8 habilidades de um vendedor de alta performance

2020-03-03T15:40:03-03:003 março, 2020|Produtividade de Vendas|

Um time de vendedores de alta performance é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Descubra quais são as habilidades de um vendedor que devem ser desenvolvidas!

Sabe aquele vendedor que entende exatamente do que o cliente precisa e, a partir disso, compreende como conduzi-lo no processo de vendas com eficiência? Pois ele é o que é chamado de vendedor de alta performance.

Esse tipo de profissional é capaz de vender mais e gerar resultados valiosos, tanto para si mesmo quanto para a empresa e os seus clientes. Existem algumas habilidades que são fundamentais para que o profissional se torne um vendedor de alta performance e a melhor notícia é que elas podem ser desenvolvidas!

Continue a leitura e descubra agora quais são as 8 habilidades essenciais!

1. Capacidade para ouvir

Um vendedor de alta performance é aquele que entende o que o cliente quer, não é mesmo? Portanto, uma das habilidades desse tipo de profissional é saber ouvir.

Esse tipo de vendedor não é aquele que chega com discursos prontos para o cliente, mas, sim, o que é capaz de entender, com profundidade, quais são as principais dores e os problemas dessas pessoas. É a partir disso que o vendedor deve organizar a sua argumentação, de forma a mostrar o valor do produto ou serviço na solução desses problemas específicos.

2. Capacidade de comunicação

Por falar em saber ouvir, é importante ter em mente que um bom vendedor também sabe se comunicar com eficiência. Ele precisa ser capaz de transmitir as suas ideias com clareza e objetividade, de forma a conduzir o cliente por toda a jornada de compra utilizando bons argumentos, que evidenciem o valor do que ele está vendendo.

Nesse aspecto, é importante lembrar que a linguagem não é apenas verbal. A forma como o vendedor se veste, a sua postura e os gestos também dizem muito sobre a sua performance. Além disso, ele precisa se comunicar bem em todos os canais de comunicação, incluindo os meios digitais.

3. Habilidade para rapport

Rapport é um conceito que se refere à empatia desenvolvida em uma interação entre duas pessoas. Você pode observá-lo tanto na vida pessoal quanto na profissional, quando dois indivíduos estão tão conectados que parece que um é capaz de ler os pensamentos do outro.

Apesar de isso acontecer naturalmente em alguns momentos, é possível criar rapport com outra pessoa, e essa é outra habilidade característica de vendedores de alta performance. Eles são capazes de escutar com atenção e estão sempre atentos à linguagem corporal na interação com o cliente. Dessa forma, conseguem estabelecer essa sintonia, o que facilita o processo de venda.

4. Capacidade de gerenciamento de tempo

Na sociedade atual, muitos profissionais se queixam de falta de tempo para realizar todas as atividades de que precisam e ainda se dedicar ao aperfeiçoamento das suas habilidades e, até mesmo, a atividades de lazer. Esse não é o caso de um vendedor de alta performance, que é capaz de atender a todas as demandas que chegam até ele.

CTA ebook performance e desempenho

Isso porque esses profissionais são ótimos em gerenciamento de tempo, sabem de quanto tempo precisam para realizar cada uma das atividades e não procrastinam. Com isso, são capazes de dar conta de todas as tarefas sem necessidade de abrir mão do próprio desenvolvimento ou dos momentos de lazer, o que também é essencial para manter a performance alta.

5. Aptidão para adaptabilidade

O mercado está em constante mudança, assim como o comportamento dos clientes. Isso exige adaptabilidade de qualquer profissional, inclusive dos vendedores.

Dessa forma, o vendedor de alta performance é capaz de se adaptar a novas situações e solucionar problemas inéditos. Ele consegue identificar mudanças no ambiente, inclusive no meio de uma conversa com o cliente e, a partir disso, muda o seu comportamento para garantir um bom resultado, mesmo diante de uma situação adversa.

6. Inteligência emocional

As emoções e os sentimentos são incontroláveis, não é mesmo? No entanto, é possível controlar os seus comportamentos diante deles, bem como a forma como são transmitidos para as pessoas ao redor.

Isso é chamado de inteligência emocional. Um vendedor de alta performance sabe como identificar os seus próprios sentimentos e evitar que isso atrapalhe o seu trabalho, emitindo comportamentos adequados mesmo em situações de estresse e ansiedade.

No entanto, vai além disso! Ele também é capaz de identificar os sentimentos das pessoas ao redor e de se comportar de acordo com eles. Isso significa que ele consegue identificar quando o cliente está nervoso ou chateado com alguma coisa e, a partir disso, consegue agir de forma a tranquilizá-lo e a seguir as negociações da melhor maneira possível.

7. Agilidade na resolução de problemas

Imagine que, no meio da negociação, o cliente surge com um problema que não havia sido considerado pelo vendedor. Ou, talvez, aconteça um imprevisto capaz de colocar tudo a perder. Isso pode comprometer todo o processo, não é mesmo?

É por isso que um bom vendedor tem a habilidade de ser rápido na solução de problemas. Ele consegue pensar em todas as possibilidades e nos riscos de forma ágil, identificando a melhor solução para contornar os obstáculos que surgem durante as negociações e, inclusive, no dia a dia do trabalho.

8. Engajamento e motivação

Por fim, é essencial que um bom vendedor esteja sempre engajado e motivado para realizar as suas atividades. Caso contrário, pode não gerar os resultados esperados de um profissional de alta performance.

Portanto, um bom vendedor é aquele que tem altos níveis de engajamento e motivação. Além disso, ele sabe como promover esses sentimentos em si mesmo, o que é chamado de automotivação, não dependendo de eventos externos para se manter engajado no seu trabalho.

Contar com vendedores de alta performance e, inclusive, desenvolver-se para alcançar esse nível de profissionalismo é essencial para qualquer negócio. Esses são os profissionais que efetivamente geram resultados para a loja e destacam-se no mercado. Lembre-se de que, com os investimentos em boas capacitações e treinamentos, todas essas habilidades de um vendedor podem ser desenvolvidas nos profissionais da sua loja, potencializando os seus resultados de vendas!

Este conteúdo foi útil? Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra como calcular metas de vendas para vendedores da sua loja!

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] uma abordagem fora da caixa para resolver esse problema e ainda desenvolver competências e habilidades da sua equipe de vendas? E se essa mesma abordagem pudesse ser usada com os clientes para vender mais e aumentar […]

  2. […] o treinamento foi produtivo para o colaborador e quantos participantes conseguiram desenvolver suas habilidades e subir de cargo dentro da […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo