Gestão remota e a centralização das tarefas

2021-09-03T09:36:26-03:003 setembro, 2021|Gestão de Pessoas no Varejo|

Quando falamos em gestão remota, devemos considerar a necessidade de a empresa ter uma boa liderança para alcançar o sucesso. Ou seja, podemos notar que essa liderança deve, primeiramente, aprender a desenvolver a gestão remota.

Sendo assim, para que ela seja eficiente, a empresa deve adequar-se com ferramentas atuais que atendam a demanda do Home Office.

O líder eficaz deve entender a gestão remota como uma forma eficiente de gerenciar e controlar as rotinas a serem desenvolvidas pela equipe a ser liderada no trabalho externo da empresa.

Utilizando a gestão remota na sua equipe de vendas

Ao liderar uma equipe o gestor deve, acima de tudo, ter ciência de que precisará realizar reuniões objetivas, sem desviar do assunto a ser proposto. Assim, para essa empreitada ele deve fazer uso de serviços modernos e mais audaciosos como o uso do Zoom e do Google Hangouts, sempre com brevidade para não destoar do assunto proposto.

O gestor deve fazer uso das tecnologias que encurtam distâncias dentro da equipe e os clientes no momento das vendas.

O App da Casting, por exemplo, pode ajudar muito nessa tarefa. Ele é uma ferramenta que organiza todo o trabalho para que as equipes compreendam o que deve ser feito.

Sendo assim, o time pode ter uma visão geral de qual a importância das atividades para que possam atender da melhor maneira possível. Quando é feita uma boa comunicação dentro do grupo, não deve haver rodeios e ir direto ao assunto. Com isso não há mais necessidades de e-mails ineficientes trocados.

Outra ferramenta eficiente e que auxilia sua equipe a ser eficiente nas vendas, é o uso da plataforma Trello. Ela objetiva gerenciar e organizar tarefas individuais ou mesmo em equipes dentro da empresa.

O funcionamento base dessa ferramenta é a organização de quadros, com objetivos claros para que a equipe entenda as prioridades de cada etapa. Ele se adapta conforme as demandas de cada usuário que procura a empresa.

Outra ferramenta essencial para o gestor usar dentro da equipe é o Buffer. Essa ferramenta utiliza as áreas de comunicação e marketing, permitindo o gerenciamento das redes sociais e publicações programadas com antecedência junto com a equipe.

Ajustando as expectativas

A equipe deverá se organizar a respeito do que devem fazer e com atitudes de expectativas realistas para a boa realização do trabalho. Deve haver diálogos francos e expostos claramente para que a equipe entenda as tarefas e as motivações por trás delas.

Sendo assim, os funcionários devem ser orientados a entender exatamente como o sucesso da empresa será medido.

Foco nos resultados da equipe, e não em cada atividade

Para uma gestão remota eficiente, esse deve ser o lema dentro da equipe.

Portanto, para isso o gestor deverá providenciar os recursos necessários para o sucesso do projeto. Com isso é importante ter atenção se os recursos tecnológicos estão sendo supridos. Nessa hora o gestor deve ter em mente quais os computadores, software, dispositivos móveis ou até conexão de banda larga que poderão usar.

Resiliência E Empatia

Na gestão remota, a resiliência e a empatia são fundamentais para chegar ao sucesso nas vendas.

Uma gestão remota de eficiência, especialmente nas condições atuais, olha para a produtividade das pessoas com mais resiliência. Desenvolve soft skills, permitindo que a equipe assuma liberdade e flexibilidade de fazer o trabalho em uma rotina mais saudável. A empatia entre funcionários e clientes é a excelente entrega, e não o período do “expediente”.

Gestão do trabalho remoto: equipes engajadas e projetos transparentes

Para que aconteça o sucesso na equipe o gestor deve definir as expectativas e as regras a serem desenvolvidas dentro do trabalho. Com isso, os funcionários devem ser estimulados a se comunicarem de forma clara e objetiva.

Pode ser criado um cronograma de vídeo conferências, tendo sempre entre a equipe certos laços de confiança e familiaridade para que se sintam, parte de um todo.

Os fatores críticos de sucesso em projetos com equipes virtuais, tem a seguinte escala de importância, do mais para o menos importante: neste patamar a liderança; o comportamento dos membros da equipe; junto com o padrão de comunicação; a confiança; comunicação do membro da equipe.

O gestor de pessoas deve estar atento no trabalho remoto

Na gestão remota o gestor deve sempre estar atento para a empatia. Ou seja, ele precisa estar seguro na gestão de tempo, conhecendo as necessidades de cada colaborador. Deve manter uma boa comunicação.

Isto só poderá ocorrer com o auxílio profissional. Esse gestor deverá sempre estar atento para com os cuidados com a saúde física e mental dentro da equipe.

Ao gerenciar a equipe durante o home office o gestor deverá dizer quais são as expectativas que espera. Além disso, ele deve estabelecer normas de trabalho e de tecnologia propondo uma nova rotina. Mostrando, com isso, sua proximidade com a equipe.

Gestão à vista

Para que a gestão à vista possa ocorrer adequadamente é necessário identificar quais informações devem ser divulgadas e como devem ser exibidas. Um bom sistema de coleta de informação facilitará o processo, mantendo o painel de Gestão à Vista atualizado.

Na empresa a cultura de valores compartilhados deve ser real. Sendo assim, dentre as estratégias que a empresa pode adotar para que o trabalho remoto ocorra de maneira eficiente junto aos seus funcionários, é preciso ter ferramentas de comunicação eficazes, que estabeleçam regras e estimulem o contato entre os profissionais.

As metas individuais e coletivas devem ser compreendidas, aumentando o senso de time. Com essa estratégia os colaboradores ficarão menos individualistas e solitários na gestão remota.

Funil de vendas

Concluindo, entramos na etapa também muito importante, a do funil de vendas. Nessa etapa faz-se necessário uma prospecção. É o primeiro contato que o cliente terá com a empresa. Fatores como a qualificação, a apresentação, a negociação e o fechamento das vendas dentro da equipe são de extremo valor para o sucesso das vendas na empresa.

Por fim o gestor deverá realizar uma reunião com os vendedores, estabelecendo nessa hora os gatilhos. Dessa forma será documentado as etapas do funil de vendas.

Viu como é bom centralizar as tarefas e assim ter uma gestão remota eficiente? Saiba mais e teste hoje mesmo o App da Casting.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo