Conheça 5 benefícios da gestão mobile para o dia a dia do gestor

2021-06-22T09:42:41-03:0022 agosto, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

Coordenar uma equipe de vendedores não é tarefa fácil, mas os aplicativos de gestão podem ser a ajuda de que você precisa, a famosa gestão mobile.

Os celulares estão presentes nas mãos da maioria dos brasileiros. Quantas pessoas você conhece que não possuem ao menos um celular? Pois é, essa pode ser uma tarefa um pouco difícil. Até as crianças já estão conectadas e utilizam da tecnologia.

Por isso, com toda essa tecnologia presente, nada melhor do que utilizarmos os celulares de uma maneira positiva. Ou seja, os smartphones podem por exemplo te auxiliar com a gestão da sua empresa, estruturar metas e treinamentos da sua equipe além de muitos outros benefícios que ajudarão você gestor com o seu time. Genial não é mesmo? Por isso acompanhe o texto para entender sobre esses benefícios.

A cada dia, a gestão mobile está mais presente na realidade das lojas. O uso massivo de smartphones e da internet faz com que essa seja uma solução realmente eficiente e que ajuda a conectar gestores e funcionários.

Sendo assim está na hora da sua empresa conhecer o sistema de gestão mobile que pode agilizar o dia a dia do seu gestor.

Quando se trata de uma equipe de vendas, seu uso é ainda mais importante. Vendedores externos podem sentir uma certa dificuldade para manter um canal de comunicação com seus líderes. Além disso os gestores podem notar a necessidade de acompanhar os resultados mais de perto.

Por esses e outros motivos, a adoção de um software mobile para o seu comércio é extremamente bem-vinda. Conheça os 5 benefícios que essa ferramenta pode oferecer a seguir!

Como funciona a gestão mobile

Quando falamos de gestão mobile estamos falando de aplicativos eficientes que se tornarão uma central administrativa. Ou seja, utilizando essa ferramenta muitos recursos podem ser otimizados.

Sim, estamos falando aqui de poupar tempo e dinheiro! Quando precisamos acessar informações importantes do sistema é só pegar o celular e entrar no aplicativo. Diga adeus as várias horas perdidas com a locomoção até o escritório para acessar seu computador.

Esse é o grande benefício da gestão mobile, você poderá encontrar todas as informações que precisa através do tablet ou de um smartphone sem a necessidade de um computador.

Ou seja, em meio ao tempo que vivemos onde home office lidera, ter acesso rápido e fácil e fazer a gestão do seu time em qualquer lugar é muito importante. Aproveite e saiba mais sobre o assunto no artigo sobre os impactos de novas tecnologias na gestão de pessoas, clique aqui.

Imagine por exemplo você como gestor ganhar tempo na hora de verificar a eficiência de seu time. Você não precisa mais de planilhas longas e demoradas. Fazendo a gestão mobile as informações do seu time estão ali, na tela do seu celular. 

Viu como é fácil utilizar da tecnologia para otimizar seu dia a dia? Então acompanhe mais alguns benefícios que a gestão mobile pode trazer a sua empresa.

1- Aprimora a gestão de tempo

A organização das informações e o acompanhamento dos colaboradores é algo que toma um tempo precioso da liderança; tempo esse que poderia usar no planejamento de novas estratégias ou na criação de campanhas de incentivo.

Todo esse trabalho pode ter seu tempo otimizado, facilitar a sua gestão e diminuir custos. Por isso, por que não fazer? Tendo o acesso na palma da sua mão você poderá dedicar mais seu tempo na gestão do que na procura das informações.

Ou seja, com um software de gestão eficaz, é possível condensar esses dados em menos tempo e com margem de erro reduzida. A partir disso, os líderes conseguirão tomar decisões e resolver os problemas com muito mais rapidez.

 Uma elaboração de estratégia por exemplo pode demandar muito tempo por parte dos gestores através de pesquisas e análises de dados referentes a cada um de seus colaboradores. Com um aplicativo de gestão mobile  a redução desse tempo é considerável já que, através dele, disponibiliza-se os dados por ordem e por pessoa do time.

CTA ebook tecnologia

2- Aumenta a produtividade

Para que um vendedor traga excelentes resultados, ele precisa de mais do que motivação para buscar e trabalhar seus clientes. Ter à sua disposição os dados sobre esses consumidores pode mudar totalmente a estratégia usada na abordagem e na persuasão, resultando em maior conversão de vendas e em valores mais interessantes de ticket médio.

Imagine por exemplo um vendedor novo no time de vendas que não está acostumado com aqueles tipos de produtos e clientes. Com um aplicativo de gestão mobile ele consegue ter acesso as informações sobre o público-alvo e estratégias da empresa. Com isso, suas vendas serão mais objetivas e ele não terá possíveis frustações por conta de erros não comunicados.

Além disso a produtividade de seus vendedores pode aumentar através da demonstração de resultados no app. Ou seja, com uma gestão mobile o gestor consegue verificar os resultados de cada um de seus vendedores sendo assim mais objetivo e focando na dificuldade de cada um.

Um time é composto por pessoas de diferentes tipos e isso exige diferentes treinamentos e formas de coordenar diferenciadas. A ferramenta mobile permite um feedback constante tornando assim sua equipe mais produtiva e eficiente.

3- Melhora a comunicação com os funcionários

O uso de um smartphone faz parte da nossa rotina de trabalho e pessoal ― não é à toa que as pessoas não conseguem mais sair de casa sem o celular.

Uma solução mobile com integração de dados permite que os resultados sejam acompanhados com mais afinco, além de manter os vendedores atualizados. Sendo assim, por meio desse dispositivo, os funcionários também podem encontrar dados sobre os produtos, notificações sobre reuniões e solucionar dúvidas.

Além disso, existe uma melhor confiança nas informações contidas no aplicativo pois, a comunicação poder ser falha quando é de boca a boca. Com registros as falhas e erros podem ser contornados e a maneira correta pode ser verificada.

Um produto que é apenas para adultos, por exemplo, precisa ser comunicado dessa maneira aos seus vendedores. Com um aplicativo de gestão essas informações podem estar contidas em cada um dos produtos.

Os manuais e estratégias podem ser registrados além da possibilidade de acompanhamento de maneira rápida e fácil a qualquer momento. Lembrando que, em uma gestão mobile vários setores se integrar ao mesmo tempo. 

Ou seja, todos podem acompanhar as informações em tempo real melhorando assim a produtividade e a comunicação entre setores e não apenas no time de vendas.

4- Facilita a resolução de problemas

Quem nunca se deparou com uma performance baixíssima no final do mês e percebeu que esse quadro foi resultado de uma questão que poderia ter sido resolvida logo na primeira semana?

Ou com metas e estratégias baseadas em dados externos, fora da realidade atual da empresa ou do funcionário e que precisa ser analisada com dados e indicadores para ser reformulado? 

Muitas vezes, informações sobre sazonalidade ou inadaptação do público-alvo podem ser identificadas nos primeiros dias com a ajuda do software. Assim, o vendedor consegue adotar uma nova estratégia ou identificar o problema antes que ele tenha impactos maiores.

Além disso várias informações precisam ser instantâneas e compartilhadas com outros setores para fluir o trabalho. Como uma instalação por exemplo na rede, na gestão mobile é possível compartilhar essa informação para todos os setores de forma rápida e clara. Podendo assim evitar problemas de divergência, queda de produtividade e distrações.

Outro ponto que a ferramenta permite fazer para contribuir na resolução de problemas é possibilitar ao gestor o controle da rotina de seu time. Com isso evitamos conflitos em horários, estratégias mais eficientes de vendas e aumentamos a produtividade.

Isso é importante principalmente com a pandemia, onde precisam agendar os horários de atendimento ao cliente previamente. Por isso, se o gestor que falar com um determinado vendedor por exemplo, é só olhar no app de gestão mobile para verificar se ele está em atendimento ou não.

Vale lembrar que resolução de problemas equivale a economia e aumenta a motivação e o desempenho da equipe.


5- Ajuda a monitorar o desempenho

Por fim, o acompanhamento da performance dos vendedores pode ser um problema, tanto para líderes quanto para as equipes. A cada negócio fechado, o colaborador precisa registrar a informação, seja em papel, seja em uma planilha, o que retarda a atualização desses dados.

Com um software no celular, registram esses números diretamente e possibilitam um monitoramento em tempo real. Isso dá um quadro muito mais claro sobre o alcance das metas e as mudanças necessárias.

Podemos medir esse desempenho por meio de indicadores sendo eles qualitativos ou quantitativos. Podendo também direciona-lo para cada um de seus vendedores ou de todo o time.

Acompanhar esses dados permite ao gestor o monitoramento do desempenho seu e de seu time, além de metas e estratégias bem elaboradas.

Além disso esse monitoramento será mais eficiente por se tratar de uma apresentação clara de resultados, sem obstáculos, mas fluído e de fácil entendimento.

O ideal é que a tecnologia que você escolher permita a implementação de indicadores de performance e de campanhas motivacionais para um melhor resultado.

Agora que você já sabe como uma gestão mobile pode ajudar no crescimento do seu negócio, reflita não só sobre a contratação dessa solução, mas também sobre a escolha de uma ferramenta que realmente possibilite uma melhor gestão de pessoas.

A Solução Casting tem um sistema de gestão mobile que será eficiente para a sua empresa. Solicite uma demonstração hoje, clique aqui.

O conteúdo despertou o seu interesse? Aproveite para fazer o download do nosso e-book!

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] você como gestor tem que melhorar seu desempenho individual, assim como cada um dos membros sua equipe também tem […]

  2. […] das nomenclaturas que usarão e como deverão traçar as estratégias na empresa. O gestor de vendas deve enviar as informações adequadas para a carga de vendas, com nomes dos indicadores e das […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo