O que é e como adotar a estratégia de gestão por resultados?

2020-09-25T15:05:56-03:0017 junho, 2020|Sales Performance Management|

É essencial para o sucesso de toda organização, adotar estratégias que sejam capazes de aumentar significativamente a produtividade.

A estratégia de gestão por resultados é um modelo capaz de aumentar a produtividade, auxiliando na obtenção de maiores resultados, proporcionando aos colaboradores um maior engajamento. Nesse artigo, vamos abordar esse modelo que levará sua empresa a evoluir.

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker desenvolveu o modelo de administração de negócios que é a gestão por resultados. Em inglês, esse modelo é conhecido como Management by Objectives (MBO) ou Management by Results (MBR). A primeira vez que o termo gestão por resultados é citado, foi em seu livro escrito na década de 1950, “A Prática da Gerência”.

Mas, esse termo se tornou popular no Brasil apenas depois do estabelecimento de multinacionais no setor da tecnologia, que já utilizavam essa estratégia em sua administração.

O foco principal da gestão por resultados é o alcance das metas, onde todos dentro da empresa são responsáveis pelos objetivos traçados. É necessário haver um bom engajamento de todos, principalmente porque esse modelo não é voltado para o número de horas trabalhadas, mas sim para o cumprimento das metas.

A gestão tradicional está focada em processos, enquanto a gestão por resultados está completamente focada no alcance dos objetivos e nos valores da empresa. Sua prioridade está em otimizar seu desempenho, sem importar a sua área de atuação ou o seu tamanho.

Quais são as características da estratégia de gestão por resultados?

A principal característica desse modelo de gestão, é o melhor aproveitamento do tempo. Quando há um engajamento de todos os colaboradores, independente do setor, empenhando todos os esforços necessários, isso não significa que todos irão aumentar sua carga horária, mas o trabalho se tornará mais eficaz e aumentará a força de vendas. Aproveite para ler esse artigo sobre como melhorar sua gestão através da força de vendas.

Automaticamente será eliminada a procrastinação, através do trabalho em equipe, pois todos terão o alinhamento de métricas onde poderão alcançar as metas de forma mais eficiente. Algumas empresas gastam horas para alcançar as metas, mas sem eficiência isso se torna impossível.

Quando o tempo é melhor aproveitado, possibilita que todos trabalhem evitando perdas, porque terão mais foco no resultado. O planejamento estratégico se torna parte da cultura da empresa e o relacionamento entre os gestores e os colaboradores se torna mais fluída, possibilitando uma comunicação mais assertiva.

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Como adotar na empresa?

Se você não tiver excelentes resultados, mesmo seguindo todas as dicas, é necessário rever a cultura da empresa.

Primeiramente, é necessário escolher um modelo de metas com acompanhamento de resultados. Em seguida, invista em treinamentos que irão orientar seus colaboradores para ter foco no resultado.

Forme uma equipe de profissionais com diversidade de experiências, bem preparados para atingir as metas em equipe e que estejam dispostos a trabalhar em colaboração.

Quando todos estão trabalhando em unidade, se torna mais fácil alcançar os objetivos que foram definidos. Também é importante revisar constantemente as metas e objetivos. Analisar as ações que estão sendo tomadas para o alcance das metas, faz parte da monitoração de processos.

Para isso, estabeleça um período para analisar em conjunto se há necessidade de fazer as modificações necessárias para que as metas e os objetivos sejam alcançados dentro do prazo que foi definido.

A avaliação de desempenho de cada área de atuação também é importante. Por isso, lembre-se de sempre avaliar seus colaboradores, tanto individualmente como com toda a equipe.

Todos nós conhecemos a frase que diz: “Sem êxito não há recompensas”. Cada sucesso obtido, deve ser compartilhado com todos que fizeram parte da conquista. Além de aliviar tensões que provavelmente ocorreram durante o processo da conquista, servirá como um grande estímulo para o alcance de novos resultados.

Para adotar a gestão por resultados de uma maneira adequada, os especialistas ensinam sobre três pilares fundamentais.

Conheça os 3 pilares da gestão por resultados

1.   Transparência

A comunicação deve ser feita de uma maneira clara. Toda informação deve circular entre os colaboradores de uma maneira transparente, utilizando todos os canais necessários para o alcance de uma boa comunicação.

2.   Objetividade

Não basta apenas haver transparência sem objetividade. As metas devem estar de uma maneira clara.

3.   Engajamento

Incentive sua equipe para alcançarem os melhores resultados. Os colaboradores devem participar de uma maneira natural. Pessoas comprometidas com uma empresa, talvez seja uma das coisas mais difíceis de se construir, mas é extremamente importante.

Para que esses três pilares se tornem uma realidade na sua empresa, envolva todos os colaboradores no processo de tomada de decisão. Compartilhe os dados de produtividade, proporcionando ferramentas para que cada um consiga entender seu desempenho.

Quais as vantagens de usar essa estratégia?

A gestão por resultados é extremamente importante, de acordo com a revista Forbes as empresas que adotam o modelo de gestão por resultado conseguem diminuir significativamente o turnover e, como consequência, retém os talentos; o ambiente de trabalho se torna mais harmonioso e positivo; os gestores conseguem ter uma melhora significativa em relação à comunicação com suas equipes de vendas; os colaboradores se tornam mais produtivos e eficientes; todos os departamentos conseguem ter maior transparência; é possível um melhor alinhamento das métricas de vendas.

Outro benefício para quem estabelece a gestão por resultados é que há uma grande redução de riscos, porque a tomada de decisão se baseia em dados. Também há uma maior agilidade na tomada de decisão. Com isso, os resultados melhoram significativamente.

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Um Comentário

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