhorias para os próximos cursos.

  1. Aproveitamento individual

Outro ponto importante dentre os indicadores de treinamentos que podemos ressaltar é o aproveitamento individual. O aproveitamento individual é um indicador que mede o desempenho dos participantes, analisando se o treinamento foi produtivo para o colaborador e quantos participantes conseguiram desenvolver suas habilidades e subir de cargo dentro da empresa.

  1. Tempo médio de treinamento por pessoa

Esse indicador de treinamento mede a quantidade média de horas dedicadas ao treinamento e capacitação dos colaboradores. Com esse resultado, o gestor pode comparar o tempo total investido em treinamentos com a quantidade total de horas trabalhadas.

CTA ebook treinamento e capacitação

Existem empresas que, anualmente, dedicam, por exemplo, uma média de 100 horas de treinamento por funcionário. Esse número é só um modelo, você deve verificar na sua empresa qual será o tempo médio necessário.

  1. Valor total investido

O quanto foi investido em treinamento é um dos indicadores de treinamentos importante para saber se houve aumento ou redução em comparação a períodos e cursos anteriores.

Com esse indicador o gestor verifica se houve e de quanto foi o retorno sobre o investimento. É possível também dividir o valor total investido pela quantidade total de treinamentos efetuados e descobrir a média de custo de cada treinamento.

A sua empresa deve promover treinamentos especializados mensais, custear cursos em outros estados para os colaboradores, investir em participação de eventos ou até mesmo comprar cursos online. Isso traz muitos benefícios para seus funcionários e, consequentemente, à sua empresa.

Como avaliar?

Ao longo desse texto você viu dicas através de indicadores de treinamentos que te auxiliarão a saber se seus treinamentos estão sendo eficientes e se seus colaboradores estão sendo motivados. Mas, vamos a mais algumas dicas? Para avaliar de modo assertivo você pode:

– Ficar mais tempo perto de sua equipe

– Avaliar constantemente

– Mostrar que os seus colaboradores são ouvidos

– Deixar os critérios de avalição bem claros

Gostou dessas dicas? Então clique aqui e veja como fazer uma boa gestão de treinamento.

Agora que você já conhece os principais indicadores de treinamentos que tal colocá-los em prática na sua empresa?

O ideal é usar um software de gestão de performance corporativa que automatize esse processo.

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4 Comentários

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