Gestão remota de equipe de vendas, saiba como desenvolver

2021-05-06T12:19:22-03:004 maio, 2021|Capacitação no Varejo, Tecnologia no Varejo|

Como está a sua gestão remota da sua equipe de vendas? Essa tarefa não pode de forma nenhuma ser um problema. Na verdade, sabendo usar as ferramentas necessárias, a sua gestão tem tudo para ser eficiente, simples é rápida. Por isso, veja essa gestão é a sua oportunidade de crescer, mesmo num período tão difícil.

Desde que iniciou esse tempo de pandemia, surgiu a necessidade de implantar as vendas remotas, o grande desafio nesse tempo é como fazer a gestão da equipe de vendas, com excelência, mesmo que a distância?

Para fazer isso de forma eficaz, é importante acompanhar o desempenho dos vendedores, motivá-los e desenvolve-los para aumentar sua proatividade.

Portanto, se você tem esse desafio também, queremos com o texto abaixo mostrar as ferramentas necessárias para te ajudar na sua gestão.

Gestão remota de equipe de vendas – Mantendo a produtividade do seu time

Desde o inicio da pandemia, várias empresas foram obrigadas a mudar suas estratégias comerciais, e tiveram que implantar o trabalho remoto.

Para ajudar no distanciamento social e evitar o contato físico, os colaboradores estão em sua maioria fazendo o seu trabalho home office e estão conectados via internet com a empresa, onde todas as atividades são feitas.

Muitas empresas estão obtendo um ganho de produtividade no trabalho remoto, estão percebendo sua equipe trabalhando com mais motivação.

Esse colaborador não está precisando mais se deslocar, tem mais tempo com a família, o que também pode trazer uma redução de custos para os dois lados.

Porém, se esse resultado positivo não está acontecendo no seu caso, vamos precisar analisar alguns motivos que podem estar dificultando a eficiência na gestão remota.

Gestão remota de equipe de vendas – Os riscos de se trabalhar em casa

Quando analisamos a possibilidade de perder produtividade e motivação, é claro que o fato do seu colaborador trabalhar em casa também tem os seus riscos.

Muitos colaboradores tem dificuldade de manter o foco e se manter proativo no ambiente da casa. Por isso a gestão deve ser sempre presente e eficiente.

Segue algumas sugestões para ajudar seu colaborador no trabalho remoto:

O planejamento é fundamental

Planejar o trabalho da equipe de vendas é fundamental, não só para os internos, mas para os externos e remotos.

Mas como a maioria dos colaboradores que estão iniciando nas vendas remotas, fazer um planejamento específico vai fazer toda a diferença. Entenda que é um processo novo e que requer paciência nesse aprendizado. Como toda rotina diferente o gestor terá que entender bem o que está acontecendo, para determinar as boas práticas.

Ter reuniões periódicas em tele conferência, mostrar as prioridades no trabalho e dar as informações e ferramentas necessárias a sua equipe remota de vendas, vai fazer toda a diferença para executar o planejamento.

Os processos devem ser claros

Todos os processos de vendas têm que ser bem definidos, mas devemos lembrar que muitos processos tem que ser repensados quando são feitos para o trabalho remoto da equipe de vendas.

Os prazos de entrega de cada área devem funcionar, mesmo quando não há mais aquela interação na empresa. Por isso, treinar os novos processos e sempre analisar se os mesmos estão sendo realizados da maneira assertiva.


As metas e os objetivos devem ser direcionados

Para ter uma equipe motivada, a gestão remota de equipe de vendas deve direcionar ao seu time metas atingíveis. Não somente no resultado final de vendas, mas no número de positivação e prospecções que a equipe de vendas deve realizar no período.

Por outro lado, se essa meta não for “SMART”, sua equipe de vendas remota pode desanimar logo na largada. Por isso, o gestor deve estar sensível ao momento atual onde vários setores estão em crise, e procurar mostrar para sua equipe de vendas remota que o resultado é possível.

Utilize os indicadores-chave de desempenho

Usar os (KPIs) que são os indicadores chave do desempenho de vendas da sua equipe, facilmente a gestão remota de equipe de vendas poderá monitorar e avaliar o que está acontecendo a distância.

Lembre-se que também é importante os seus colaboradores receberem esses indicadores, para avaliar constantemente sua própria performance.

Promova reuniões periódicas por videoconferências

Por fim, um dos maiores perigos na gestão de equipe de vendas remota, se dá por conta do isolamento social, nós isolarmos as pessoas de nossa equipe.

Não tenha duvidas que mais do que nunca eles precisam de acompanhamento e de feedbacks constantes para manter o foco e a produtividade.

Por isso é necessário periodicamente organizar videoconferências com a equipe, sempre tratando o tema do que foi alcançado, o que faltou alcançar, o porquê e qual a previsão de se alcançar o objetivo.

Pontos importantes que não devemos esquecer para fazer a gestão remota da equipe de vendas, é investir em sistemas de comunicação que armazenem tudo em nuvem. Assim as informações importantes não se perdem, o que lamentavelmente, se deixarmos hoje tudo por e-mail, não é tão ágil e também não é muito confiável.

Fazer uma excelente gestão do seu time a distância, depende dos seguintes pilares fundamentais: Gerenciar indicadores, gerenciar pessoas, desenvolver pessoas e motivar pessoas.

Independente qual seja o tamanho do seu negócio, se ele é pequeno, médio ou grande, não importa. Existem negócios grandes, mas produtivos e conscientes na gestão. Mas também existem negócios pequenos que estão fazendo os seus clientes perder os cabelos por tanta falta de informação, ou muita informação sem necessidade.

Seja consciente e produtivo, conheça as ferramentas que a Casting tem para você fazer a sua gestão de vendas muito mais práticas e conscientes. Seu relatório de vendas pode ser prático e objetivo, e não maçante e ainda impresso no papel. Ganhe tempo, e ganhe eficiência em vendas, conheça a tecnologia que a Casting tem para te oferecer.

Deixar um comentário

Ir ao Topo